Afinal, o que são hidratantes antioxidantes?

Início » Skincare » Afinal, o que são hidratantes antioxidantes?

Os hidratantes antioxidantes nada mais são do que cremes ou loções que, além da função de hidratação, contém ativos que protegem a pele dos danos da oxidação, relacionados ao envelhecimento precoce. Ou seja, é um daqueles produtos multifuncionais que facilitam a vida.

Então, nesse post, vamos aprender como os antioxidantes agem na pele, dando alguns exemplos desses compostos e para quem eles são mais recomendados. 

E, para fechar, vamos lembrar a importância do hidratante na rotina de cuidados e quais texturas são indicadas para cada tipo de pele, com a ajuda da dermatologista e pesquisadora para Beyoung, Flávia Addor.

Qual a função dos ativos antioxidantes para a pele? 

Os antioxidantes são ingredientes que neutralizam os efeitos dos radicais livres, moléculas nocivas para a pele que se formam por causa do processo de oxidação. Alguns fatores que causam essa reação são a exposição ao sol, a poluição e o tabagismo. 

“Nosso corpo normalmente tem capacidade natural para neutralizar os radicais livres. Mas quando eles são produzidos em excesso, os antioxidantes entram em ação e impedem que essas moléculas ataquem estruturas importantes das células, como o DNA e proteínas”, explica a dermatologista. 

Uma das proteínas que os radicais livres destroem é o colágeno, que dá firmeza à pele. Assim, um dos efeitos da oxidação é o aparecimento de rugas e flacidez. Por isso, os antioxidantes são grandes aliados no combate ao envelhecimento precoce. 

Além de protegerem as fibras de colágeno, esses ativos estimulam a produção da proteína. Deixar a pele uniforme e viçosa são outros benefícios que os antioxidantes proporcionam, então, não é por acaso que eles são tão queridos no skincare.

Conheça alguns compostos antioxidantes 

A vitamina C é, com certeza, um dos antioxidantes mais conhecidos. Também chamada de ácido ascórbico, ela concentra todos os benefícios desse tipo de ativo. Ou seja, além de frear a ação dos radicais livres e estimular a formação de colágeno, a vitamina C confere uma aparência luminosa e cheia de viço à pele. 

Já a niacinamida, também conhecida como vitamina B3, garante não só ação antioxidante, como contribui para a hidratação da pele, estimula a renovação celular, uniformiza o tom, reduz a sensibilidade, auxilia na prevenção do envelhecimento, suaviza a aparência de linhas finas e ajuda a controlar a oleosidade excessiva, auxiliando no tratamento tópico de acne leve a moderada.

Além disso, a coenzima Q10 é outro poderoso ativo antioxidante, que atua ainda protegendo a pele do stress oxidativo ambiental, como radiação solar e tem capacidade de aumentar a oxigenação tecidual.

Mas como saber qual antioxidante é o mais adequado para sua pele? Aqui vale aquele conselho de sempre: busque a orientação de dermatologistas, já que será indicado não só o melhor produto para combater a oxidação, mas também a dosagem que a sua pele precisa. 

Para quais tipos de pele os antioxidantes são recomendados? 

Todas as peles, independentemente do tipo e da idade, podem se beneficiar dos antioxidantes, pois eles atuam como protetores contra as agressões ambientais que causam a oxidação. E a radiação solar e a poluição atmosférica estão presentes no dia a dia de praticamente todo mundo, não é? 

A partir dos 30 anos, quando começa o processo de envelhecimento da pele, é ainda mais importante incluir esses produtos no skincare. “Evidentemente, na medida em que envelhecemos, precisamos mais desses ativos, pois nossas defesas antioxidantes naturais vão caindo”, explica a Dra. Flávia. 

Como escolher o hidratante certo

O hidratante é essencial na rotina de cuidados de todo tipo de pele. Isso porque a principal função desse dermocosmético é devolver o teor de água à pele. E, ao preservar a derme hidratada, mantemos o bom funcionamento da barreira cutânea, responsável por evitar alergias e irritações. 

Mas, para alcançar esse equilíbrio sem desregular a oleosidade, o poder de hidratação precisa ser adequado ao seu tipo de pele. Assim, tenha em mente qual textura é a mais indicada para você na hora de escolher seu hidratante antioxidante e qual mais lhe agrada. 

Produtos com base em creme ou loções cremosas são ideais para as peles secas. Já para as peles mistas e oleosas, a recomendação é optar por versões mais leves, como gel, gel creme e séruns, enquanto as loções e séruns, por sua vez, podem se dar bem com todos os tipos de pele.

Também existem versões de hidratantes antioxidantes para o corpo, sabia? Algumas áreas, como o colo e as mãos, são bastante afetadas pelo sol, por ficarem mais expostas. Então, aproveite para cuidar delas com um hidratante corporal que conte com todos os poderes dos antioxidantes também.

Sempre se atente à saúde da pele

Como visto, os antioxidantes são excelentes quando falamos sobre cuidados com a pele, uma vez que eles combatem a ação dos radicais livres. Assim, é importante sempre consultar com dermatologistas para saber quais são os melhores produtos para promover a saúde da sua pele, de acordo com suas necessidades específicas.

E não se esqueça de continuar acompanhando o Beyoung Blog para estar sempre por dentro das novidades no mundo do skincare, maquiagem e também conferir tudo aquilo que você sempre quis saber sobre os principais ativos dos cosméticos. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung