Afinal, o que são hidratantes antioxidantes?

Afinal, o que são hidratantes antioxidantes?

Os hidratantes antioxidantes nada mais são do que cremes ou loções que, além da função de hidratação, contém ativos que protegem a pele dos danos da oxidação, relacionados ao envelhecimento precoce. Ou seja, é um daqueles produtos multifuncionais que facilitam a vida.

Então, nesse post, vamos aprender como os antioxidantes agem na pele, dando alguns exemplos desses compostos e para quem eles são mais recomendados. 

E, para fechar, vamos lembrar a importância do hidratante na rotina de cuidados e quais texturas são indicadas para cada tipo de pele, com a ajuda da dermatologista e pesquisadora para Beyoung, Flávia Addor.

Qual a função dos ativos antioxidantes para a pele? 

Os antioxidantes são ingredientes que neutralizam os efeitos dos radicais livres, moléculas nocivas para a pele que se formam por causa do processo de oxidação. Alguns fatores que causam essa reação são a exposição ao sol, a poluição e o tabagismo. 

“Nosso corpo normalmente tem capacidade natural para neutralizar os radicais livres. Mas quando eles são produzidos em excesso, os antioxidantes entram em ação e impedem que essas moléculas ataquem estruturas importantes das células, como o DNA e proteínas”, explica a dermatologista. 

Uma das proteínas que os radicais livres destroem é o colágeno, que dá firmeza à pele. Assim, um dos efeitos da oxidação é o aparecimento de rugas e flacidez. Por isso, os antioxidantes são grandes aliados no combate ao envelhecimento precoce. 

Além de protegerem as fibras de colágeno, esses ativos estimulam a produção da proteína. Deixar a pele uniforme e viçosa são outros benefícios que os antioxidantes proporcionam, então, não é por acaso que eles são tão queridos no skincare.

Conheça alguns compostos antioxidantes 

A vitamina C é, com certeza, um dos antioxidantes mais conhecidos. Também chamada de ácido ascórbico, ela concentra todos os benefícios desse tipo de ativo. Ou seja, além de frear a ação dos radicais livres e estimular a formação de colágeno, a vitamina C confere uma aparência luminosa e cheia de viço à pele. 

Já a niacinamida, também conhecida como vitamina B3, garante não só ação antioxidante, como contribui para a hidratação da pele, estimula a renovação celular, uniformiza o tom, reduz a sensibilidade, auxilia na prevenção do envelhecimento, suaviza a aparência de linhas finas e ajuda a controlar a oleosidade excessiva, auxiliando no tratamento tópico de acne leve a moderada.

Além disso, a coenzima Q10 é outro poderoso ativo antioxidante, que atua ainda protegendo a pele do stress oxidativo ambiental, como radiação solar e tem capacidade de aumentar a oxigenação tecidual.

Mas como saber qual antioxidante é o mais adequado para sua pele? Aqui vale aquele conselho de sempre: busque a orientação de dermatologistas, já que será indicado não só o melhor produto para combater a oxidação, mas também a dosagem que a sua pele precisa. 

Para quais tipos de pele os antioxidantes são recomendados? 

Todas as peles, independentemente do tipo e da idade, podem se beneficiar dos antioxidantes, pois eles atuam como protetores contra as agressões ambientais que causam a oxidação. E a radiação solar e a poluição atmosférica estão presentes no dia a dia de praticamente todo mundo, não é? 

A partir dos 30 anos, quando começa o processo de envelhecimento da pele, é ainda mais importante incluir esses produtos no skincare. “Evidentemente, na medida em que envelhecemos, precisamos mais desses ativos, pois nossas defesas antioxidantes naturais vão caindo”, explica a Dra. Flávia. 

Como escolher o hidratante certo

O hidratante é essencial na rotina de cuidados de todo tipo de pele. Isso porque a principal função desse dermocosmético é devolver o teor de água à pele. E, ao preservar a derme hidratada, mantemos o bom funcionamento da barreira cutânea, responsável por evitar alergias e irritações. 

Mas, para alcançar esse equilíbrio sem desregular a oleosidade, o poder de hidratação precisa ser adequado ao seu tipo de pele. Assim, tenha em mente qual textura é a mais indicada para você na hora de escolher seu hidratante antioxidante e qual mais lhe agrada. 

Produtos com base em creme ou loções cremosas são ideais para as peles secas. Já para as peles mistas e oleosas, a recomendação é optar por versões mais leves, como gel, gel creme e séruns, enquanto as loções e séruns, por sua vez, podem se dar bem com todos os tipos de pele.

Também existem versões de hidratantes antioxidantes para o corpo, sabia? Algumas áreas, como o colo e as mãos, são bastante afetadas pelo sol, por ficarem mais expostas. Então, aproveite para cuidar delas com um hidratante corporal que conte com todos os poderes dos antioxidantes também.

Sempre se atente à saúde da pele

Como visto, os antioxidantes são excelentes quando falamos sobre cuidados com a pele, uma vez que eles combatem a ação dos radicais livres. Assim, é importante sempre consultar com dermatologistas para saber quais são os melhores produtos para promover a saúde da sua pele, de acordo com suas necessidades específicas.

E não se esqueça de continuar acompanhando o Beyoung Blog para estar sempre por dentro das novidades no mundo do skincare, maquiagem e também conferir tudo aquilo que você sempre quis saber sobre os principais ativos dos cosméticos. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

0 0 votes
O quanto este conteúdo te ajudou?
Inscreva-se
Me avise sobre:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp