Tudo sobre linhas de expressão

Nossa pele conta a nossa história. Sabemos envelhecer é um processo natural, e embora isso possa incomodar algumas pessoas, tem ações que podemos tomar para nos sentirmos bem com nossa aparência. Uma delas é simplesmente conversar sobre o surgimento das linhas de expressão.

linhas de expressao

E para falar sem tabu sobre esse tema, convidamos a médica e dermatologista Bruna Rezende que nos conta sobre a origem das marcas de expressão, como prevenir e até tratar. Achou interessante? Vem saber tudo. 

O que são linhas de expressão e como elas surgem?

Segundo a Dra. Bruna Rezende, as linhas de expressão são causadas pela movimentação repetitiva dos músculos da nossa face. Sabe aquele franzido na testa que fazemos de surpresa ou até mesmo quando estamos com raiva? Pode ter uma origem pela repetição.

O surgimento dessas marcas de expressão se dá tanto pela idade quanto pela influência genética, afirma nossa dermatologista, que também complementa dizendo que as pessoas de peles claras tendem a sofrer mais com o fotoenvelhecimento e podem ter essas linhas de expressão precocemente. 

Já pessoas que têm a pele negra demoram mais a aparecer devido a fibra colágena que é mais densa. E, além disso, esse fototipo tem uma proteção maior a luz solar do que a pele branca, afirma Dra. Bruna Rezende. Mas, nada de deixar de lado o uso de protetor solar por esse motivo, tá? Vamos falar sobre isso.

como evitar rugas

Quais os tipos mais comuns de linha de expressão?

Muita gente pensa que rugas no canto da boca são as mais comum, mas não é bem assim. Porque, segundo a Dra. Bruna, o famoso pé de galinha é a linha de expressão mais comum que pode aparecer no rosto.

Além desse, as marcas de expressão ao redor dos olhos e na glabela (onde se faz aquela expressão de braveza), na região frontal e o bigode chinês também são comuns, complementa a dermatologista. Dito tudo isso, que tal falarmos um pouco sobre como evitar essas ruguinhas? Olha só.

Saiba como evitar as linhas de expressão

O uso do protetor solar é fundamental para ter uma pele saudável, evitar o envelhecimento precoce, linhas de expressão na testa, proteger contra o câncer de pele e muitos outros benefícios que já contamos aqui no blog

Por isso, se você procura como evitar linhas de expressão, é necessário fazer uma proteção adequada seja qual for o fototipo da sua pele. A Dra. Bruna nos conta que a prevenção se dá pelo uso diário de protetor solar tópico e que pode ser associado ao protetor solar oral, antioxidante e colágeno.

como evitar linhas de expressão

A médica ainda afirma que esses cuidados para evitar as linhas de expressão devem ser diários na rotina de skincare, como o uso de produtos anti-idade (com um sérum de tratamento, por exemplo) e antioxidantes (Vitamina C, por exemplo). Se quiser aprender mais sobre antioxidantes, é só clicar aqui.

Além de todos esses cuidados de tratamento para linhas de expressão no rosto, é importante dar atenção aos seus hábitos do dia a dia. “Outros fatores, como boa alimentação, evitar tabagismo e bebida alcoólica, alimentação saudável também ajudam a prevenir os sinais de envelhecimento”, nos conta a Dra. 

Conheça algumas opções de tratamentos

Cada vez mais, as pessoas estão aprendendo a se sentir confortáveis com a própria pele. Assim, elas também refletem e se questionando sobre a verdadeira necessidade de optar por tratamentos considerados invasivos. Mas, se você gostaria de tratar as linhas de expressão, saiba que existem opções.

Segundo a Dra. Bruna, cada região acometida possui um tratamento individualizado, e podem ser associados. O tratamento, na verdade, começa na prevenção, com o uso de protetor solar e produtos de cuidados específicos, conforme indicação do dermatologista.

“Porém, depois que as linhas de expressões já estão profundas e marcadas, os laser ablativos, Microagulhamento robótico, radiofrequência, ultrassom microfocado, fios de PDO são algumas das opções”, complementa a médica, apresentando outras alternativas.

E, além de todos esses procedimentos citados acima, a médica nos conta que o paciente pode associar o preenchimento com ácido hialurônico, toxina botulínica e hidratação com skinbooster, dependendo da região afetada e necessidade de cada um. 

Pratique seu autocuidado diário

Agora que você sabe mais sobre as linhas de expressão, como surgem, a prevenção e opções de tratamentos, lembre-se que a melhor forma de evitar menos marcas de expressão é realmente fazer uso diário do protetor solar e evitar a exposição solar diária. 

Mas além disso, a melhor maneira de se relacionar com as nossas linhas talvez seja entender que elas são parte de quem somos, das nossas memórias, alegrias, tristezas e todas as experiências que nos tornam pessoas únicas, com histórias para contar.

 

Dra Bruna Rezende

@drabrunarezende

Compartilhe esse post:
Tell Us What You Think
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

0 Comentário

Deixe um comentário

Fique por dentro
das novidades, receba dicas
e truques no seu email

© 2020 - beyoung.com.br | All Rights Reserved

Left Menu Icon
Right Menu Icon