Glossário de ativos: vitamina C, ácido hialurônico e muito mais

Glossário de ativos: vitamina C, ácido hialurônico e muito mais

Quando falamos sobre cuidados com a pele, é comum nos depararmos com produtos que possuem ingredientes dos quais pouco sabemos a respeito. Então decidimos simplificar esse assunto tão complexo, para que todos possam compreendê-lo.

Para isso, vamos criar uma série de posts com o objetivo de traduzir o universo da beleza de forma simples e ainda explicar melhor sobre alguns deles.

Que tal dar uma conferida nas principais características de cada um deles? Para este conteúdo, conversamos com a Juliana Flor, doutora em química com experiência no desenvolvimento e pesquisa de produtos cosméticos e gerente técnica da DSM América Latina. 

Continue a leitura para saber mais.

Ácido Hialurônico

Talvez você já tenha ouvido falar no Ácido Hialurônico, ativo que pode ser encontrado naturalmente em nossa pele e possui um papel de extrema importância quando falamos sobre reter hidratação, absorver água e preencher a pele.

Presente em diferentes tamanhos moleculares nas fórmulas de cosméticos, os maiores atuam na superfície da pele, deixando um aspecto viçoso imediato.

Enquanto isso, os tamanhos menores penetram em outras camadas da pele, melhorando a

firmeza da pele e também a aparência de rugas e linhas finas.

Ou seja, o Ácido Hialurônico é um dos maiores aliados na busca por uma pele mais hidratada e firme. Mas afinal, quais tipos de produtos possuem ele em sua fórmula?

Produtos que possuem Ácido Hialurônico

Hoje, não é incomum encontrarmos cosméticos, maquiagens, séruns e hidratantes que possuem Ácido Hialurônico em sua fórmula.

Justamente por apresentar tantos benefícios para a saúde da pele, ele vem sendo cada vez mais notado e utilizado no mundo da beleza e cuidado pessoal.

Vitamina C

Por ser um dos ingredientes mais tradicionais do skincare e também da saúde do corpo, a Vitamina C, além de atuar no fortalecimento do sistema imunológico, Vitamina C, além de atuar no fortalecimento do sistema imunológico, quando ingerida em alimentos ou suplementos, ainda apresenta diversos benefícios para a pele, em produtos cosméticos.

Com ação antioxidante, que combate radicais livres, ela também uniformiza e clareia a pele trazendo um aspecto radiante, auxilia na redução de rugas e proporciona mais firmeza com o uso contínuo.

Vale ressaltar ainda que a Vitamina C pode ser usada por jovens e adultos de todas as idades, pela manhã ou à noite. 

E, claro, além de ser usada apenas como cosmético, ela é encontrada em muitos alimentos, trazendo equilíbrio de dentro para fora.

Quais alimentos possuem Vitamina C?

Acerola, brócolis, couve, laranja, morango, limão e goiaba são alguns exemplos de alimentos ricos em Vitamina C.

Considerando que “somos aquilo que comemos” e utilizamos cosméticos para ter uma pele mais saudável, nada melhor do que se cuidar por completo, não é mesmo?

Niacinamida

A Niacinamida, ou Vitamina B3, é conhecida por oferecer vários benefícios para a pele.

Podendo ser combinada com outros produtos, ela se destaca por proporcionar hidratação, auxiliar na síntese do colágeno e combater radicais livres, um dos fatores que mais contribuem para o envelhecimento da pele.

Outro destaque deste ativo, é que ele ainda melhora e uniformiza o tom da pele, auxilia no controle da oleosidade, aumenta a resistência da pele, reduz a sensibilidade e deixa a pele com uma sensação confortável.

Mas além desses benefícios, a Niacinamida ainda guarda um segredo.

A Niacinamida ajuda a proteger a pele

Um dos benefícios mais interessantes da Vitamina B3, é o fato dela possuir ação protetora contra os danos causados pelos raios UV, luz azul e também pela poluição.

Presente em diversos cosméticos, esse é um ativo que mantém a pele mais saudável e, claro, contribui para que a autoestima fique sempre em dia.

Alfa Arbutin

Atualmente, o Alfa Arbutin é conhecido como um dos principais ativos para redução das manchas no rosto, sendo ideal para esse tipo de tratamento.

Em geral, ele não apresenta contraindicações e pode ser usado até mesmo para reduzir o efeito bronzeado após a exposição solar.

Isso contribui para evitar o aparecimento do melasma, que são manchas na pele que costumam aparecer com maior incidência no rosto, mas também pode aparecer nos braços, pescoço e colo.

Como ele funciona?

O Alfa Arbutin funciona da seguinte maneira: ele age na pele para inibir a produção de melanina, o que reduz a hiperpigmentação e a formação das manchas.

Assim, conforme for feito o acompanhamento com um profissional da área da saúde, os resultados vão ser notados.

Coenzima Q10

A Coenzima Q10 é um poderoso antioxidante presente nas células do nosso corpo, atuando principalmente como um neutralizador de radicais livres, o que previne o aparecimento de rugas e linhas finas na pele.

Contribuindo ainda para a produção de energia das células, esse ativo pode ser encontrado em alguns alimentos como o abacate, amendoim, damasco, espinafre, maçã e nozes.

Outro ponto interessante sobre a Coenzima Q10 é que, como ela já está presente em nosso

organismo, utilizar cosméticos em que ela está presente contribui para a suplementação da

pele, reforçando seu efeito antienvelhecimento.

Quem pode utilizá-la?

A Coenzima Q10, assim como os outros ativos citados anteriormente, pode ser encontrada em diversos cosméticos.

Porém, antes de incluí-la em sua rotina, é importante pesquisar a fundo sua função no organismo e realizar o acompanhamento com profissionais, para que seus efeitos sejam ainda melhores.

 Alguns de nossos ativos 

Talvez você já tenha visto uma de nossas embalagens ficado com curiosidade sobre nossas fórmulas. Por isso, convidamos Cássia Giacometti, gerente de produtos Beyoung, para explicar sobre dois ativos de nossos produtos: Flor de Lótus e Água de Maçã. 

 Flor de Lótus

Popularmente conhecida por sua beleza, a Flor de Lótus é também um poderoso ativo quando falamos sobre saúde e cuidado pessoal.

Os extratos da planta apresentam benefícios para a pele que incluem efeito antioxidante, hidratação, ajuda a reduzir irritações e inflamações, auxilia na melhora da textura e também no fortalecimento da barreira protetora da pele.

Vale destacar ainda que ela atua perfeitamente como um agente anti-idade, atenuando sinais de envelhecimento.

E qual é a origem da Flor de Lótus?

A Flor de Lótus é uma planta aquática que atravessa os séculos com sua beleza, sendo até mesmo um símbolo sagrado em algumas regiões do oriente.

Repleta de histórias e curiosidades, ela representa a pureza, perfeição e é de origem asiática, sendo usada em receitas e, agora, também em cosméticos como a base Beyoung Color Second Skin.

Água de Maçã

A Água de Maçã, também utilizada em cosméticos, é obtida diretamente da fruta, através de seu suco.

Com o uso de tecnologias específicas, é possível extrair sua água sem que seja necessário adicionar outros ativos, tornando sua fórmula pura e natural.

Rica em nutrientes para a pele, ela é responsável principalmente por preservar a hidratação, além de contar com diversos sais minerais e óleos essenciais, permitindo o máximo de seus benefícios para a pele.

Em quais produtos posso encontrá-la?

A Água de Maçã é um ativo que está presente em cosméticos e produtos de cuidados pessoais, no entanto, existe um em que sua ação é incomparável.

A Beyoung Micellar Water, por exemplo, é um produto que, além de auxiliar na limpeza, conta com a Água de Maçã em sua fórmula, que atua justamente para preservar a hidratação.

Relaxa, ainda não acabou

Se você gostou de conhecer mais sobre os ativos que selecionamos, relaxa que ainda não acabou! 

Como citado anteriormente, vamos criar uma série de posts explicando melhor sobre diversos ingredientes utilizados na fórmula de cosméticos que promovem inúmeros benefícios para a pele.

E, para isso, contamos também com a sua participação. Aproveite para deixar nos comentários quais desses ativos você mais gostou de conhecer e quais outros assuntos deseja ver por aqui.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

5 2 votes
O quanto este conteúdo te ajudou?
Inscreva-se
Me avise sobre:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp