Quanto tempo a pele demora para reagir a ativos de skincare?

Quanto tempo a pele demora para reagir a ativos de skincare?

Ao começar uma rotina de skincare, é normal querer ver os resultados na pele o quanto antes, mas quanto tempo será que eles demoram para aparecer?

Para responder a essa, e outras perguntas sobre o tema, convidamos a dermatologista e pesquisadora para Beyoung, Dra. Flávia Addor, que explicou até mesmo quais características da pele levam mais tempo para reagir aos cuidados de skincare.

Agora, para conferir tudo o que ela nos contou, basta conferir no post a seguir.

Cada ativo leva um tempo para agir na pele

Na dúvida de por que alguns ativos agem na pele mais rápido (como ácidos para espinhas), enquanto outros podem demorar meses para vermos resultados, a dermatologista diz que essa variação de duração de tratamento depende de uma série de fatores, como: 

  1. O tipo de problema que queremos melhorar;
  2. A intensidade dele na pele;
  3. A capacidade de resposta individual;
  4. A regularidade do tratamento;
  5. E outros hábitos que podem interferir são: exposição solar, manipulação da pele (cutucar), hábitos alimentares, ou até mesmo remover maquiagem de forma inadequada. 

Além disso, a Dra. explica que o tempo para cada resultado tem muita relação com o tipo de problema, que pode ser em uma camada mais profunda da pele, na derme, que normalmente leva mais tempo para reagir, ou então mais superficial (no tecido epidérmico), mas não é regra geral, e ela completa: “a irregularidade do tom da pele, por exemplo, pode ter componente epidérmico e dérmico, interferindo no tempo para obter resultados.”

Então, como lidar com a ansiedade de obter resultados imediatos com skincare?

De acordo com a Dra. Flávia, a pele tem um ritmo natural de renovação e isso tem impacto direto no tempo para verificar o efeito de produtos que ajam nas funções celulares. Portanto, a melhora significativa de manchas, lesões acneicas ou mesmo das rugas finas serão percebidas na maioria das pessoas a partir de 3 a 4 semanas

“Porém, benefícios como maciez da pele devem ser notados logo após as primeiras aplicações. Isso ocorre pois os produtos são todos desenhados para recuperar a hidratação da pele que, além de proporcionar as melhores condições para todas as outras funções, favorece a adesão ao tratamento continuado, já que dá mais conforto após a aplicação, melhorando o toque e textura da pele”, explica.

E será possível que o tipo de pele influencie no resultado do skincare? 

A verdade é que uma pele ser seca, oleosa, mista ou normal não interfere nos resultados de tratamentos dermatológicos. Na verdade, de modo geral, a Dra. Flávia diz que o que fará a diferença para um dado ativo atuar na pele mais rápido ou não dependerá do veículo que se encontra, como produtos de uso tópico ou injetável, e das associações que existem na fórmula. 

Assim, ela destaca que as alterações de tonalidade, como manchas e melasma, tendem a melhorar mais rápido em peles mais claras, por exemplo, pois a pigmentação é mais fácil de ser modulada. Porém, ainda assim, as manchas, de modo geral, levam mais tempo para demonstrar melhora.

Os resultados podem variar, mas é importante seguir o tratamento conforme indicação médica

Perguntamos para a Dra. quais tratamentos possuem resultados imediatos e ela nos contou que alguns tratamentos deixam a pele mais macia, ou menos oleosa, em duas semanas: “em cerca de 15 a 30 dias, em geral, é possível sentir essa mudança, mas depende muito de cada produto sendo que, em tese, o uso prolongado vai manter o benefício, mas não podemos dizer que o efeito será ainda maior com o uso continuado.”

E, por fim, a Dra. destaca que, para otimizar os resultados do seu tratamento, sempre se atente aos 3 passos do skin care: higiene, proteção solar e hidratação, não esquecendo de usar os produtos regularmente, pois o uso “de vez em quando” compromete muito a velocidade e qualidade dos resultados.

Então, o que achou de saber como os produtos de skincare agem na pele? Se restaram dúvidas, não deixe de nos dizer nos comentários, assim, podemos trazer mais matérias relacionadas ao Beyoung Blog.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

5 2 votes
O quanto este conteúdo te ajudou?
Inscreva-se
Me avise sobre:
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Carolina Couto
Ana Carolina Couto
1 mês atrás

Por problemas com skinpicking e acne, iniciei um tratamento dermatológico. Em paralelo, comecei a usar os produtos de skincare da Beyoung. Em menos de 2 meses de uso contínuo não tinha uma única pessoa que não percebesse a diferença na minha pele. Agora, além de B.Lover sou B.Addicted haha salvou minha pele e minha autoestima s2

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp