Afinal, o que é barreira cutânea da pele e como preservá-la?

Início » Saúde da Pele » Afinal, o que é barreira cutânea da pele e como preservá-la?

Barreira cutânea é um termo que aparece com frequência quando o assunto são os cuidados com a pele, mas você sabe o que é isso?

Nesse post, com a ajuda da dermatologista Kássila Savóia, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, vamos falar exclusivamente dessa camada da pele, para você entender o que ela é, sua importância para a saúde e como mantê-la intacta. 

Confira tudo a seguir. 

O que é exatamente a camada de proteção da pele? 

Afinal, o que é barreira cutânea? Também chamada de manto hidrolipídico, a barreira de proteção é como um escudo fino responsável por manter a integridade da pele. Ela fica sobre a camada mais externa da epiderme, chamada de camada córnea, que é formada por células mortas. 

“A barreira cutânea é constituída por gorduras, em sua maioria ceramidas, que têm a função de proteger e preservar a hidratação e a saúde da pele”, explica a dermatologista. 

Saiba a importância da barreira cutânea 

A camada de proteção é importante não só para a saúde da pele, mas de todo o corpo, uma vez que ela não deixa que substâncias nocivas e agentes externos penetrem na pele, o que evita infecções e irritações. “Ela funciona como uma barreira de fato, impedindo que doenças se alastrem”, comenta a Dra. Kássila. 

Além disso, o manto hidrolipídico também define o pH da pele. Quando está equilibrado, o pH permite que o microbioma (bactérias e fungos benéficos) tenha condições ideais para se desenvolver e ajudar na defesa da derme. 

E tem mais: a barreira cutânea não permite que a pele perca água e fique desidratada, além de manter sua temperatura. Porém, para que a camada de proteção faça tudo isso, é preciso ter alguns cuidados para preservá-la. 

O que causa a quebra da barreira cutânea? 

Algumas ações do dia a dia podem quebrar o manto hidrolipídico e, quando a barreira de proteção é rompida, a pele fica exposta aos agentes externos e a doenças dermatológicas, além de sofrer com irritações. 

Assim, uma das formas de cuidar dessa camada tão importante é evitar os hábitos que podem danificá-la. O primeiro deles é não usar água muito quente no banho ou para lavar o rosto, procure manter a temperatura fria ou morna, que são as melhores opções para a pele. 

Produtos de skincare agressivos, como os que contêm detergentes ou álcool, e esfoliantes muito abrasivos, ou esfoliar a pele mais do que duas vezes por semana, também prejudicam a barreira cutânea e devem ser evitados. Aliás, qualquer dermocosmético inadequado para o seu tipo de pele pode desestabilizar a camada de proteção. 

Por isso, o ideal é garantir que os produtos presentes em sua rotina de skincare são os corretos para o seu tipo de pele e, em caso de dúvida, não hesite em procurar ajuda dermatológica. E, agora que você já sabe o que não fazer, veja quais cuidados ajudam a proteger e fortalecer a barreira cutânea.

Como cuidar da camada de proteção da pele? 

Na rotina de skincare, o hidratante é o maior aliado da camada hidrolipídica. O produto, que por definição repõe a água da pele, vai ajudar a manter a barreira cutânea firme e forte e a restaurá-la quando ela for rompida, por isso, não abra mão desse cuidado.

homem se olhando no espelho e passando creme na bochecha

Além disso, a hidratação também é essencial para preservar a defesa da pele do corpo. “Deixe o chuveiro em uma temperatura morna ou fria, use um sabonete suave e aplique o hidratante, que deve repor as ceramidas, sempre após o banho”, orienta a dermatologista. 

Já a exposição ao sol é outro fator que pode quebrar a camada de proteção da pele, em especial nos dias mais quentes. Por essa razão, o uso diário do protetor solar é um cuidado importante para a barreira cutânea, e vale lembrar que ele deve ser usado todos os dias por pessoas de todas as idades.

E, além dos produtos de skincare, praticar exercícios regularmente também contribui para preservar o manto hidrolipídico saudável, uma vez que a atividade física frequente estimula a renovação das células, o que contribui para o bom funcionamento da defesa da pele. 

Aprender cada dia mais sobre a nossa pele é essencial

É sempre válido lembrar que uma pele bonita é, em primeiro lugar, uma pele protegida e saudável. E, por ser um órgão tão importante do corpo, é essencial estar sempre cuidando dela, tanto por dentro quanto por fora.

Assim, lembre-se de manter uma garrafa de água por perto, faça exercícios físicos regularmente e tenha uma alimentação balanceada, repleta de frutas e verduras para que sua pele, e seu corpo, se mantenham saudáveis.

E, para ficar por dentro de mais assuntos relacionados à saúde da pele, basta estar sempre de olho aqui, no Beyoung Blog.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung