Aprenda a guardar cosméticos do jeito correto

Início » Saúde da Pele » Aprenda a guardar cosméticos do jeito correto

A nossa rotina diária de cuidados com a pele envolve diversos tipos de cosméticos e dermocosméticos. Do sabonete facial ao protetor solar, é comum escolhermos produtos com as mais diferentes funções, e cada um necessita de um cuidado especial para manter a eficiência da fórmula. Que tal aprender a guardar cosméticos?

Guardá-los da forma correta é essencial para manter a vida útil de cada produto e evitar o acúmulo de bactérias, além de garantir que o resultado da aplicação será sempre o mais satisfatório possível. Por isso, elaboramos uma listinha com erros comuns e dicas para você aprender como guardar os cosméticos para o rosto.

Confira tudo a seguir.

Qual o local ideal para os meus cosméticos? 

Quando pensamos em simplificar a nossa rotina, a ideia é deixar tudo ao seu alcance. Por isso, não é raro guardar maquiagem no banheiro, ou outros cosméticos, para aplicar no momento em que estamos à frente do espelho. Porém, essa prática pode ser prejudicial para esses produtos, pois eles podem não ter sido elaborados para esse ambiente. 

Produtos para uso no banho como xampu, condicionador e sabonetes podem ser deixados dentro do banheiro, contudo, quando se trata de produtos para cuidado da pele, pincéis e maquiagem, saiba que a umidade pode ser fatal, por ser um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias.

Assim, a melhor forma de preservar os seus produtos é deixando cada um no lugar ideal. No banheiro, apenas as embalagens e fórmulas que foram elaboradas pensando na umidade, quanto aos outros itens, o armazenamento deverá ser feito em outro ambiente da casa, que seja fresco, seco e protegido da luz, como o armário do quarto, por exemplo. 

E como transportar os cosméticos? 

Quem fica muito tempo fora de casa precisa aprender como guardar cosméticos dentro de um ambiente reduzido, como uma necessaire, pois jogar tudo dentro da bolsa ou deixar espalhado pode danificar a embalagem e acabar quebrando os produtos. Portanto, é preciso escolher um lugar especial para deixá-los juntos e protegidos. 

O ideal, nesse caso, é transportar os cosméticos numa necessaire organizada com os produtos que habitualmente você usa no dia a dia, sejam maquiagens, protetor solar ou a própria escova de dentes.

E lembre-se que guardar maquiagem dentro de ambientes instáveis, como dentro do carro, no porta-luvas ou soltos em uma bolsa, não é uma boa ideia. A variação de temperatura pode alterar propriedades do cosmético e ainda fazer com que ele dure muito menos do que o esperado, além de que, quando ficam soltos, podem abrir e sujar os demais objetos que estejam próximos dele. 

A organização é o segredo do sucesso 

Manter os seus produtos organizados é uma excelente forma de preservá-los e dar aquela ajuda na sua rotina, assim, a dica é usar e abusar de potes, caixinhas plásticas ou de acrílico e copos para guardar cosméticos, sempre mantendo a embalagem original. Dessa forma, eles ficam separados, seguros e você tem o controle do estado de cada um – além de ter mais praticidade para encontrar o que precisa quando for se arrumar. 

Separar produtos de skincare, maquiagem, produtos para o corpo, perfumes e itens de higiene em recipientes parecidos, cria uma associação no seu cérebro, otimizando o tempo de autocuidado e tornando a organização mais eficaz. 

E, outra dica, é que se você tiver dois produtos com a mesma função e ambos estiverem abertos, coloque uma etiqueta que deixe a data de validade em evidência. Assim, é possível administrar melhor o uso conforme o período, dando prioridade para o que vencerá primeiro para que você não corra o risco de usar uma maquiagem vencida

Se atente sempre à embalagem 

Alguns cosméticos, como produtos para pele, podem vir em embalagens e recipientes próprios para ajudar na conservação, então se atente, em especial, se for optar por deixar o cosmético no banheiro ou onde a luz é mais intensa. 

É importante também prestar atenção após o uso: não se esqueça de fechar bem os recipientes e evite deixá-los abertos. Mesmo em excelentes condições ambientais, a entrada de ar em um pote ou vidro aberto pode alterar drasticamente as propriedades do seu produto, como deixá-los ressecados ou diminuir a eficácia dos ativos. 

A única embalagem que permite uma entrada mínima de ar são as denominadas AirLess, porém são poucos os produtos que utilizam este tipo de embalagem. Assim, se cuidarmos dos produtos conforme as indicações do fabricante, as chances de evitar esse contato em excesso com o ar são maiores, prevenindo danos ao cosmético. 

Mantenha o uso pessoal e intransferível

Essa informação é extremamente importante: seus cosméticos são seus. Compartilhar produtos para pele, maquiagem, itens de higiene, pincéis e tudo mais, não é uma boa opção, pois são cosméticos que entram em contato com locais mais sensíveis do rosto e podem acumular bactérias e sujidades, afetando o microbioma da pele

Principalmente quando falamos de maquiagem, o cuidado se intensifica. Considerando um exemplo com um lápis de olho, o ideal é mantê-lo apontado após o uso para evitar acúmulo de bactérias. Além disso, o uso deve ser exclusivo, assim, produtos de uso pessoal não devem ser compartilhados com outras pessoas. 

Também é super importante lembrar de higienizar os itens utilizados todos os dias, e lavar pincéis e esponjinhas de maquiagem com frequência. E vale ressaltar que o correto é limpar os pincéis com um demaquilante bifásico após o uso, e depois lavar com sabonete suave, como o Gentle Cleanser, deixando secar deitado ao sol. 

Organize a sua prateleira perfeita 

Agora que você já sabe a importância e a necessidade de guardar cosméticos de forma correta, é hora de reorganizar os seus produtos em casa. Separe os cosméticos que são para o rosto, corpo, e também os itens de maquiagem e higiene pessoal e coloque-os nos devidos lugares. Se puder, evite o banheiro e aposte em lugares mais fechados ao abrigo de luz intensa. 

Além disso, outra dica valiosa é organizar seus produtos de beleza de acordo com a sua rotina, deixando cada um deles próximos dos locais em que vai frequentar. Assim, você não se esquece deles, cuida dos seus produtos e consegue se arrumar mais rápido no dia a dia. 

Então, anotou todas as dicas? Se ainda restaram dúvidas sobre qual é a melhor forma de guardar cosméticos, deixe um comentário a seguir, ou em nossas redes sociais (@beyoung) e fique sempre de olho no Beyoung Blog para conferir mais matérias sobre maquiagem, skincare e cuidados pessoais.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung