Guia prático para você acabar com a acne de uma vez por todas

Início » Skincare » Guia prático para você acabar com a acne de uma vez por todas

É quase impossível não ter que lidar com espinhas ao menos uma vez na vida. No entanto, dá, sim, para se prevenir. Preparamos um guia prático para responder como acabar com a acne. Vamos lá?

Muita gente sofre com acne severa ou mesmo moderada, especialmente durante a adolescência. Extremamente comum na pré e na pós-puberdade, a acne costuma surgir a partir da combinação de quatro fatores: 

  1. Aumento da secreção de sebo da pele, estimulado por hormônios que começam a ser produzidos lá na adolescência; 
  2. Ceratose folicular, que nada mais é do que pequenas manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele, deixando-a ressecada e áspera;
  3. Colonização do canal sebáceo, ou seja, a multiplicação das bactérias presentes na superfície da pele, em especial a Propionibacterium acnes, que dá nome ao problema,
  4. Inflamação da pele.

Parece um pouco complicado, não é? Para entendermos tudo isso melhor e elaborarmos o que podemos fazer para eliminar a acne de uma vez por todas, conversamos com a dermatologista Lucila D’Amico Póvoa.

Principais causas da acne

Quais são os tipos de espinhas? Lucila diz que existem diferentes tipos de acne, porém a mais comum é a que surge durante a adolescência. Nessa idade, nossos hormônios mudam muito, e uma das consequências disso é que as nossas glândulas tendem a produzir mais sebo, ou seja, mais óleo. 

“A oleosidade ocorre, na verdade, para proteger a pele e mantê-la hidratada. O problema começa quando esse óleo entra em contato com células mortas e passa a obstruir os poros. Ao atingir tecidos próximos, essa mistura pode causar inchaço, vermelhidão e pus. É daí que vêm as espinhas”, diz a médica.

Há, ainda, outros fatores que podem contribuir para o surgimento da acne. Entre eles estão dietas ricas em açúcares e carboidratos refinados — como pães, arroz branco e diversos tipos de macarrão —, alguns medicamentos, uso de pincéis sujos na aplicação da make, demaquilantes oleosos, óleos minerais e, até mesmo, estresse emocional.

Se você tem interesse em saber como acabar com as espinhas, vale muito a pena ficar bastante atenta ao seu próprio dia a dia e ao seu estilo de vida para garantir que irá fazer sempre boas escolhas.

Fatores que ajudam a diminuir as espinhas 

“Deve-se evitar o uso de produtos e cosméticos que aumentam a secreção de sebo. O ideal é a utilização de produtos adequados para pele oleosa e/ou acneica, como sabonetes, protetores solares, maquiagem ‘oil free’ ou não comedogênica”, diz Lucila. Ela também alerta sobre a importância de se evitar exposição exagerada ao Sol.

Para acabar com a acne por meio da alimentação, fuja de chocolate, doces, massas, leite e derivados. Todas essas tentações têm alto índice glicêmico, ou seja, podem elevar os níveis hormonais e implicar o surgimento de espinhas.

Opte por uma dieta rica em alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes. Sabemos que essa troca pode não ser simples em um primeiro momento, mas é fato que isso pode contribuir para a prevenção da acne.

Outro fator muito importante quando o assunto é como acabar com a acne é a prática de exercícios físicos. Sim, eles estão diretamente relacionados, uma vez que aumentam a nossa sensação de bem-estar e evitam o estresse que, como foi dito acima, também pode ser um fator importante para o aparecimento de espinhas.

Acne atinge qualquer idade 

Existem tratamentos para acne que previnem 100% o aparecimento dela? “Ainda não existe, por enquanto, um produto que evite o aparecimento da acne. O ideal é tomar os cuidados para prevenção e buscar o tratamento adequado com acompanhamento de um dermatologista”, diz Lucila.

Agora, engana-se quem pensa que, passada a adolescência, o problema da acne está resolvido. Lucila destaca a importância dos cuidados, independentemente da idade, pois, até mesmo, os tipos mais simples, como a acne de grau 1, na falta de cuidado, podem deixar marcas, sim.

Tratamentos corretos para acne

Como acabar com a acne se nada funciona? Se mesmo com você se cuidando, protegendo a pele, regulando a alimentação e praticando atividades físicas as espinhas ainda insistem em aparecer, é hora de dar início a um tratamento!

A doutora Lucila destaca uma variedade deles, que vão desde cremes e géis, até a ingestão de ativos como vitaminas A, E, e o zinco. Elas possuem efeito antioxidante e anti-inflamatório, além de inibirem as pústulas, que são aquelas bolinhas com pus que vira e mexe surgem na pele, e reduzirem a proliferação de bactérias.

O importante é não deixar de tomar os cuidados necessários para evitar que a acne vire um problema imenso em nossas vidas. Esperamos ter respondido como acabar com a acne. Siga todas as dicas, mas é importante que você sempre se lembre de nunca deixar de buscar o auxílio de um profissional dermatologista.

Dra. Lucila Póvoa – CRM 52-782912-RJ

@dralucilapovoa

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung