Acne: o que é, causas e tratamentos. Tudo sobre espinhas

Tudo sobre acne
Início » Saúde da Pele » Acne: o que é, causas e tratamentos. Tudo sobre espinhas

Não é incomum nos depararmos com acne, cravos e espinhas no rosto ao longo da vida, especialmente na adolescência. Na maioria das vezes ela desaparece sozinha, à medida que envelhecemos. Mas, se a acne não desaparecer e não for tratada, ela pode causar alguns problemas futuros para a saúde da sua pele. 

Com diversas razões para seu aparecimento, hoje trouxemos a dermatologista e pesquisadora para Beyoung Flávia Addor para explicar mais sobre o tema, assim como os tratamentos e cuidados que devemos ter com nossa pele. 

Para começar, o que é acne?

Classificada como uma doença inflamatória da glândula sebácea, a acne é definida como lesões na pele que resultam na aparição de cravos e espinhas que acomete tanto homens quanto mulheres.

Em geral, a acne costuma aparecer na puberdade, devido ao período de adaptação à presença dos hormônios sexuais no corpo, podendo permanecer por alguns anos na pele. 

Além disso, ela destaca que cravos e espinhas são bem diferentes, uma vez que cravos são a lesão primária (comedões, que são “rolhas” de queratina e sebo dentro do poro) e espinhas são lesões maiores, inflamadas, decorrentes dos cravos.

O que a acne pode causar

Se a sua acne persistir e não desaparecer com o tempo, ela pode acometer graves problemas futuros, dentre eles: 

– Escurecimento ou vermelhidão da pele;

– Cicatrizes permanentes;

– Constrangimento social;

– Sentimentos de depressão e ansiedade;

– Baixa autoestima.

Portanto, se você passa alguma dessas dificuldades o ideal é procurar um médico dermatologista e começar a tratar a sua acne da forma ideal o quanto antes. O tratamento para acne não é difícil e proporciona grandes melhoras. 

Como posso prevenir a acne e suas manchas e cicatrizes?

Tratamento para acne

Desde os primeiros sinais de acne, a recomendação é de não manipular a região e recorrer a dermatologistas para que ela seja controlada logo no início. Assim, segundo a Dra. Flávia, “é possível reduzir a inflamação e prevenir manchas e cicatrizes.”

Outro ponto que a doutora destaca é que a genética e alimentação também podem influenciar no aparecimento de acne. Dessa forma, alimentos com alto teor de açúcar, excesso de sol e alguns medicamentos podem agravar o problema, dependendo de cada caso, tornando o acompanhamento com profissionais essencial.

Já quanto ao skincare, ela conta: “produtos adequados para pele oleosa, que removem o excesso de sebo sem ressecar, que ajudam a prevenir a formação dos cravos, que reduzem ou absorvem a secreção sebácea e que não são comedogênicos são muito recomendados”.

Levando em conta que cosméticos não comedogênicos são aqueles que não obstruem os poros e os não acnegênicos não influenciam na formação de cravos e espinhas, é importante ter atenção para escolher os produtos certos para sua pele.

Tratamentos e cuidados contra a acne

Quando o assunto é acne, é importante ressaltar que a alta exposição ao sol também pode ser um fator que agrava o problema, já que ela aumenta a produção de queratina, reduz a hidratação, oxida o sebo e inflama a pele, segundo nossa dermatologista.

Assim, para um cuidado maior nesse momento, é necessário seguir as recomendações médicas para o caso específico e, quando for realizar o uso de ácidos, evitar se expor ao sol sem a proteção de filtros solares.

Além disso, quando falamos sobre as cicatrizes que a acne pode deixar, existem várias técnicas usadas como tratamento e, para a escolha adequada, dermatologistas avaliam e recomendam desde medicamentos, peelings, lasers até procedimentos cirúrgicos, garante a Dra.

“Manipular as lesões, iniciar tratamentos sem orientação médica, que atrasam as medidas adequadas, e quando começar o tratamento, o fazer irregularmente são alguns dos erros frequentes cometidos por pessoas que possuem acne e que devem ser evitados”, de acordo com a Dra. Flávia.

Anote essas dicas 

Agora que você conhece mais sobre a acne, como suas causas e tratamentos, é hora de relembrar e anotar outras dicas infalíveis. Confira:

  1. Evite se expor ao sol: lembrando que isso pode causar irritações na pele;
  1. Não fique manuseando cravos e espinhas: este ato pode levar a inflamações;
  1. Siga um tratamento recomendado por dermatologistas;
  1. Evite usar sabonetes muito agressivos para a pele: eles podem ressecá-la e irritá-la, levando ao agravamento das inflamações;
  1. Oleosidade não é sinônimo de hidratação: use sempre um produto hidratante que seja adequado para o seu tipo de pele;
  1. Não lave o rosto excessivamente: de duas a três vezes ao dia é o ideal para controlar a oleosidade sem ressecar;
  1. Evite usar água quente no momento do skincare: ela pode irritar a pele e agravar as inflamações, água fria é sempre a melhor indicação;
  1. Faça do protetor solar o seu maior aliado todos os dias.

Produtos Beyoung para peles acneicas

Aqui na Beyoung nos preocupamos com a saúde da sua pele em primeiro lugar, pois afinal uma pele nutrida e saudável é a melhor escolha. Portanto temos no nosso catálogo de produtos alguns cosméticos que irão te ajudar no combate aos cravos e espinhas. Veja alguns deles:

Acne Control

Booster Gen Acne Beyoung

O Acne Control é um sérum antiacne multifuncional capaz de auxiliar no tratamento da acne e prevenir o surgimento de novas. Sua fórmula é considerada poderosa, pois contém ativos que irão descongestionar os poros e controlar a oleosidade. 

Cleanser Oil Control

Sabonete para pele oleosa

O Cleanser Oil Control é um gel de limpeza facial de uso diário, suave e refrescante. Sua fórmula inovadora foi desenvolvida para colocar você no controle da oleosidade desde o começo da rotina de skincare. Esse sabonete para pele oleosa é ideal para a higienização facial diária. Combina agentes de limpeza suaves que removem todas as impurezas, proporcionando uma pele mais lisa e hidratada desde a primeira aplicação. Removendo a oleosidade e consequentemente ajudando na prevenção da acne.

Teste os nossos produtos e depois nos conte o que achou deles nas nossas redes (@Beyoung), a sua resposta sobre eles é essencial para o nosso trabalho.

Lembre-se: todas as peles são normais

Considerando que nossa pele é um órgão delicado que está em constante exposição, é importante estarmos sempre cuidando dela e, acima de tudo, prezando por nossa saúde.

A acne é uma condição que afeta grande parte das pessoas, inclusive mulheres adultas, mas existem diversos tratamentos eficazes no combate à ela, onde dermatologistas podem te auxiliar e recomendar produtos compatíveis para suas necessidades.

Tenha em mente que o conhecimento é essencial quando falamos sobre cuidados pessoais e continue acessando o Beyoung Blog para conferir informações confiáveis de especialistas a respeito de skincare, saúde da pele, autocuidado e muito mais.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung