Conheça os produtos e rotinas para cuidar da pele seca

Início » Skincare » Conheça os produtos e rotinas para cuidar da pele seca

Quando pensamos em pele seca, hidratação é a primeira coisa que vem à nossa cabeça, não é mesmo? Mas, como esse tipo de pele geralmente é sensível, é preciso ter cuidado em cada passo do skincare e também na escolha dos produtos. 

Assim, convidamos a dermatologista Rafaella Maranhão (@rafaellamaranhao) para dar algumas dicas e informações imperdíveis para cuidar da pele seca, além de informações retiradas da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Venha conferir.

Quais são as características da pele seca?

O que diferencia a pele seca dos outros tipos é que ela apresenta uma menor produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Assim, ela é naturalmente menos hidratada e, por vezes, tem aspecto mais opaco e pouco viçosa.

Outra característica desse tipo de pele, é que ela perde água em excesso, o que acaba deixando a barreira cutânea mais sensível. Por isso, é mais propícia a sofrer com descamações e vermelhidão.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, fatores genéticos e mudanças hormonais, como as desencadeadas pela menopausa ou por problemas na tireoide, podem ser as razões para o ressecamento da pele. 

Por isso, o melhor é sempre consultar especialistas para checar se nenhum desequilíbrio está alterando a hidratação da pele, de forma que poderá ser indicado o melhor tratamento para você.

A diferença entre pele seca e pele desidratada

Basicamente, como vimos, a pele seca é um tipo de pele, enquanto que ela estar desidratada, ou ressecada, é apenas um condição, normalmente tratável e temporária, que pode acometer mesmo as peles mais oleosas, por exemplo, pelo uso excessivo de ácidos e produtos para a acne.

Assim, quando o assunto são os diferentes tipos de pele, não é incomum que pessoas com a pele ressecada achem que, na verdade, sua pele é seca, algo que pode resultar no uso de cosméticos inadequados e, por vezes, agravar o ressecamento.

Dessa forma, se faz necessário passar com dermatologistas com certa regularidade, para que ele possa avaliar e recomendar os produtos mais adequados, de forma a promover o melhor para a saúde da sua pele. 

Qual é a rotina de cuidados para uma pele seca?

Como tem sua capacidade de hidratação natural reduzida, a pele seca precisa de cuidados especiais. O primeiro passo é garantir a hidratação de dentro para fora, bebendo em média 2 litros de água por dia, que oferece ainda outros benefícios ao organismo

E, no skincare de uma pele seca, é tão importante manter a hidratação quanto outros passos como a limpeza, tonificação e a proteção solar. “A recomendação é usar um sabonete com propriedades hidratantes, um tonificante e um creme hidratante de uma a duas vezes por dia, assim como aplicar protetor solar rotineiramente”, indica a dermatologista. 

Ainda segundo a Dra. Rafaella, você também pode acrescentar agentes antioxidantes e anti-aging ao skincare, para um efeito ainda mais potente. Já o ácido hialurônico, as ceramidas, a glicerina e as manteigas de karité e cacau são outros aliados eficientes da hidratação da pele seca, pois auxiliam a nutrição da pele.

Porém, é válido ressaltar que para quem tem pele seca na gravidez deve seguir as recomendações de profissionais que a acompanham diariamente e sabem suas condições e necessidades.

O que evitar quando se tem a pele seca

“A pele seca tem uma tendência maior a ser mais reativa e pode apresentar irritações, sensibilidades, alergias, descamações e envelhecimento precoce com mais frequência”, explica a Dra. Rafaella.

Ou seja: quem tem a pele ressecada deve evitar lavar o rosto com água quente, algo comum nos dias mais frios, e o uso excessivo de sabonetes, assim como esfregar demais a pele. E se atente também para não utilizar produtos anti oleosidade, uma vez que eles podem provocar irritação e promover a coceira. 

E, mesmo que essa dica possa parecer óbvia, esse é um engano que pode acontecer com quem possui acne na pele seca. “Em geral, eles possuem agentes químicos com propriedades reguladoras da produção sebácea, que eliminam ou reduzem a gordura natural da pele, agravando o ressecamento e descamação da pele seca”, orienta Rafaella.

Fique sempre de olho nos rótulos

Os perfumes e os conservantes presentes nos produtos também podem se tornar vilões da pele seca, já que são componentes responsáveis pela maioria das alergias dermatológicas, causando ainda mais ressecamento, além de descamação e vermelhidão, por isso é sempre importante se atentar aos rótulos e ingredientes dos cosméticos. 

É válido destacar também que, em tempos em que o álcool em gel se faz tão presente em nossas vidas, quem possui a pele das mãos tão seca quanto a do rosto, precisa se atentar ainda mais aos componentes do produto, assim como dos sabonetes, considerando a maior frequência de lavagem das mãos, e usar hidratantes com regularidade.

E, agora que você já sabe quais produtos e hábitos ajudam e quais prejudicam a pele seca, que tal colocar essas dicas de skincare em prática? Aproveite também para nos dizer nos comentários quais delas você já conhecia e qual vai inserir na sua rotina.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung