Banho de água fria: 10 benefícios para a saúde do corpo e da mente

Arte ilustrativa mostra um chuveiro remetendo ao banho de água fria
Início » Saúde da Pele » Banho de água fria: 10 benefícios para a saúde do corpo e da mente

Tomar banho de água fria, muitas vezes, pode parecer um desafio, em especial quando os dias não estão tão ensolarados e quentes, mas você sabia dos benefícios que a água gelada pode trazer?

Eles são muitos e podem contribuir, inclusive, para a saúde da pele e dos cabelos. A seguir, confira uma lista com 10 razões pelas quais você deveria considerar banhos mais frios de agora em diante.

1. O banho gelado melhora a circulação do sangue

Com a temperatura da água mais baixa do que a do corpo, o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura natural, o que auxilia na circulação sanguínea, fazendo com que o sangue chegue mais rápido a todas as áreas do corpo.

2. Ele ajuda a estimular o sistema imunológico

Estudos apontam que tomar banhos gelados ajuda na produção de glóbulos brancos, que atuam na defesa do organismo, reduzindo os riscos de adquirir doenças como gripes e resfriados.

3. Acelera o metabolismo

Tomar banhos frios cerca de duas a três vezes por semana ajuda a acelerar o metabolismo, pois o organismo precisa gastar mais energia para manter sua temperatura e aumenta a queima de calorias.

4. Auxilia no alívio de dores musculares

Banhos frios e gelados fazem com que os vasos sanguíneos se contraiam, reduzindo dores, inchados e aliviando sintomas de inflamação, bem como quando se coloca uma compressa de gelo após pequenos machucados.

5. É excelente para a saúde da pele

Sem ressecar e sem remover a camada de proteção natural da pele, os banhos frios são excelentes para manter a pele saudável, além de ajudar a fechar os poros, controlando a oleosidade.

Clique aqui para conhecer a Beauty Ball, novo produto da Beyoung para conseguir esses benefícios para a sua pele, sem ter que tomar banho gelado!

6. Deixa os cabelos mais saudáveis e brilhantes

Selando as cutículas e os poros dos cabelos, lavá-los com água fria, ou morna, traz mais maciez e brilho aos fios, além de manter o couro cabeludo saudável e menos oleoso.

7. Pode ajudar na economia de água

Como o banho frio não costuma ser tão confortável quanto um banho mais quente, a tendência é que ele dure menos tempo e, logo, ajude a economizar água, promovendo um estilo de vida mais sustentável.

8. Eleva o bom humor

Durante o banho, a água fria faz com que impulsos elétricos sejam enviados ao cérebro, estimulando a endorfina, os hormônios da felicidade, elevando os sentimentos de bem-estar e otimismo.

9. É um bom estimulante pela manhã

Melhorando a circulação sanguínea, tomar banhos gelados ajuda a despertar e diminuir o cansaço, sendo uma ótima pedida para as manhãs de segunda-feira.

10. E contribui para relaxar à noite

Já durante à noite, tomar um banho frio ajuda a relaxar, pois com a temperatura do corpo naturalmente mais baixa no fim do dia, isso contribui para desacelerar um pouco e se preparar melhor para uma boa noite de sono.

Banho gelado pode fazer mal?

Pessoa no chuveiro tomando banho de água fria

Lembrando que esses são benefícios gerais do banho frio, é importante ressaltar que, para quem sofre de baixa imunidade ou problemas de pele, por exemplo, é sempre importante ter acompanhamento de profissionais antes de iniciar uma nova rotina repentinamente.

Além disso, pessoas hipertensas, com histórico cardíaco ou de hipotermia devem evitar o banho de água fria. Ainda assim, se você não quiser tomar banhos tão frios, também não tem problema, mas é importante lembrar que banhos muito quentes podem prejudicar a barreira cutânea da pele.

Isso porque a água quente contribui para retirada excessiva do sebo natural da derme, deixando-a ressecada, sensível e mais suscetível a irritações e inflamações. Assim, como resposta, o nosso organismo produz mais sebo para suprir a falta, o que deixa a pele e os cabelos mais oleosos.

Banho de contraste: uma alternativa possível

Se depois de ver todos esses benefícios você continua sem coragem, então comece aos poucos com um banho de contraste. O método é muito simples e bastante eficiente, frequentemente usado para recuperação de atletas de alto rendimento.

E também é uma alternativa para pessoas com problemas cardíacos ou que não podem se expor a choques térmicos num banho gelado. Confira a seguir como fazer o banho de contraste da maneira correta.

  1. Comece o banho com a água quente;
  2. Aos poucos, vá esfriando a água lentamente;
  3. Para molhar o corpo, o segredo é começar pelas áreas externas, já que elas ficam mais longe do coração. Molhe primeiro a parte de fora do tornozelo da perna direita e vá subindo aos poucos. Faça o mesmo na outra perna;
  4. Para a parte de cima do corpo, comece molhando o dorso da mão direita e vá subindo até o ombro. Passe para a parte de dentro, molhando a axila, e desça até chegar à palma da mão. Repita o processo no braço esquerdo;
  5. Agora é o momento de tomar coragem e entrar com o corpo todo. Para intensificar os benefícios, repita o processo com água quente e, depois, novamente com água gelada.

Os benefícios do banho de contraste são praticamente os mesmos do banho de água fria, só que agem de uma forma muito mais intensa.

Há ainda quem mergulhe em uma banheira cheia de água com gelo, você já deve ter visto isso em algum lugar. A técnica do banho de gelo é bastante usada por atletas e artistas. E foi, inclusive, uma das solicitações de Justin Bieber para o Rock In Rio neste ano.

O método pode ser tão eficiente quanto o banho de água fria e o contraste, mas requer alguns cuidados para não ficar hipotérmico. Por isso, a ajuda de um profissional pode ser muito bem-vinda. A recomendação é que você não fique mais do que 2 minutos debaixo da água com gelo e evite a contração total da musculatura.

Vai encarar um banho de água fria agora?

O que achou desses benefícios do banho frio? Que tal aproveitar a entrada da primavera para testar o chuveiro em uma temperatura mais fria?

Mas se você já tem o banho frio como parte do seu dia a dia, não deixe de nos contar nos comentários quando isso começou e quais benefícios você sente na pele.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung