Melasma: o que é, o que causa, como identificar e tratar

mulher com toalha na cabeça se olhando no espelho
Início » Saúde da Pele » Melasma: o que é, o que causa, como identificar e tratar

É possível que você já tenha ouvido falar sobre melasma. E, se ainda não ouviu, tem boas chances de que já tenha visto na pele de alguém sem nem saber do que se tratava.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, nada melhor do que trazer para a conversa quem mais entende, a Dra. Lucila D’Amico Póvoa, dermatologista que vai nos ajudar a falar também sobre as causas, tratamentos, prevenções e tipos de melasma. 

Confira a matéria completa a seguir.

Então, o que é melasma?

A dermatologista, especialista em estética e laserterapia, explica que o melasma é uma alteração da cor da pele (hipercromia), que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras localizadas em áreas de exposição solar. 

Segundo a Dra. Lucila, na maioria das vezes, acomete somente o rosto, mas também pode surgir nos braços, pernas, costas e colo. E, agora que explicamos como é possível reconhecer o que é melasma, vamos um pouco além.

Como diagnosticar o melasma

A verdade é que para, de fato, ser capaz de prevenir e tratar o melasma, a gente precisa primeiro entender como se dá o seu diagnóstico correto. E os profissionais mais capacitados para diagnosticar e apresentar tratamento e soluções corretas serão sempre dermatologistas.

A Dra. Lucila aponta ainda para o fato de que há diversas condições e doenças que têm como sintoma a alteração da cor da pele, e que podem ser facilmente confundidas com melasma.

“Queimaduras por plantas, hiperpigmentação por substâncias químicas, doenças, endocrinológicas e outras sistêmicas, como colagenoses, insuficiência renal, cirrose hepática, infecções crônicas, acúmulo de ferro nos órgãos e tecidos… Tudo isso pode ser confundido com melasma. E pior, ser tratado de forma errada”, alerta.

Quais são os tipos de melasma?

Essa alteração na pigmentação da pele pode acontecer de três formas. Cada tipo de melasma tem particularidades específicas e o diagnóstico deve ser feito por um médico dermatologista.

Tipo 1 | Melasma epidérmico

Quando a alteração na cor da pele está presente na camada superior da cútis. Nesta condição, as manchas têm uma tonalidade marrom com bordas definidas.

Tipo 2 | Melasma dérmico

Acontece quando a alteração na cor se dá na camada mais profunda da pele. Por isso, neste tipo de melasma, as manchas são mais escuras, puxando para um tom cinza.

Tipo 3 | Melasma misto

Geralmente é o tipo mais difícil de tratar, que, nada mais é, que a combinação dos outros dois tipos de melasma. Nesta condição, as manchas têm cor marrom-cinzento e se encontram entre a primeira camada da pele como também na mais profunda camada de cútis. 

De onde vem o melasma?

A verdade é que não há uma única causa para o surgimento do melasma no rosto ou no corpo. Segundo a médica, ele afeta todo e qualquer tipo e tonalidade de pele, e está associado a muitos fatores. 

Muito se diz sobre melasma na gravidez, por exemplo. De fato, o uso de anticoncepcionais e a gravidez são citados como “condições propícias”, se é que podemos colocar dessa forma. No entanto, a médica aponta uma causa em especial: os efeitos da luz do sol. 

“O sol é o fator desencadeante mais importante no surgimento do melasma, e o principal motivo para a piora dele”, explica a Dra. Lucila. Mas saiba que ele pode ser prevenido, sim, e existe mais de um tratamento para melasma.

Como prevenir e tratar o melasma

Melasma tem cura? Infelizmente, não podemos dizer que os resultados dos tratamentos são definitivos, mas a Dra. Lucila apresentou algumas soluções com formas bem fáceis para conseguirmos prevenir e até mesmo tratar o melasma. 

“A fotoproteção é o principal método de prevenção ativa. Pacientes que já tenham melasma devem evitar a exposição solar, principalmente entre o período das 10 horas às 16 horas”, nos explica a médica. 

E ela segue dizendo que recomenda a combinação de três fatores de uso diário para formar a base fundamental para o tratamento do melasma. São eles: protetor solar com proteção UVA e UVB; protetores de barreira, acessórios comuns como chapéus, roupas de proteção, barracas, etc; e cremes clareadores recomendados diretamente por dermatologistas de sua confiança. 

“Há também os tratamentos para clarear manchas de melasma, como o peeling químico (feito com ácidos), a microdermoabrasão (técnica de esfoliação que remove as camadas superficiais da pele) e o tratamento a laser (costuma ser indicado em casos mais complexos que não são tratados de outras formas)”, completa a dermatologista.

E o que é o cloasma?

Assim como o melasma, o cloasma é caracterizado pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto. Porém, o cloasma só aparece em mulheres e durante a gestação, que é quando os níveis de hormônios estão alterados. Já o melasma, é uma condição que pode acometer homens e mulheres, independentemente da faixa etária.

Prevenção em primeiro lugar: use filtro solar!

O protetor solar é uma etapa obrigatória em qualquer rotina de cuidados com a pele e deve ser aplicado no rosto todos os dias, mesmo se ficar dentro de casa e principalmente se sair na rua. Isso porque, até a luz visível, ou luz azul, emitida pelas lâmpadas e pelas telas de computadores e celulares, também é prejudicial para a pele.

O protetor solar é responsável por nos proteger dos raios solares (UVA e UVB) que podem acelerar o envelhecimento e causar doenças de pele. Nós, do Blog Beyoung, indicamos o Facial Essential FPS 50, protetor solar da nossa marca que possui uma fórmula que atua com uma combinação de filtros que protegem a pele da poluição e dos raios UVA e UVB, o que proporciona ainda mais segurança ao longo do dia.

O Facial Essential também contém ativos antioxidantes, que são capazes de inibir ou retardar a oxidação das nossas células. Diferente de todos os outros protetores solares do mercado, o Facial Essential possui um acabamento transparente com textura em gel. Assim, a pele não fica com resíduos brancos.

Além de tudo isso, ele não deixa a sensação grudenta e pode ser usado em todos os tipos de pele

O Beyoung Facial Essential FPS 50 possui uma série de atributos altamente eficientes, veja só:

–Proteção segura

–Antioxidante

–Sem resíduos brancos

–Antipoluição

–Preserva a hidratação

–Para todos os tipos de pele

–Vegano

–Sem testes em animais

–Oftalmologicamente testado

–Clinicamente testado

–Não comedogênico

–Não acnegênico

–Apropriado para população diagnosticada com pele sensível.

No nosso site, você pode conhecer o produto em detalhes. Lá, temos todas as informações de fórmula, composições, além de uma lista extensa com as perguntas mais frequentes e tudo mais o que você quiser saber.

E a dica mais importante: nada de autodiagnóstico

O autodiagnóstico e a automedicação podem ser perigosos pois, além de não tratar os fatores da forma correta, isso ainda pode agravar o caso, em especial das manchas.

Assim, é muito importante que ao desconfiar que está desenvolvendo melasma, agende uma consulta e procure por dermatologistas, para que seja possível te indicar o melhor caminho a seguir e, dessa forma, tratar a fundo o problema sem maiores complicações.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung