Confira tudo que você precisa saber sobre eczema

Início » Saúde da Pele » Confira tudo que você precisa saber sobre eczema

Eczema é uma doença de pele bastante comum que, infelizmente, incomoda muita gente. Para nos ajudar a explicar melhor como funciona esse problema, quais são os sintomas, as causas e os tratamentos, convidamos a Dra. Lucila D’Amico Póvoa, médica dermatologista, e preparamos este artigo para esclarecer as suas dúvidas. 

O que é eczema?

Para entender o que é eczema, o mais importante é  saber que esta é uma doença de pele que também pode ser conhecida por outros nomes, como dermatite ou dermatose. Os nomes mudam, mas os sintomas são os mesmos: lesões avermelhadas, coceira, pequenas bolhas e, em estágios mais avançados, descamação.

Quais são os tipos de eczema mais comuns?

A Dra. Lucila Póvoa nos explica que: “os eczemas são tipos de doenças de pele muito comuns, na verdade, sendo o mais frequente o eczema de contato, seguido do atópico e, então, do seborreico”.

Ela nos disse que, com relação à faixa etária, o eczema de contato pode ocorrer em qualquer época da vida, incluindo, até mesmo, bebês: “a dermatite das fraldas é muito frequente no bebê, e o eczema de contato alérgico é mais frequente após a infância”.

Ela logo continua dizendo: “já o eczema atópico pode ter início a partir do 3º ou 4º mês de vida, mas também pode aparecer mais tardio, inclusive na adolescência e na idade adulta. O eczema seborreico é muito mais frequente a partir da adolescência e da idade adulta”.

Como podemos ver, esse tipo de doença é bem regular em crianças mais novas. Geralmente, as lesões se localizam na face, o que acaba sendo um agravante. Se você tiver filhos, dê atenção à pele deles. Agora, quando aparecem em pessoas adultas, o eczema na pele surge nas dobras do joelho e nos cotovelos.

Conheça outros tipos de eczema

Como se trata de uma doença de origem diversa, o eczema possui vários tipos, e é importante estarmos sempre atentos. Embora os mais comuns sejam o eczema atópico e o de contato, também existem outros. Entenda melhor:

Eczema disidrótico

Também conhecida como disidrose, esta é uma doença que causa lesões que costumam durar por até quatro semanas, provocando descamação da pele principalmente, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. 

Eczema numular

Esta é uma doença inflamatória crônica que tem como característica lesões avermelhadas que causam muita coceira e costumam aparecer, sobretudo, em pessoas com mais de 50 anos, embora possua afetar quaisquer idades. 

Dermatite seborreica

Este é um tipo de eczema bastante comum. Trata-se de uma inflamação crônica que surge, em geral, em áreas com grande produção de oleosidade, como o couro cabeludo, por exemplo. Aliás, quando surge neste local, o sintoma mais usual é a caspa. 

Entenda o que causa o eczema

Lucila nos disse que as causas do eczema são variadas: “os diversos eczemas resultam de causas externas e/ou internas, com origem variada. É difícil apontar apenas um motivo isolado”. De maneira geral, os eczemas estão relacionados às questões genéticas, que podem ser investigadas a partir do histórico familiar.

Outras causas do eczema também já foram confirmadas, como poeira, conservantes, produtos de limpeza, tecidos, frio intenso, ambientes secos, calor, transpiração, estresse emocional e, inclusive, sabonetes, joias e cosméticos.

A doutora Lucila nos explica que essas substâncias podem causar tanto a dermatite de contato por irritante primário (irritativa), quanto a dermatite de contato alérgica, que são dois tipos muito comuns de eczema.

Quais são os tratamentos e as opções de prevenção?

O tratamento para eczema é realizado de acordo com o tipo em questão. Ou seja, se uma pessoa for alérgica a determinada substância, por exemplo, deve evitar o uso e a exposição a esse elemento. Por isso, fique sempre atenta a medicamentos, cosméticos, alimentos ou qualquer outro produto que possa causar alergia

“No eczema atópico e numular, é importante a hidratação da pele, o que ajuda a manter a integridade da barreira de proteção cutânea. Já no eczema de contato e farmacodermia, o principal tratamento é evitar o contato com o material que levou à formação da lesão”, explicou a médica. 

O fato é que o tratamento varia muito de acordo com o tipo de eczema e depende de um exame clínico realizado por médicos. A principal regra é consultar um dermatologista sempre que você desconfiar que está com algum problema de pele, combinado?

Dra. Lucila Póvoa – CRM 52-782912-RJ

@dralucilapovoa

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung