Saiba tudo sobre acne da mulher adulta

Mulher mexendo no rosto
Início » Saúde da Pele » Saiba tudo sobre acne da mulher adulta

Quem não associa cravos e espinhas com a fase da adolescência, não é mesmo? Mas existe um tipo de acne que pode nos acompanhar até a idade adulta ou mesmo surgir nesse período. É a chamada acne da mulher adulta, caracterizada pela presença de espinhas em mulheres acima de 25 anos.

O que diferencia esse tipo de acne no rosto da versão mais usual dessa condição de pele é a ausência de comedões e a presença de espinhas e lesões inflamatórias no terço inferior da face (lateral do rosto e queixo) e também no pescoço.

Tipos de acne na fase adulta

Um quadro de acne pode ter início na puberdade e persistir depois da adolescência ou ainda aparecer somente na idade adulta e causar aquela indesejada cicatriz de acne. A acne da mulher adulta é classificada em três subtipos, de acordo com o período em que ela começou.

– Acne persistente: é o tipo mais comum, correspondendo a 80% dos casos. Inicia-se na adolescência e persiste até a fase adulta;

– Acne de início tardio ou acne tardia: surge após a adolescência, entre os 21 e os 25 anos de idade;

– Acne recorrente: inicia-se na adolescência, seguida por um período de melhora e posterior piora no quadro após os 25 anos.

“É muito comum a existência de pelo menos uma disfunção hormonal na maioria dos casos de acne na fase adulta”, explica a médica e dermatologista Lucila D’Amico Póvoa .

Qual a diferença entre a acne na fase adulta e na adolescência?

Mulher tirando acne do rosto

A acne adulta geralmente se apresenta como a acne comum que a maioria das pessoas já teve, ou tem. Não é muito diferente da acne em adolescentes, a única diferença entre elas geralmente é a causa, pois na adolescência costuma ser uma questão hormonal, já na fase adulta outros fatores também podem estar associados. 

O que causa a acne da mulher adulta?

Conhecer a causa de um problema é o primeiro passo para tratá-lo. Por isso, é necessário saber que, além dos hormonais, há diversos fatores envolvidos no desenvolvimento da acne da mulher adulta. Confira o que pode causar esse tipo de acne:

Poros entupidos

O excesso de oleosidade na pele de qualquer pessoa pode obstruir poros e tornar a sua pele cada vez mais propensa a acne, seja na fase adulta ou em qualquer outra da sua vida.
Portanto, o ideal é estar sempre atento à saúde da sua pele, nesse caso, cuidar dela e usar bons produtos provavelmente garantirão uma cútis sem acne na fase adulta.

Disfunção hormonal

A acne na fase adulta geralmente está associada a alguma disfunção hormonal, sendo a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)  a mais comum. Na SOP, há um aumento de hormônios masculinos, principalmente da testosterona, o que causa uma série de desequilíbrios no corpo da mulher.

Os principais sintomas da SOP são amenorreia (ausência de menstruação) ou ciclos irregulares, excesso de pelos, principalmente em partes do corpo feminino em que eles não são comuns, seborreia intensa e alopecia androgenética (a calvície da mulher).

Há também outros sinais que podem aparecer no corpo e indicar a Síndrome dos Ovários Policísticos: são a dificuldade para engravidar, voz grave, resistência à insulina e obesidade.

Genética

A predisposição genética também é um fator importante na acne da mulher adulta, porque influencia no tamanho, na quantidade e na atividade das glândulas sebáceas. Quando há bastante produção de sebo, que é a principal causa da acne, maior a chance de ter espinhas na fase adulta.

Etnia

A etnia também tem a ver com essa condição dermatológica. Apesar de afetar todas as cores de pele, a acne da mulher adulta é mais frequente em mulheres brancas e menos em orientais.

Emocional

O emocional muitas vezes desencadeia fatores negativos na nossa pele, quando passamos por alguma situação de muito stress, ou quando algo está acontecendo na nossa vida a mulher adulta fica mais propensa a desencadear acne nessa fase.

Como tratar a acne na fase adulta?

Agora que já entendemos o que é a acne da mulher adulta e quais são as principais causas da acne, vamos descobrir como tratar e prevenir para ter uma pele sempre saudável.

No tratamento da acne na idade adulta, a lógica é a mesma que usamos para tratar a acne comum. O uso tópico de dermocosméticos, como pomada para acne, é a opção indicada nos quadros leves a moderados. A prescrição do médico geralmente inclui substâncias como retinóides, peróxido de benzoíla e ácido azelaico.

O tratamento para acne com remédios é recomendado nos casos moderados a graves, com presença de pústulas e lesões inflamatórias. “A acne da mulher adulta deve ser diagnosticada e acompanhada por um dermatologista. A automedicação é contraindicada, pois há remédios que pioram o quadro”, alerta Lucila.

Para as mulheres com SOP ou outras alterações hormonais, também é fundamental consultar um ginecologista ou endocrinologista. A terapia hormonal é feita principalmente com medicações capazes de bloquear a ação dos hormônios em desequilíbrio e pílulas anticoncepcionais, assim evitando a acne hormonal.

Mudanças no estilo de vida ajudam a evitar a acne

Além do tratamento tópico e hormonal, a acne da mulher adulta pede mudanças na alimentação e no estilo de vida. Confira algumas dicas especiais e saiba como evitar acne.

Tenha uma alimentação saudável

O ideal é evitar alimentos com alto índice glicêmico, como farinha branca, açúcar refinado e arroz branco, pois eles aumentam a resistência à insulina e podem agravar esse sintoma da Síndrome dos Ovários Policísticos.

Pratique exercícios físicos

Tentar minimizar o estresse com a prática de exercícios físicos e meditação também é superimportante. Uma mente estressada estimula a liberação de substâncias inflamatórias pelo organismo. Então, é mais do que recomendado encontrar uma atividade física que você goste e que te ajude a relaxar.

Considere parar de fumar

E por falar em hábitos mais saudáveis, parar de fumar é outro item na lista de tratamento para a acne adulta. Estudos mostram que o tabagismo tem relação com o surgimento dessa condição dermatológica em mulheres adultas.

“A glândula sebácea é sensível à acetilcolina, uma molécula neurotransmissora que é estimulada pela nicotina. Assim, o tabagismo acaba aumentando a produção de sebo”, explica a dermatologista.

Produtos Beyoung para acne

Produtos Beyoung para acne

Para o tratamento da acne, a escolha por bons produtos é primordial. Aqui na Beyoung, nós temos produtos voltados para peles acneicas que precisam de cuidados especiais que vão além do que contém na fórmula daqueles que usamos no dia a dia.

O primeiro aliado para peles acneicas é o sabonete líquido facial Cleanser Oil Control, esse produto é super refrescante e prático para incorporar na sua rotina de skincare. Sendo ideal para oleosas, mistas e acneicas, ele ajuda a combater a oleosidade excessiva e proteger a sua pele de acnes e comedões. 

Fazer uso contínuo desse sabonete facial não só alivia os sintomas que geram incômodo, como garante um cuidado duradouro, efetivo e completo na sua rotina de tratamento contra a acne.

Outro produto ideal para peles acneicas é o Acne Control, sua fórmula foi feita pensando em auxiliar no tratamento contra qualquer tipo e grau de acne. Além de tratar as já existentes na pele, ele é capaz de prevenir futuros problemas de acne na sua pele.

 Sua fórmula contém ativos que potencializam o descongestionamento dos poros, controlando a oleosidade excessiva e refinando a superfície da pele, além de manter a hidratação para uma pele mais saudável. Sérum de textura leve e rápida absorção, Acne Control elimina cravos e espinhas, combate as bactérias causadoras da acne e melhora cicatrizes acneicas, oferecendo resultados reais e visíveis nos primeiros dias de uso.

Por último, mas não menos importante é usar protetor solar diariamente. Você sabia que o sol também pode causar acne na sua pele? É isso mesmo. Proteger a sua cútis dos raios UVA e UVB é de extrema importância. 

Para isso, conte com o Beyoung Facial Essential, o nosso filtro que possui tripla proteção para a sua pele e garante deixá-la protegida do sol e da poluição, que por sua vez causa envelhecimento precoce na pele. Além disso, seu acabamento é transparente, e não deixa a sua pele oleosa e propensa a formação de novas acnes. 

Cuide-se sempre

Gostou desta matéria? Caso tenha se identificado com algum dos tipos de acne da mulher adulta, não deixe de procurar um médico para investigar a origem desse quadro, a acne depois dos 30 anos também tem tratamento.

Se você já faz uso de algum medicamento para tratar a acne da mulher adulta, não esqueça de associar os seus cuidados diários com as nossas dicas de uma rotina saudável para ter resultados positivos. Aqui no Blog Beyoung nós nos preocupamos com a saúde da sua pele e sempre abordamos assuntos que precisam ser falados de forma descomplicada e de fácil compreensão para os nossos leitores. Acesse o nosso blog e tenha acesso a diversos outros conteúdos como esse. Depois, nos conte nas nossas redes sociais (@Beyoung) o que está achando do nosso blog e se ficou com alguma dúvida em alguma matéria.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung