Guia prático: alimentos para desintoxicar a pele

Quando o assunto é skincare, além dos produtos para o rosto, não podemos deixar de lado uma boa alimentação. Para falar sobre esse tema, preparamos esta matéria especial com dicas e benefícios de alimentos para desintoxicar, grandes aliados de uma pele saudável.

ALIMENTOS PARA DESINTOXICAR A PELE

Conversamos com a dermatologista Ludmila Militão, que nos conta com propriedade sobre poderosos alimentos para desintoxicar o organismo. Bateu a curiosidade? Confira o nosso papo e prepare-se para colocar novos itens na sua listinha de compras. 

A importância de uma boa alimentação

Você já deve ter ouvido falar que a nossa pele também é reflexo do que comemos. Não é à toa que existem alimentos para desintoxicar e potencializar os resultados de uma rotina de skincare. E, antes de saber quais são os integrantes para sua dieta detox, é importante ressaltarmos que não existe uma regra.

A Dra. Ludmila afirma: “Quando falamos em detoxificação, não é possível estipular uma fórmula universal. É necessário entender as necessidades de cada organismo. Contudo, sabemos que fatores relacionados a estilo de vida, dietas e estresse podem limitar esse processo”. 

Se o assunto for eliminação de toxinas, é preciso falar sobre os radicais livres (substâncias produzidas pelo organismo durante a digestão de alimentos para o transporte dessas toxinas para fora do corpo). Em desequilíbrio, eles retêm toxinas e, com isso, viabilizam o envelhecimento da pele. Vamos falar mais a seguir. 

Será que a água é o segredo de uma pele saudável?

Consumir pelo menos 1,5L de água é a base de qualquer dieta que vise uma pele saudável. O hábito ajuda a eliminar toxinas produzidas por radicais livres e também por fatores externos, como a poluição.

AGUA PARA DESINTOXICAR A PELE

“Beber pouca água pode trazer resultados ruins para tratamentos de pele. Ingerir pouca água afeta processos fisiológicos que ocorrem diariamente e são responsáveis pelo equilíbrio da nossa saúde”, pontua a dermatologista, que também nos conta sobre vitaminas e alimentos que melhoram a pele.

Mais Vitamina C para seu dia

O consumo de vitamina C ajuda no combate à oxidação da pele. Suco de laranja, acerola e suplementação de vitamina C, tudo isso certamente irá ajudar a saúde da pele para além da água. Mas esse poder não é exclusivo em alimentos antioxidantes que têm vitamina C.

Frutas vermelhas, como morangos, framboesas, mirtilos, amoras, ajudam a enriquecer o potencial do organismo contra a oxidação e dão um ótimo suco detox. Tomates, beterrabas, melões squash, espinafre e pimentas também têm essa função. 

Um pouco de Vitamina A para uma pele firme

Já a vitamina A tem papel importante na renovação celular da pele por meio de substâncias chamadas retinóides. Isso quer dizer que vegetais folhosos, ovos e cenouras (também na lista de alimentos para desintoxicar o fígado)  estimulam a produção de retinóides. 

Contudo, a Dra. Ludmila ressalta que a substância é mais eficaz em outras formas: “A alimentação é essencial para obtermos boa resposta nos tratamentos de pele, mas não substitui o efeito do medicamento com concentrações específicas desse ativo”.

Saiba a importância de unir tratamentos

A dermatologista confirma que o cuidado com a pele também precisa acontecer de dentro para fora. “São inúmeras as substâncias antioxidantes e as combinações orais e tópicas que podem ser usadas nos tratamentos rejuvenescedores. Tudo depende de queixas específicas e das necessidades de cada tipo de pele”, aponta. 

Ludmila diz que levar em consideração o tipo de pele é importante para cada tratamento: “É importante dizer que os tratamentos de pele são mais eficazes quando realizados de forma combinada pelas vias tópica e oral”.

Dica para quem tem pele oleosa

A lista de alimentos detox é infinita, mas já pensou que o consumo de alimentos ricos em óleos e gorduras pode ajudar quem tem pele oleosa? Pois é, a gordura Ômega 3, presente no salmão e na castanha-do-Pará, pode ajudar no controle da oleosidade.

ALIMENTOS PARA PELE OLEOSA

Porém, a dermatologista adverte: “Pessoas com pele oleosa devem estar atentas aos alimentos com Ômega 3, pois alguns também contam com a gordura Ômega 6, associada ao surgimento ou piora da acne”, alerta. Por isso, vale lembrar: coma com moderação. 

Tenha uma alimentação rica em vitaminas

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para ter uma pele incrível com o auxílio de alimentos antioxidantes. Na próxima ida ao mercado,  lembre-se: uma alimentação saudável potencializa os resultados dos produtos da rotina de skincare.

 

Dra Ludmila Militão – CRM 14.9152-SP

@draludmilamilitao

Compartilhe esse post:
Tell Us What You Think
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

0 Comentário

Deixe um comentário

Fique por dentro
das novidades, receba dicas
e truques no seu email

© 2020 - beyoung.com.br | All Rights Reserved

Left Menu Icon
Right Menu Icon