Pele oleosa: tudo o que você precisa saber

Mulher com olhos fechados
Início » Skincare » Pele oleosa: tudo o que você precisa saber

A pele oleosa é um tipo de pele muito comum no Brasil e precisa de certos cuidados, que vão desde a limpeza à hidratação. Muitas vezes as pessoas se queixam pela pele oleosa e dizem enfrentar grandes dificuldades com esse tipo de pele no dia a dia, pois afinal não existe nada pior do que fazer o seu skincare pela manhã e ao longo do dia sua cutis ir aderindo brilho excessivo.

Felizmente existem algumas dicas e truques de cuidados com a pele para manter a sua pele oleosa sob controle e a sua cutis fresca o dia todo.

Porém, ainda que comum, muitas pessoas não sabem a fundo quais são as características desse tipo de pele e qual a melhor forma de tratá-la.

Assim, convidamos a dermatologista e pesquisadora para Beyoung, Dra. Flávia Addor, para responder algumas perguntas sobre o tema e dizer tudo o que você precisa saber sobre a pele oleosa. Venha conferir.

Principais características de uma pele oleosa

Mulher tocando seu rosto

Do clima à sua genética, existe uma ampla gama de fatores a serem culpados e que devemos nos atentar se você está se perguntando por que tem pele oleosa.

Considerando que poros são orifícios das glândulas sebáceas, quando muito ativas, é aí que ocorre a síntese do sebo excessivo, o que tende a deixar seu orifício mais aparente. 

E, levando isso em conta, a Dra. Flávia comenta que a pele oleosa não tem necessariamente acne, mas que a oleosidade sempre está presente na acne, uma vez que há um fenômeno proliferativo do folículo pilossebáceo com aumento da queratina e do sebo, formando o cravo (comedão), lesão primária da acne. 

Então questionamos a Dra. sobre se, por vivermos em um país tropical, torna- se mais difícil controlar a oleosidade da pele a longo prazo, e a resposta foi surpreendente: “não, já que as maiores temperaturas do país tropical não aumentam necessariamente a atividade sebácea, e, sim a sudorípara, levando também a um aspecto brilhante da pele.”

E ela completa: “o problema é que, com clima mais úmido e excesso de exposição solar, a pele sofre com aumento da queratinização, como reação ao sol, piorando uma acne pré existente ou desencadeando a acne. Isso, sem contar o uso de protetores solares e outros cosméticos que irritam os poros, levando a acne cosmética.”

Quais fatores externos e internos influenciam a produção sebácea e a oleosidade excessiva? 

Segundo a Dra. Flávia, a secreção sebácea tem um papel protetor para a pele e os fios, mas que, em excesso, leva a um aspecto indesejável de excesso de brilho ou de engorduramento: “o excesso fica mais evidente em situações de menor umidade do ar, onde a secreção sebácea aumenta na tentativa de reter mais água e garantir a hidratação da pele.”

Fatores externos

Sobre fatores externos que influenciam a oleosidade da pele, a dermatologista diz que qualquer processo que remova excessivamente o sebo e os lipídios, que são originados pela própria epiderme, levam a uma irritação que responde com maior oleosidade, como banhos muito quentes, sabões muito agressivos. “Mas normalmente, cessado o fator externo, a secreção sebácea tende a voltar ao normal. Se isso se perdurar, trata-se de uma seborreia intensa (secreção sebácea devido a fatores internos).”

Fatores internos

Já quanto aos fatores internos, a Dra. explica que os mais importantes que influenciam a oleosidade da pele, sem dúvida, são: o fator genético (predisposição individual), e o fator hormonal (que é a presença de hormônios sexuais, a partir da puberdade, em particular a testosterona na mulher, que até podem estar em níveis normais, mas a predisposição genética pode levar a uma resposta exagerada a eles).

E ela completa afirmando que alguns alimentos também estimulam a secreção sebácea, como por exemplo aqueles com alta carga glicêmica, que aumentam a insulina, hormônio que estimula a glândula sebácea, como doces e frituras.

Como acabar com a oleosidade do rosto?

Não é possível acabar com a oleosidade da sua pele de uma vez por todas, pois ela também assume parte importante na hidratação da sua pele, mas existem medidas que você pode tomar para minimizá-la. Algumas sugestões incluem:

– Limpar a pele regularmente com um produto adequado para o seu tipo de pele;

– Evitar usar produtos com óleos ou com muita gordura;

– Manter uma dieta equilibrada e beber muita água;

– Usar maquiagem oil-free e base em pó;

– Evitar tocar o rosto frequentemente ou coçar a pele oleosa.

Alguns pequenos passos de uma vida saudável já irão te ajudar a minimizar a oleosidade da sua pele, mas caso você queira seguir uma rotina de cuidados mais específica, lembre-se de sempre consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento.

Então, qual a melhor forma de tratar a pele oleosa?

“Higienização adequada, sem excessos, sem visar o ressecamento, respeitando o pH da pele, e com tensoativos suaves. O excesso de lavagens também deve ser evitado”, aconselha a Dra. Flávia sobre a rotina ideal para uma pele oleosa.

Ela comenta também que texturas muito untuosas e ingredientes em óleos agravam o aspecto oleoso e podem agir como irritantes, ou mesmo inflamar ou obstruir os poros, mas que é preciso alertar que nem todos óleos têm essa propriedade, o que traz à tona a importância de sempre consultar dermatologistas antes de iniciar o uso de algum novo cosmético.

E foi então que pensamos, “será possível que uma pele classificada como oleosa um dia passe a ser normal com tratamentos dermatológicos?”, e a resposta da Dra. trouxe certa esperança para quem sofre com a oleosidade excessiva: “depende; se for uma pele oleosa geneticamente, os tratamentos serão de reequilíbrio e controle; se for uma condição interna, essa deverá ser tratada.”

Por isso, ela completa, que existem quadros de oleosidade excessiva que não são totalmente compensados com skincare e devem ser avaliados por profissionais, pois eles podem encobrir doenças hormonais, uso de medicamentos, ou até erros alimentares, sendo que alguns dos principais erros que as pessoas de pele oleosa cometem na rotina de skincare são:

  1. O excesso de lavagens;
  1. Lavagens com produtos muito agressivos;
  1. O uso de produtos inadequados para pele oleosa (em cremes com alto teor de lipídeos, por exemplo).

O skincare ideal da pele oleosa

Mulher passando hidratante

Depois de aprender a fundo o que é e como funciona a pele oleosa, a Dra. Flávia explica que a rotina de cuidados ideal para esse tipo de pele inclui:

  1. Limpadores com base syndet (tensoativos suaves que removem as sujidades sem remover os lipídios epidérmicos) e pH fisiológico (que removam o sebo sem remover os lipídios epidérmicos);
  1. Hidratantes que promovem a reposição de água e reequilibrar o fator de hidratação natural com as mesmas características dos hidratantes;
  1. Protetores solares em loções não comedogênicas, oil free e de toque seco e/ou matte.

Assim, a Dra. destaca que a oleosidade excessiva em uma pessoa adulta, sem motivo aparente, de forma súbita, pode encobrir um problema hormonal ou metabólico, sendo importante procurar por ajuda médica, além de explicar que ambientes poluídos pioram a oleosidade e acne, pois reagem quimicamente com o sebo.

Produtos Beyoung para pele oleosa

Aqui na Beyoung nós temos uma vasta gama de produtos específicos para esse tipo de pele que ajudam a equilibrar o nível de oleosidade na pele, prevenindo o excesso de brilho e minimizando o risco de acne e outros problemas para a sua cutis.

Nossas fórmulas contém ingredientes que controlam a produção de óleo e mantêm a pele hidratada sem ficar oleosa. Além disso, também ajudam a reduzir a aparência de poros dilatados e manchas, auxiliando no processo de manter a saúde da sua pele e mantê-la bonita. Veja nossos produtos para esse tipo de pele:

Cleanser Oil Control

Esse sabonete líquido é específico para peles com tendência a oleosidade, pois remove de forma ideal e controlada a oleosidade da sua pele sem ressecá-la. Além disso, ele prepara sua cútis ara absorver melhor todas as etapas de tratamento durante o skincare que vem após a lavagem. 

Booster Gen Oil Control

O sérum multifuncional é específico para peles oleosas, mas também possui ação contra os primeiros sinais de envelhecimento, reduzindo poros e primeiras rugas. Sua fórmula é livre de óleo e possui acabamento mate com toque aveludado. 

Facial Essential FPS 50

Como falamos anteriormente, o protetor solar é imprescindível no tratamento diário das peles oleosas, e a escolha por um multifuncional de tripla proteção com ação antioxidante e acabamento transparente irá ajudar a controlar o excesso de oleosidade na sua cútis. Além disso, a sua base é um gel transparente leve, fácil de se espalhar e de rápida absorção, que passa um aspecto de toque seco a sua cútis. 

O que achou deste conteúdo?

Aqui no Blog da Beyoung abordamos diversos assuntos que precisam de atenção, e te ajudamos a descomplicar sua rotina com o skincare. Além disso, recebemos vários dermatologistas convidados que nos ajudam a explicar tudo de forma mais simples e objetiva, como a Dra Flávia. 

E ela deixa um recado importante sobre o efeito rebote na pele oleosa: “ele existe se houver um ressecamento muito importante mas, como já foi dito, ele passa assim que é cessado o estímulo irritante.”Então, conseguimos te ajudar a entender mais sobre a pele oleosa? Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em nos dizer nos comentários, ou em nossas redes sociais (@beyoung), e fique sempre de olho no Beyoung Blog para saber tudo sobre o mundo da beleza, autocuidado, skincare e muito mais.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung