Você sabe como são feitos os testes de segurança e eficácia em Beyoung?

Início » Smart Beauty » Você sabe como são feitos os testes de segurança e eficácia em Beyoung?

Os testes de segurança e eficácia são essenciais para garantir a qualidade dos produtos, incluindo os cosméticos. Mas você já parou para pensar como eles são realizados?

Para isso, o Beyoung Blog conversou com a Camila Puertas, Beyounger que atua na área de Assuntos Regulatórios, que faz parte desse processo e nos explicou quais são as etapas necessárias para que um produto seja criado e aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Confira a seguir tudo o que ela nos contou.

“Nenhum produto é comercializado sem que haja testes que comprovem sua eficácia e segurança para o consumidor” 

Testes de segurança e eficácia, de acordo com Camila, são parte importante do processo de desenvolvimento de produtos e integra diversos departamentos, incluindo Marketing de Produtos, P&D e Assuntos Regulatórios. 

Assim, ela explica que Beyoung segue todas as legislações aplicáveis para ter a regularização de produtos nacionalmente: “para podermos comercializar nossos produtos, todos eles têm que estar regularizados previamente na ANVISA.” Mas é importante ressaltar ainda que Beyoung também segue legislações de outros órgãos reguladores, como o INMETRO e Código de Defesa do Consumidor.

Será que é possível lançar um produto sem comprovação de segurança para o uso humano?

E a resposta para essa pergunta é: não, não é possível lançar produtos sem realizar testes, como conta Camila usando o exemplo de Beyoung: “aqui, nós sempre fazemos teste de segurança e eficácia em nossos produtos para garantir que os mesmos são seguros para o uso humano, e vale lembrar que não fazemos testes em animais”.

Então ela diz que os testes de segurança incluem testes hipoalergênicos, oftalmológicos e dermatológicos, entre outros. “Para cada produto, determinamos junto com os Institutos de Pesquisa os melhores testes para comprovar os benefícios desejados e, para cada benefício, seguimos testes de eficácia específicos.” 

Além disso, Camila explica que é com os resultados dos testes que é possível comprovar que o produto é seguro para uso e, assim, garantir a segurança quanto à sua venda aos clientes e completa: “benefícios como ‘produto dermatologicamente testado’ e ‘produto hipoalergênico’, só podem ser divulgados se fizermos testes específicos de segurança e eficácia no produto, preconizados pelo Guia para Avaliação de Segurança de Produtos Cosméticos da ANVISA de 2012.”  

Os testes de eficácia garantem a produção de produtos únicos

Ainda segundo Camila, Beyoung realiza testes de segurança e eficácia em todos os produtos, respeitando a individualidade e necessidade de cada um, mas que não é possível ter uma média sobre quanto tempo eles demoram para ser feitos, uma vez que cada item exige um teste específico e metodologias diferentes.

“Temos testes que levam em torno de 30 dias, já outros 60 dias, ou mais. O tempo de cada teste está relacionado ao que se espera que o produto demonstre sua eficácia, e isso é muito particular de cada produto e de cada tratamento cosmético que se propõe”, explica.

E ela ressalta ainda que Beyoung se preocupa tanto com a qualidade e segurança dos produtos, quanto em garantir que todos os seus benefícios sejam comprovados, e por isso todos trabalham sempre para poder entregar o melhor produto para o consumidor final.

E aí, o que achou dessa aula sobre testes de segurança e eficácia em cosméticos? Por aqui, muitos termos e processos foram novidade. Mas lembre-se sempre que, em caso de dúvida, não hesite em dizer nos comentários para que possamos lhe ajudar na melhor resposta.

Aproveite também e leia outros conteúdos relacionados a este, como 5 anos e 5 curiosidades da marca, e conheça mais sobre o termo Smart Beauty, um dos pilares de Beyoung.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung