Maquiagem vencida: saiba tudo o que ela pode causar na sua pele

Início » Make » Maquiagem vencida: saiba tudo o que ela pode causar na sua pele

Utilizar maquiagem vencida pode gerar sérias consequências para a pele, como a formação de espinhas, irritação e alergia. Por isso, atentar-se à data de validade dos produtos é muito importante na hora de decidir o que deve continuar e o que precisa ser descartado.

Neste post, você vai conferir dicas sobre como identificar quando uma maquiagem deve ser jogada fora e como conservar produtos e aumentar a vida útil deles. Além disso, vamos mostrar com detalhes por que faz mal usar maquiagem vencida e quais são os principais problemas associados ao seu uso.

Como saber se os meus itens de make não servem mais para uso?

Muita gente acha que esse tipo de produto não tem validade e que não tem problema usar maquiagem vencida, mas isso não é verdade. Além de atentar-se à data, conhecer alguns sinais que apontam para o envelhecimento do produto também pode ajudar.

A máscara de cílios, por exemplo,  costuma ter validade de 6 meses depois de aberta a embalagem, e o produto vira uma maquiagem vencida quando apresenta um cheiro desagradável, por exemplo. Outras características não desejadas têm a ver com a espessura, que fica mais grossa e seca. O mesmo vale para o delineador.

No caso de sombras e blush, a dica é observar atentamente a cor: sua alteração, bem como a mudança na textura, indica que está na hora de jogar os produtos fora. Sabe quando você abre o blush depois de algum tempo e o encontra todo craquelado? Esse pode ser um indicativo de que ele passou da validade.

Esse tipo de maquiagem também costuma não aderir tão bem à pele conforme vai ficando velho, mesmo se houver o uso de primers. Por isso, preste atenção em produtos difíceis de fixar ou de espalhar. Já os batons e o gloss dão indícios de vencimento principalmente a partir da mudança da cor e do cheiro.

3 danos que a maquiagem vencida pode causar

Usar maquiagem vencida pode causar problemas na pele, como a formação de cravos e espinhas, inflamação e irritação. A questão é tão séria que os danos causados podem ser, inclusive, permanentes.

Por isso, seguir o uso adequado de cada produto, e atentar-se aos indícios de que não é mais possível usá-los, é essencial para manter a saúde e a vitalidade da sua pele. Veja abaixo quais são os principais problemas causados por produtos fora da validade e saiba por que usar maquiagem vencida faz mal.  

1. Acne cosmética

De forma geral, por mais que o produto tenha sido pensado para o seu tipo de pele, quando perde a validade ela pode ocasionar a famosa acne cosmética, que é aquela gerada pelo da maquiagem vencida.

Com a perda das propriedades do produto causada pela deterioração, até mesmo substâncias não-comedogênicas podem passar a obstruir os poros e, assim, favorecer a formação de acne.

2. Conjuntivite

Você sabia que, em casos graves, o uso de maquiagem vencida para os olhos, como lápis, delineador e sombra, pode ocasionar até mesmo conjuntivite? Pode parecer exagero, mas não é.

Essa região do corpo é muito sensível, e a utilização de substâncias fora do prazo de validade tem grandes chances de ocasionar coceira, vermelhidão, ardor e sensação de areia nos olhos.

3. Irritação e infecção

Quando um produto perde a validade, os ingredientes se decompõem e pode ocorrer o processo de oxidação, bem como perda de validade dos conservantes, o que resulta na liberação de substâncias nocivas à pele. Como resultado, é possível aparecerem sintomas como ardência, vermelhidão, descamação e aspereza.

Ao notar alguns desses sintomas, o ideal é suspender o uso do produto e limpar bem o rosto com água micelar ou demaquilante. Se a reação for forte, o mais indicado é procurar o dermatologista, já que há casos que demandam a utilização de medicamentos, como antibióticos e cremes à base de corticosteróide.

Confira 3 dicas para conservar a vida útil dos produtos

De forma geral, a validade dos cosméticos varia de 6 a 36 meses. Para garantir a vida útil deles, o ideal é guardá-los em ambientes arejados e frescos. Ao contrário, lugares quentes (como o carro) ou úmidos (como o banheiro) costumam reduzir o tempo de validade dos produtos.

Por isso, pensar onde guardá-los é o primeiro passo para quem quer aprender a conservar melhor esse tipo de material. Adicionalmente, algumas dicas específicas podem ajudar a preservar a qualidade de cada um dos seus acessórios de maquiagem. Olhas só.

1. Máscara de cílios e delineador

Para conservá-los, mexa o aplicador de maneira circular e evite fazer o movimento de vai e vem dentro do tubo. Assim, entra menos ar no recipiente, o que preserva a sua make.

Outra questão importante é não emprestar o produto para terceiros. Como qualquer outra maquiagem, ele é de uso individual. Compartilhá-lo pode gerar danos a você e também a outras pessoas.

2. Blush

Saber escolher a versão certa do produto também ajuda na manutenção. A versão em pó costuma durar mais. Assim, se guardada no lugar certo e se sempre bem vedada, há mais chances de o blush durar bastante tempo.

3. Batom

Uma boa dica é evitar aqueles que tenham óleo na composição na hora de fazer a compra. Essas substâncias oxidam com mais facilidade, comprometendo a vida útil do produto.

De forma geral, o melhor é preservar os produtos da umidade, do calor e da luz intensa. Se precisar deixá-los em ambientes pouco recomendados, procure armazená-los dentro de recipientes bem vedados e protegidos. E, se eles estiverem fora do prazo, já sabe o que fazer com maquiagem vencida, né? Lixo!

Jogue fora tudo o que não serve mais

Agora não resta mais dúvidas: não se pode usar maquiagem vencida. Por isso, aproveite o início deste novo ano para fazer uma limpeza na sua coleção de maquiagem e na sua nécessaire, para jogar fora todos os itens vencidos. Afinal, a prioridade deve sempre estar na sua saúde e nos seus cuidados com a pele.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung