Cinco erros comuns na hora de usar uma máscara facial

Início » Skincare » Cinco erros comuns na hora de usar uma máscara facial

Muita gente vê a máscara facial como sinônimo de uma pele mais saudável e bonita em questão de minutos. E não deixa de ser verdade. Quando usada de forma correta, a máscara pode apresentar resultados logo após a aplicação.

Para você aproveitar todos os benefícios desse momento do skincare, convidamos a dermatologista Débora Moreira e listamos os cinco erros mais comuns que devem ser evitados na aplicação do produto no rosto. Quer saber quais são eles? Continue com a gente.

Saiba para que serve a máscara facial

As máscaras possuem alta concentração de ativos, o que potencializa a ação deles na face. “Por agregarem tantos compostos sobre a pele, as máscaras faciais agem rapidamente e proporcionam diversos benefícios”, conta a dra. Débora Moreira. 

Além do efeito imediato proporcionado por cada máscara facial, este dermocosmético pode ser usado para várias finalidades, como tratamento detox, diminuir a oleosidade, hidratar a pele e até para obter efeitos anti-idade.

Saiba quais erros na hora de aplicar a máscara facial 

Apesar de toda a praticidade e poder de ação que as máscaras proporcionam, se você não aplicar da maneira correta, a pele vai acabar deixando de absorver alguns ativos. Por isso, listamos os principais erros na hora de usar a máscara facial para que você os evite e garanta uma pele saudável. Olha só: 

1. Não consultar dermatologistas antes

Com tantas opções de produtos, às vezes é difícil saber se podemos ou não usar um certo tipo de máscara facial. Então, para escolher a ideal pra você, o primeiro passo é fazer uma visita ao seu dermatologista. Ele vai identificar todas as necessidades da sua pele e indicar a melhor alternativa. 

Você já descobriu na consulta qual tipo de máscara facial vai beneficiar sua pele e ainda assim fica confusa na hora de comprar? No mercado da beleza existem muitas opções do produto, que se adequam a cada tipo de pele. 

Entender o que a sua pele precisa é muito importante para uma escolha acertada. Para uma pele sensível, por exemplo, é recomendado o uso de máscaras calmantes para ajudar na hidratação do rosto.

“A máscara para pele oleosa deve ter efeito mate, promover uma limpeza mais intensa e auxiliar na redução da oleosidade. Já para os rostos que necessitam de reposição de água, as máscaras hidratantes e de nutrição profunda podem ser adotadas”, orienta a dermatologista.

2. Não limpar o rosto antes de fazer a máscara

Estar com o rosto limpo é fundamental antes de aplicar o produto. Nós já falamos nessa matéria como a limpeza do rosto bem feita influencia positivamente o skincare do rosto. Isso facilita a absorção dos ativos presentes na fórmula e impede que a máscara “empurre” as impurezas de volta para a pele. “Depois da limpeza, é só cobrir o rosto com o dermocosmético, esperar o tempo indicado e retirar com água”, ensina Débora.

3. Desperdiçar o líquido das sheet masks

Algumas máscaras faciais são feitas de folhas de papel, as chamadas “sheet masks”. Elas são embebidas em um líquido que contém todos os compostos e nutrientes. A dica é aproveitar o produto que costuma sobrar na embalagem da sheet mask e estender o tratamento para o colo e o pescoço.

4. Não respeitar o tempo indicado 

Cada máscara precisa de um tempo para agir e propiciar um resultado satisfatório. Então, nada de ignorar as instruções de uso da embalagem. O período de aplicação, em geral, varia entre 15 e 20 minutos. Também é muito importante respeitar a frequência de uso: o indicado é uma vez por semana.

Até mesmo para as caseiras, como a máscara de argila, os intervalos são essenciais para acalmar a pele e permitir que ela absorva os ativos das máscaras de forma eficiente. Deixá-la por um tempo a mais não potencializa efeitos e pode prejudicar a pele, pois algumas máscaras podem causar irritação e vermelhidão.

5. Não olhar a fórmula do produto

Várias máscaras contêm substâncias que podem causar alergias. Para evitar qualquer problema de irritação, fique de olho na lista de ingredientes. É importante prestar atenção em conservantes como parabenos, propilenoglicol, liberadores de formol e óleo mineral caso você tenha pele sensível. 

Faça sempre a sua rotina de skincare

Seja com uma máscara facial caseira, uma escolhida para o seu tipo de pele ou uma sheet mask, agora você já sabe o que deve ser evitado para poder aproveitar muito mais os benefícios desse momento do skincare.

Lembre-se que, apesar de ser uma importante aliada, a máscara facial não substitui uma rotina adequada de cuidados com a pele. Afinal, o seu rosto merece atenção todos os dias.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung