Por que é importante usar protetor solar todos os dias?

Início » Skincare » Por que é importante usar protetor solar todos os dias?

Algumas pessoas costumam lembrar do filtro solar só no verão, em dias ensolarados, quando vão à praia ou praticam exercícios ao ar livre. Mas, se você tem uma rotina de cuidados com a pele, deve saber que é necessário usar protetor solar todos os dias. 

E, mesmo que o tempo esteja nublado ou frio, a radiação solar continua presente, inclusive em ambientes fechados. E quando nossa pele fica exposta aos raios UV, podemos desenvolver alguns problemas dermatológicos, a curto e longo prazo. 

Então, vamos descobrir a importância do uso diário do protetor solar e como aplicá-lo do jeito certo? Confira a seguir tudo o que a dermatologista e pesquisadora para Beyoung Dra. Flávia Addor nos contou.

A importância de usar o protetor solar diariamente

Existem dois motivos principais para isso: manter a pele saudável e desacelerar os sinais da idade. “Vários estudos demonstram que a exposição solar, mesmo em doses que não causam queimaduras, mas são contínuas, pode levar ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele ao longo dos anos”, alerta a dermatologista. 

E, quando não aplicamos o filtro solar todos os dias, também podemos sofrer com consequências imediatas para a pele, como é o caso das queimaduras causadas pelo sol e o aparecimento ou escurecimento de manchas, como as sardas. 

Mas só de saber que esse cuidado previne o câncer de pele, o maior órgão do corpo, já é possível entender por que dermatologistas batem tanto na tecla da fotoproteção e a importância de se proteger dos raios solares diariamente.

O uso diário do protetor solar vale para o corpo inteiro ou só para o rosto? 

Se passamos a maior parte do dia em ambientes internos, a aplicação do protetor solar no corpo não é necessária. Mas ela é indispensável se vamos nos expor ao sol diretamente, por exemplo, quando vamos à praia, à piscina ou fazemos atividade física ao ar livre. 

Mas a fotoproteção não pode faltar nas áreas que ficam mais descobertas, mesmo no nosso dia a dia. “A face é certamente a mais afetada pelos danos causados pelo sol, pois a pele fica mais exposta. Em segundo lugar, vem o colo e as mãos”, explica a Dra. Flávia. 

É por isso que o protetor solar é uma etapa obrigatória em qualquer rotina de skincare e deve ser aplicado no rosto todos os dias. E temos ainda algumas dicas para que sua pele fique realmente protegida.

Saiba como usar o protetor solar corretamente

O primeiro passo para acertar na proteção solar é escolher um produto adequado. “O FPS deve ser no mínimo 30, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Academia Americana de Dermatologia”, orienta a especialista. 

Além disso, não esqueça que o protetor solar também precisa ser apropriado ao seu tipo de pele. Para as secas, dê preferência a protetores em creme. Já no caso das peles oleosas, as melhores opções são filtros em gel ou gel creme, que sejam oil free e tenham toque seco.

Mas independente de qual for o seu tipo de pele, tem uma fórmula que vale para todo mundo saber a quantidade correta de produto que deve ser usada: o equivalente a uma colher de chá de protetor solar, que deve ser aplicada meia hora antes de sair de casa. 

E, como a Dra. Flávia explicou, vale estender o cuidado para a região do colo e para o dorso das mãos e, em dias ensolarados que se usa roupas mais curtas, pode passar também nos braços e pernas. 

Para garantir ainda mais a proteção do produto, o ideal mesmo é reaplicá-lo a cada três horas e, se estiver de maquiagem, opte por um protetor solar em pó, ou um que seja transparente. Mas se sua rotina for corrida, retoque o produto pelo menos quando for se expor ao sol. Por exemplo: coloque o alarme para despertar 30 minutos antes de sair para o almoço, para lembrar de reaplicar o protetor.

Agora que já sabe, não se esqueça do protetor solar mesmo dentro de casa 

Em tempos em que o home office se tornou mais comum, a luz visível, ou luz azul, emitida pelas lâmpadas e pelas telas de computadores e celulares, também pode ser prejudicial para a pele. Em comparação, 8 horas sob a luz artificial equivalem a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar, o que pode parecer pouco, mas é o suficiente para causar problemas de pele. 

“Embora essas fontes sejam infinitamente menos agressivas que o sol, o uso excessivo, a uma distância inferior a 20 cm, pode levar à oxidação e ao consequente aparecimento de manchas, principalmente”, esclarece a dermatologista. 

Sendo assim, é preciso usar o protetor solar no rosto todos os dias, mesmo que você fique em casa, ou no escritório, por exemplo. “Quanto melhor o hábito, melhor o resultado ao longo do tempo”, aconselha a Dra. Flávia. Então saiba que vale a pena investir nesse cuidado, para manter a saúde da pele hoje e também no futuro.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung