5 Terapias alternativas para conhecer e experimentar

5 Terapias alternativas para conhecer e experimentar

Além da terapia convencional, feita com profissionais da psicologia, existem ainda algumas versões alternativas que, em conjunto com outros tratamentos, podem potencializar os resultados, sendo uma excelente prática de autocuidado, tanto para o corpo, quanto para a mente.

Assim, separamos aqui 5 terapias alternativas para você conhecer e, quem sabe, aplicar no seu dia a dia. Veja quais são elas a seguir.

1. Terapia Floral

Desenvolvida por um cientista britânico chamado de Edward Bach, a terapia floral é natural e sem efeitos colaterais, oferecendo diversos benefícios ao estado emocional, contribuindo para o alívio do estresse, angústia, ansiedade, medo, solidão, timidez e muito mais, complementando outras formas de terapia.

Além disso, ela é famosa por ser dividida em quatro etapas, chamadas de 4Rs: relaxamento (ligada ao bem-estar), reconhecimento (eleva os pensamentos), resistência (ajuda em tratamentos longos, onde há vontade de desistir) e renovação (a esperança e a positividade são restauradas).

2. Terapia Bioenergética

Com cada sessão levando em média uma hora, a terapia bioenergética combina técnicas de tratamento terapêutico, com estudos psicológicos e utilizando exercícios físicos específicos, como com a respiração, para atingir os resultados desejados, já que aqui acredita-se que a mente e o corpo funcionam como um só.

Entre massagens e alongamentos, os exercícios feitos durante essa terapia ajudam a tratar diferentes bloqueios emocionais, psicológicos e corporais. Nas pernas e pés, por exemplo, ela pode ajudar a conectar a pessoa com sua realidade, enquanto no pescoço tensões são aliviadas e o relaxamento fica presente, já no peito, é onde sentimentos e emoções reprimidas são finalmente libertas.

3. Aromaterapia

Cada vez mais conhecida, a aromaterapia é uma prática natural que, com base em ervas e óleos de plantas, é capaz de tratar o corpo como um todo, tanto a parte física, mental e espiritual quanto o emocional. 

E, levando em consideração que cada aroma auxilia em determinados casos, é importante saber o que você deseja tratar para, então, adquirir a melhor essência para você. O alecrim, por exemplo, é famoso por ajudar a aliviar o cansaço mental, a falta de memória, dificuldade de concentração, dores de cabeça e dores musculares. Já a lavanda é muito utilizada para cuidar do excesso de estresse, resfriados, insônia e problemas respiratórios.

4. Auriculoterapia

Ligada à acupuntura, a auriculoterapia vem da Medicina Tradicional Chinesa e trabalha em áreas específicas das orelhas, como se fosse uma representação de todo o corpo, para aliviar os mais variados sintomas e doenças, sejam físicas ou emocionais.

Sem contraindicações, a auriculoterapia é um tratamento reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e costuma ser complementar a outros tratamentos psicológicos, auxiliando em questões como: enxaqueca, dores crônicas, retenção de líquidos, alergias, problemas motores, transtornos emocionais, insônia e muito mais.

5. Reflexoterapia

Do lado oposto do corpo da auriculoterapia, temos a reflexologia, que  é focada nos pés. Acreditando que os pés são um verdadeiro mapa do corpo, quando determinados pontos são estimulados, o Sistema Nervoso compreende a necessidade de responder ao que é exigido, trazendo resultados ao organismo.

Trazendo benefícios como a melhora do sono, descanso da mente, prevenção de doenças, alívio de dores e melhora do sistema circulatório, imunológico, digestivo e emocional, por exemplo, as sessões costumam ser personalizadas ao que cada pessoa precisa, tendo duração média de uma hora e meia e trazendo resultados como a melhora do sono desde a primeira sessão.

Então, que tal experimentar algo novo?

Com algumas das terapias alternativas sendo disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), experimentar algo novo poderá trazer diversos benefícios para seu corpo e mente. 

Auxiliando ainda no autoconhecimento, experimentar novas sensações transmitidas pelo próprio corpo pode ser uma experiência única, que despertará novos sentidos.

Já fez alguma dessas terapias alternativas? Então não hesite em compartilhar conosco sua experiência nos comentários abaixo, assim, é possível trocar experiências e trazer ainda mais benefícios à essa lista tão repleta de pontos positivos para o corpo.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

0 0 votes
O quanto este conteúdo te ajudou?
Inscreva-se
Me avise sobre:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp