Manchas na pele: o que são, tipos e como prevenir e tratar

Mulher de olhos fechados passando a mão nas manchas na pele
Início » Skincare » Manchas na pele: o que são, tipos e como prevenir e tratar

As manchas na pele podem ter diversos motivos e surgir em diferentes partes do corpo. Elas podem ser um sinal de alerta do nosso corpo para quando algo está errado e não tem idade para aparecer.

Se você é jovem e já está preocupado com essas manchas da idade, saiba que está no caminho certo. A prevenção é muito importante e nunca é cedo demais para começar a se cuidar.

Se você é do tipo que tem uma rotina de cuidados com a pele, pode perceber logo quando uma mancha diferente aparece no rosto. Pensando nisso, Beyoung Blog separou algumas dicas preciosas para tratar esse problema que incomoda tanta gente.

Não existe idade certa para as manchas aparecerem. Tudo depende da exposição solar durante os anos, da genética e dos cuidados preventivos. O que se tem observado é que as manchas costumam aparecer em peles claras a partir dos 40 anos.

A boa notícia é que com cuidados simples e diários, você realmente pode evitar essas manchas indesejadas. A principal atenção é com os efeitos do sol na pele. Sendo assim, passe sempre protetor solar.

Como surgem as manchas na pele?

Apesar de existirem muitas razões para o desenvolvimento das manchas escuras na pele, como questões genéticas, idade, desequilíbrios hormonais, inflamações ou lesões, a hiperpigmentação causada pela exposição desprotegida e excessiva ao sol é a principal causa dessas marcas indesejáveis.

Quando a pele é exposta aos raios do sol, aumenta a produção de melanina, substância que nos protege naturalmente. Se a exposição é excessiva, a produção dessa substância também será excessiva, causando as manchas do sol, também conhecidas como “manchas senis”.

A prevenção é sempre a melhor solução

O recomendado é usar protetor solar diariamente, lembrando de reaplicar a cada duas horas. O fator de proteção depende muito do tipo de pele, podendo variar entre FPS 30 e FPS 70, sendo que quanto mais clara a pele, mais alto o fator de proteção solar.

Vale alertar que é importante cuidarmos de todas as partes do corpo, principalmente das áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço, colo, mãos e braços”. Como você já deve saber, o sol emite raios ultravioletas que, além das manchas na pele, colaboram com o envelhecimento precoce.

Além de se preocupar com o sol e os outros fatores que citamos lá em cima, você também precisa saber que outras razões contribuem para o surgimento de manchas escuras na pele, como cigarros, substâncias químicas e poluição. Esses são considerados fatores secundários.

Alguns tipos de manchas na pele

Como já citamos, a maior parte das manchas na pele surgem pela exposição excessiva ao sol. Também existem outros tipos e que são bem comuns. Veja quais são a seguir.

Manchas vermelhas na pele

Esta condição pode ser associada a algum tipo de alergia de pele, como a rosácea, ou a acne severa, que pode deixar a pele marcada. As alergias de pele que causam manchas vermelhas podem ser causadas pelo contato ou ingestão de alimentos, medicamentos e outros. O lúpus, doença autoimune, causa manchas avermelhadas no rosto.

 

Melasma

São manchas escuras de tom marrom que estão associadas ao acúmulo de melanina na pele devido à exposição solar sem proteção ou também por questões hormonais. Geralmente, as manchas aparecem com maior frequência em mãos, colo e costas. Pessoas com melasma, devem tomar sol apenas com bloqueador solar. 

Manchas de limão

Bastante comum especialmente no verão, esse tipo de mancha acontece quando a pele entra em contato com o limão e depois é exposta ao sol, resultando em queimaduras — principalmente nas mãos. Para tratar casos leves, recomenda-se lavar bem a região, usar cremes hidratantes, evitar o uso de perfume sobre a lesão e, como não poderia deixar de ser, utilizar protetor solar. Se a queimadura for mais grave, o ideal é procurar ajuda médica.

Manchas brancas na pele 

Muitas condições podem causar manchas brancas na pele. Geralmente, estas marcas estão associadas a micose, dermatite ou vitiligo. As manchas brancas precisam ser investigadas por um profissional dermatologista. 

Melanoma

Se você percebeu que algumas manchas no seu corpo mudam de cor, formato ou tamanho, procure um médico dermatologista. O melanoma é um tipo de câncer de pele e é necessário fazer uma biópsia para confirmar ou descartar a suspeita da doença

Diversas possibilidades

As possibilidades são várias. Vitiligo, micose, manchas de nascença, melasma… como você já deve ter percebido, existem diversos tipos de manchas na pele. E, às vezes, é possível acumular mais de um. 

De qualquer forma, antes de implementar qualquer tipo de tratamento, você deve identificar qual é a origem das suas manchas, sempre com a ajuda de um dermatologista especialista.

Quando devemos nos preocupar com manchas na pele?

Qualquer mancha ou alteração na pele deve ser avaliada por um dermatologista. Alguns casos necessitam de atenção especial, como:

  • Manchas com coloração mais escura ou que têm mais de uma cor na mesma mancha;
  • Manchas maiores que meio centímetro; 
  • Manchas que surgiram muito rápido ou que mudaram de aspecto recentemente;
  • Manchas que coçam, sangram ou não cicatrizam.

O que fazer quando surgirem manchas na pele?

Existem tratamentos para clareamento de pele? Sim. Se você estiver com manchas escuras, não precisa se preocupar. O primeiro passo é procurar ajuda profissional e agendar uma consulta com seu dermatologista de confiança.

Os tratamentos para manchas podem ser feitos com dermatologistas, com procedimentos como peelings químicos, lasers e luz intensa pulsada. Também existem produtos com formulações específicas para clarear as manchas, como vitamina C, Feniletil Resorcinol, ácido azelaico e glicina.

Resumindo: use protetor solar todos os dias. Embora existam, sim, tratamentos para tirar as manchas do rosto, não podemos deixar de frisar que o mais importante continua sendo o trabalho de prevenção. Sendo assim, capriche no skincare e lembre-se que nunca é cedo demais para se cuidar. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung