Por que o hidratante é essencial para todos os tipos de pele?

Por que o hidratante é essencial para todos os tipos de pele?

Já ouviu dizer que só é preciso usar o hidratante quando a pele está ressecada? Ou que quem tem pele oleosa pode dispensar o produto? Pois saiba que não é bem assim que funciona. 

Na verdade, o hidratante deve fazer parte dos cuidados diários de todos os tipos de pele, e a dermatologista Helen Gil, especialista em Dermatologia e Medicina Estética, explicou detalhes sobre o porquê disso. 

Aprenda mais sobre a importância dele no skincare a seguir.

Por que é importante hidratar a pele?

A hidratação é uma etapa que está muito ligada à saúde da pele, pois ela fortalece a barreira de proteção natural – camada que atua como um escudo que preserva a derme de agentes externos, como a poluição e o clima, e evita a sensibilidade.

Quando não usamos o hidratante, a pele perde sua barreira de defesa, se tornando mais suscetível a irritações e infecções. Além disso, ela fica exposta às partículas de poluição e ainda mais sensível aos raios solares, o que acelera o envelhecimento cutâneo. 

Assim, o hábito de hidratar a pele não só a deixa mais saudável, mas também melhora a textura e impede que ela fique com aparência esbranquiçada, com fissuras ou descamação, características típicas de uma pele ressecada.

E por que as peles mistas e oleosas também precisam de hidratação?

Para responder por que o hidratante deve ser usado em todos os tipos de pele, precisamos entender que oleosidade e hidratação são coisas diferentes. O excesso de óleo das peles mistas e oleosas é resultado de uma atividade mais intensa das glândulas sebáceas, que produzem o sebo.

A hidratação, por sua vez, está ligada à quantidade de água presente nas células da pele. E a função do hidratante é, justamente, devolver o teor de água para a derme. Por isso, quem tem pele oleosa e não hidrata, pode deixá-la ressecada.

A única coisa que deve mudar entre as peles secas, normais, mistas e oleosas, de acordo com a dermatologista, é a textura do hidratante. “O veículo de hidratação, seja ele em sérum, creme ou pomada, será direcionado de acordo com a pele em questão”, explica.

Hidratantes em creme, que são mais encorpados, normalmente são a melhor opção para as peles secas. Para as peles normais, a dica é apostar nas loções e séruns. Já para as mistas e oleosas, produtos em gel, gel creme e séruns com fórmulas oil free são os mais adequados. Mas como cada pessoa tem necessidades específicas, o ideal é que um dermatologista indique o melhor hidratante para você.

Dica extra Beyoung: você já conhece a linha Beyoung Hydra? São 3 hidratantes para todos os tipos de pele, com texturas diferentes e benefícios compatíveis com as necessidades de cada pele.

Como usar o hidratante no rosto

Em geral, a recomendação é aplicar o hidratante duas vezes por dia. No skincare da manhã, lave o rosto ou utilize uma água micelar e use o hidratante, antes de finalizar com o protetor solar. À noite, após remover a maquiagem e limpar a pele, é o momento de hidratá-la novamente e aproveitar ao máximo as propriedades do produto.

E, para quem usa ácidos, a pele pode precisar de uma hidratação também no período da noite, conta a Dra. Helen, pois as células da pele se renovam durante o sono, o que significa que os ativos presentes no hidratante vão ser melhor absorvidos.

Para espalhar o produto, faça movimentos suaves, do centro para fora do rosto. Já no pescoço, os dedos devem deslizar de baixo para cima, e você pode aproveitar o momento para fazer uma relaxante massagem facial.   

Não esqueça de hidratar a pele do corpo também

Assim como na face, a hidratação da pele do corpo é fundamental para manter a barreira cutânea funcionando bem. “Seja na pele do rosto ou do corpo, os hidratantes devem ser utilizados em média duas vezes por dia, após o banho”, orienta a dermatologista.

O vapor do chuveiro auxilia na absorção dos ingredientes e potencializa a hidratação, então aplicar o produto após o banho é uma ótima opção. Nesse momento, aproveite também para caprichar nas partes do corpo que costumam ficar mais ressecadas, como cotovelos, joelhos, calcanhares e tornozelos. E, em um dia corrido, tente aplicar o hidratante pelo menos no colo e nas mãos, áreas que ficam mais expostas aos agentes externos.

Se atente para outros cuidados que ajudam na hidratação da pele

Além do skincare em si, evitar banhos demorados e com água muito quente colabora para manter a pele hidratada. Outra prática essencial para a hidratação não só da pele, mas de todo o organismo, é beber uma boa quantidade de água e líquidos todos os dias, além de evitar lavar o rosto em excesso – de duas a três vezes por dia é o ideal.

Então, viu só como o hidratante é indispensável na rotina de cuidados com a pele, tanto do rosto quanto do corpo? Para incorporar esse hábito à sua rotina, reserve alguns minutos para um momento relaxante, assim, a saúde e a beleza da sua pele serão notáveis.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

0 0 votes
O quanto este conteúdo te ajudou?
Inscreva-se
Me avise sobre:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp