Saiba por que você precisa ir ao dermatologista todo ano

Início » Saúde da Pele » Saiba por que você precisa ir ao dermatologista todo ano

Será que só devemos procurar um dermatologista quando aparece algum problema de pele? E apenas quem tem alguma doença ou condição dermatológica, como alergias ou acne, deve se consultar com esse especialista regularmente? A resposta para essas duas perguntas é: não. Continue com a gente e saiba o porquê.

Assim como é recomendado fazer um check up regularmente com o clínico geral, também é necessário passar com um dermato ao menos uma vez por ano. Só para você ter uma ideia, há mais de 3 mil doenças de pele que podem afetar de crianças a idosos.

Agora vamos falar mais sobre o que o dermatologista cuida, o que é avaliado na consulta anual, quando é preciso antecipar a visita e também sobre a atuação do profissional na área da estética. 

Do que o dermatologista cuida?

A dermatologia é a especialidade médica que faz o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e alterações não apenas da pele, mas também do cabelo, pelos, unhas e mucosas. Além de cuidar da parte clínica, que é relativa às doenças em si, o dermatologista pode fazer cirurgias ligadas a essas partes do corpo.

Como é habilitado para tratar de afecções em mucosas, que incluem a boca, lábios, gengiva, língua e até as genitálias, esse profissional pode cuidar de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) nessas áreas, como a herpes.

Outro campo de atuação do dermatologista é a estética. Ele trabalha na manutenção da beleza, seja orientando sobre cuidados diários, como uma rotina diária de skincare, seja realizando procedimentos estéticos

A importância de uma consulta anual

O principal motivo para ir ao dermatologista pelo menos uma vez por ano é a prevenção do câncer de pele. Como o Brasil tem uma incidência alta de raios solares durante todo o ano e muitas pessoas não usam protetor solar, esse tipo de câncer é o mais frequente no país.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) registra cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele todos os anos, o que corresponde a aproximadamente 30% dos diagnósticos da doença no Brasil. O câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum e, apesar da letalidade ser baixa, os números de casos são muito altos.

No check up anual, o dermatologista vai verificar se existem lesões que podem ser precursoras do câncer ou mesmo detectar precocemente as manchas na pele, que são características da doença. Assim como nos outros tipos de câncer, quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhor.

“Anualmente, é necessário fazer uma checagem de toda a pele, observando as pintas para termos certeza de que não há melanoma nem lesões com sinais suspeitos, que possam ser malignas”, explica a dermatologista Jackeline Mota (@dicas.da.dra.jacke).

Preciso aguardar um ano para retornar?

Pode acontecer de o médico pedir pra você voltar ao consultório depois de alguns meses, para fazer o acompanhamento de uma mancha suspeita. Nesses casos, é fundamental respeitar o período para o retorno que o dermato estabeleceu.

Além disso, se você notar algum sinal estranho na pele ou uma mancha que mudou de aspecto, não espere: marque uma consulta assim que possível. Você deve ter atenção aos sintomas de pele que não são comuns, como feridas que não saram e a alterações de cor, aumento do diâmetro ou bordas irregulares nas manchas.

Manutenção da beleza da pele

Visitar um especialista regularmente também tem tudo a ver com os cuidados com a pele relacionados à estética. É ele quem você deve procurar para saber sobre a limpeza, a tonificação e a hidratação adequada à sua cútis ou mesmo para o rejuvenescimento dela.

Quando testamos dermocosméticos sem conhecer as necessidades da nossa pele, muitas vezes vamos acumulando problemas. “A orientação dermatológica ajuda a escolher os produtos certos para cada tipo de pele, evitando abertura dos poros, aparecimento de cravos, irritação, ressecamento e desidratação”, explica Jackeline.

Agende a sua ida ao dermato

Para ter uma pele saudável e bonita, não basta focar só no skincare. É essencial incluir no seu planejamento anual uma ida ao dermato para se prevenir e se informar sobre os cuidados com a cútis.

Então, se ainda não consultou um profissional qualificado neste ano, não perca tempo e agende uma consulta. Caso não possa sair de casa, faça uma avaliação com um dermatologista online. O importante é você cuidar bem do maior órgão do  seu corpo, a sua pele. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung