Dermatite de contato: saiba como identificar sintomas e se prevenir

Mulher com dermatite de contato
Início » Saúde da Pele » Dermatite de contato: saiba como identificar sintomas e se prevenir

A dermatite de contato é uma doença de pele muito comum na população em geral, porém ela é mais vista em mulheres do que em homens. O motivo das mulheres serem o grupo mais afetado é devido aos produtos usados, que por sua vez acabam contendo substâncias que desenvolvem maior alergia à pele.

Além desse grupo,  muitas crianças pequenas também são alérgicas ao níquel, portanto é necessário tomar cuidado. Por outro lado, a alergia de contato a antibióticos tópicos é mais comum em pacientes com mais de 70 anos de idade. 

Como é formada a dermatite de contato?

Esse tipo de reação cutânea ocorre predominantemente a partir de um alérgeno na pele, em vez de fontes internas ou alimentos. Apenas um pequeno número de pessoas reage ao alérgeno específico, que é inofensivo para aqueles que não são alérgicos a ele. Eles podem ter estado em contato com o alérgeno por anos sem que ele cause dermatite. O contato com pequenas quantidades de um alérgeno pode induzir a dermatite. 

Pacientes com função de barreira prejudicada da pele são mais propensos à dermatite de contato alérgica, por exemplo, pacientes com úlceras nas pernas, ou dermatite de contato irritante crônica. Pacientes com dermatite atópica associada a filagrina defeituosa (uma proteína estrutural no estrato córneo) têm um alto risco de também desenvolver dermatite de contato alérgica.

Mas poucas pessoas sabem que o tratamento é bem simples. Para nos contar tudo sobre, convidamos a dermatologista Adriana Viola. Acompanhe o nosso papo.

Quais os sintomas da dermatite de contato?

Coceira da dermatite de contato

Assim como outros tipos de dermatites, a doença é um processo inflamatório causado por uma reação natural do corpo após a pele ter um contato frequente com produtos químicos presentes em cosméticos e produtos de limpeza, e também com metais das fivelas de cinto, bijouterias, relógios e outros acessórios.

Dentre os sintomas de dermatite de contato, o mais comum que você deve observar é a vermelhidão acompanhada por uma coceira  constante, que pode ou não começar a descascar. Esses são os sintomas que aparecem nas duas categorias de dermatite de contato. Contamos mais a seguir.

Tipos de dermatite de contato

Com sintomas muito similares, mas com origens diferentes, a dermatite de contato também é conhecida como alergia de contato e apresenta duas categorias que, quando diagnosticadas por um dermatologista, são bem fáceis de solucionar. 

Alérgica

O que causa dermatite de contato do tipo alérgico? Isso ocorre quando existe uma resposta imunológica ao contato com substâncias e materiais que, em termos médicos, são chamadas de “contactantes”. Nessa categoria, o paciente desenvolve uma alergia a um determinado material.

Irritativa

Já o tipo de dermatite de contato irritativa aparece quando o contato com alguma substância naturalmente irritante é constante ou em excesso. “Nesses casos, não há mecanismo imunológico envolvido e, ao reduzir a frequência de contato, a reação tende a não se manifestar mais”, explica a dermatologista Adriana Viola. 

Apesar de apresentarmos todas essas informações, a identificação só pode ser feita por um médico. Pois, muitas vezes, essas duas categorias de dermatite de contato podem ser confundidas com a dermatite atópica. Olha só como são parecidas.

Dermatite de contato X Dermatite atópica

A maior diferença entre esses dois tipos é que a dermatite de contato se desenvolve ao longo da vida, depois de a pele ser exposta muitas e muitas vezes a alguma substância. 

“Já a dermatite atópica é um processo inflamatório que aparece em pacientes com uma predisposição genética. Geralmente em famílias com casos de alergias cutânea ou respiratória (como a rinite alérgica e a asma)”, diz a Dra Adriana.

A dermatologista ainda complementa “ A atópica pode surgir a partir dos 3 meses de idade e não depende de exposição a algum contactante.” Porém, saiba que  há tratamentos para todos esses casos. 

Dermatite de contato é simples de tratar

O tratamento não é nada complicado, mas para dar início é preciso saber a origem da dermatite. “A principal forma de diagnóstico é fazer uma boa anamnese (que é uma entrevista realizada pelo médico com a intenção de identificar um ponto inicial no diagnóstico de uma doença) do paciente”, nos conta Adriana. 

Seu médico pode encaminhá-lo para um especialista em alergia ou dermatologista para identificar a causa da sua dermatite de contato. Este especialista pode realizar testes de alergia chamados de teste de adesivo. Nesse processo, o médico busca um histórico detalhado sobre os produtos que foram utilizados na região afetada. Porém, um outro jeito de descobrir se o que você tem é ou não é dermatite de contato é fazendo um exame chamado “patch test” (ou “teste de contato”).

O teste funciona com a aplicação de vários produtos que geralmente causam reações alérgicas. As substâncias são aplicadas em pequenas áreas das costas e ficam em contato com a pele durante 48 horas. Depois, o material é retirado e o médico faz uma análise para ver se houve reação a alguma delas. 

Os tratamentos de dermatite de contato consistem em eliminar o contato com o que causou a alergia ou a irritação, uso de cremes à base de corticoides e medicamentos anti-histamínicos para diminuir a coceira. Em casos mais graves, o médico pode recomendar corticoides sistêmicos para uso via oral ou intravenosa.

Tratamentos caseiros

A maioria dos casos de dermatite de contato desaparece sozinha quando a substância não está mais em contato com a pele. Aqui estão algumas dicas que você pode tentar em casa:

– Evite arranhar sua pele irritada. Coçar pode piorar a irritação ou até mesmo causar uma infecção na pele que requer antibióticos.

– Limpe sua pele com sabão suave e água morna para remover quaisquer irritantes.

– Pare de usar qualquer produto que você ache que possa estar causando o problema.

– Aplique vaselina para acalmar a área.

– Tente usar tratamentos anti-coceira, como loção de calamina ou creme de hidrocortisona (Cortisona-10).

– Se necessário, tome um medicamento anti-histamínico como difenidramina para reduzir a coceira e reduzir sua resposta alérgica.

Na maioria das vezes, a dermatite de contato não é motivo de preocupação. No entanto, você deve procurar atendimento médico se sua erupção cutânea estiver perto dos olhos ou da boca, cobrir uma grande área do seu corpo ou não melhorar com o tratamento domiciliar.

Seu médico pode prescrever um creme esteróide mais potente se os tratamentos caseiros não acalmarem sua pele. 

Afinal, como evitar a dermatite de contato?

Alergia na pele

Muita gente se pergunta se dermatite de contato tem cura, mas, antes de tudo, é preciso entender que a do tipo alérgica é super imprevisível. Então, não há muito o que fazer para evitá-la. 

Uma boa opção é tentar não ter contato com substâncias e materiais que já são conhecidos por causar irritações na pele. E, em casos de problemas no ambiente de trabalho, indica-se o uso de roupas adequadas, por exemplo: luvas, calçados e uniformes.

Outra dica é lavar muito bem as mãos depois de entrar em contato com substâncias que podem provocar irritação. “Vale lembrar que existem diversos produtos hipoalergênicos, como cosméticos, esmaltes, etc., que podem ser utilizados pelos pacientes alérgicos”, diz a doutora Adriana

Evitar a exposição inicial a irritantes pode ajudar a prevenir a dermatite de contato. Experimente estas dicas:

– Compre produtos rotulados como “hypoallergenic” ou “sem cheiro”.

– Evite usar luvas de látex se tiver alergia ao látex. Em vez disso, opte por luvas de vinil.

– Use camisas e calças de manga comprida ao caminhar no sol.

– Se você notar irritação de um novo produto, pare de usá-lo imediatamente.

Se você sabe que tem pele sensível, faça um teste pontual com qualquer produto novo. Você pode aplicar o novo produto em um lugar no seu antebraço. Cubra a área e não a exponha a água ou sabão. Verifique se há alguma reação 48 e 96 horas após a inscrição. Se houver alguma vermelhidão ou irritação, não use o produto.

Tenha uma pele cada vez mais saudável

Você já sabe o que é dermatite de contato, as causas e opções de tratamentos. Se aparecer algum sintoma, procure um médico especializado. Com algumas mudanças de hábitos é possível evitar a doença. 

E, lembre-se, qualquer medicamento para dermatite de contato deve ser recomendado por um dermatologista. Nada de aplicar pomadas e receitas caseiras duvidosas. A saúde da sua pele é muito importante. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung