Protetor solar para pele negra: saiba por que é importante o uso diário

Início » Skincare » Protetor solar para pele negra: saiba por que é importante o uso diário

A proteção da pele é essencial para ter mais saúde e beleza no futuro. E o item que não pode faltar é o protetor solar. Nesta matéria, apresentamos um guia para solucionar dúvidas sobre protetor solar para pele negra.

Para trazer informações sobre os benefícios e dicas de uso do protetor solar para pele negra, convidamos a doutora Lucila D’Amico. A dermatologista nos conta a importância de fazer aplicações diárias e outras curiosidades. Olha só.

Quem tem a pele negra precisa usar protetor solar?

Muitas pessoas de pele negra acreditam que, por ter mais melanina e colágeno, não é preciso usar nenhum produto para proteger contra os raios solares e o envelhecimento precoce da pele. Porém, estão enganadas e vamos contar o porquê.

A Dra. Lucila diz que, assim como a melanina (a proteína que funciona como um protetor natural) a pele negra tem mais colágeno do que as mais claras, fazendo com que fique mais elástica e resistente aos sinais da idade. Essas características dão impressão que não é preciso usar protetor solar, mas aí é que está o erro.

Todos os tipos de pele, seja tons mais claros, médios ou escuros, precisam usar diariamente produtos para proteger a pele. O uso do protetor solar é essencial para ter uma vida mais saudável, com todos os benefícios que o produto pode trazer e que vamos contar a seguir.

Cuidados com a pele negra

A melanina ajuda na proteção, mas é importante ressaltar que é necessário o proteger com o produto certo e ter todos os outros cuidados para pele negra, como a manutenção de uma boa rotina de skincare, como já ensinamos a fazer em um post aqui no blog.

Isso porque, como afirma a Dra Lucila, a pele negra também está mais sujeita ao aparecimento de manchas, por exemplo, melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória.  E  o uso de um bom protetor solar e uma rotina de cuidados ajudam na prevenção. 

Saiba como escolher o tipo de protetor solar para pele negra

Há vários tipos de produtos disponíveis no mercado, com várias texturas (creme, gel e até spray). Se houver dúvida de qual o protetor solar indicado para pele negra, a Dra. Lucila diz que a escolha do protetor solar para pele negra deve ser feita de acordo com o tipo de pele, que pode ser seca, oleosa, normal ou mista.

É bom ressaltar que, além dos  tipos de protetor solar, existem diferenças entre os desenvolvidos para a pele do rosto e do corpo. Por isso, é importante o uso de protetor solar para pele negra específico para cada parte exposta.

A Dr. Lucila conta que as glândulas sebáceas (que produzem o sebo) são mais numerosas na face do que nas outras partes do corpo. Por esse motivo, no rosto é melhor usar um protetor solar facial com filtro solar oil free e não-comedogênico, que tem uma textura leve e não deixa aquela sensação de “pele melada”.  

Já para o corpo é recomendado o uso de protetor solar corporal de acordo com as atividades do dia a dia. Se for para uma exposição por um longo período, como praia e piscina, a reaplicação do produto se faz necessária com mais frequência.

O problema dos resíduos brancos

Um desafio bastante comum está relacionado ao fato de que a maioria das opções disponíveis no mercado deixam resíduos brancos, que alteram a cor da pele. Uma solução comum é escolher por filtros com cor – que também gera a dificuldade de encontrar a cor certa.

Outra solução é escolher um protetor solar transparente. Embora existam poucas opções realmente satisfatórias hoje em dia, tecnologias inovadoras estão surgindo com produtos que podem simplesmente revolucionar o mercado. Fique de olho no nosso blog para receber sempre as novidades do universo de skincare.

Benefícios e aplicação do protetor solar para pele negra

Há protetor solar para pele negra que, além de proteger, ao mesmo tempo também hidrata, trata e cuida com fórmulas tecnológicas para facilitar o dia a dia, com uma melhor cobertura e espalhabilidade de produto.

A aplicação deve ser feita no rosto e corpo limpo e seco. Na face e colo, recomenda-se massagear o produto nas pontas dos dedos e aplicar com movimentos circulares, de dentro para fora. No corpo, o protetor solar para pele negra deve ser espalhado em todas as partes.

E, uma vez que grande parte dos brasileiros concordam que usar protetor solar diariamente é necessário para prevenir o câncer de pele, apenas 37% têm o hábito presente na rotina. Ou seja, quase 70% não possui os cuidados no dia a dia, um dado preocupante, afinal, o câncer de pele é o tipo mais comum da doença no Brasil.

Assim, é válido ressaltar que o uso correto do produto ajuda na prevenção do fotoenvelhecimento, manchas, queimaduras do sol, flacidez e rugas. Por isso, o protetor solar para pele negra deve ser usado sempre e com reaplicação durante todo o dia, independentemente se estiver exposto ao sol ou não.

Dicas de uso de protetor solar para pele negra

Não tem segredos na hora de usar o protetor solar, mas há dicas preciosas que podem melhorar a eficácia do produto e aplicação na sua pele. Dá uma olhada nessas recomendações:

  • Use protetor específico para rosto e outro para corpo;
  • Opte por fórmulas transparentes e com tecnologia para melhor espalhabilidade;
  • Se for fazer uma make, aplique o protetor solar antes do primer,
  • Se for tomar sol, reforce o produto na nuca, mãos, orelhas e dorso dos pés;
  • Aplique 1/2 colher de chá por região, para cobrir bem, garantindo a proteção;
  • Reaplique o protetor a cada duas horas se estiver sob alta exposição ao sol,
  • E duas vezes ao dia, se a exposição for baixa.

Cuide-se para ter uma pele bonita e saudável

Esperamos que este artigo tenha mostrado a importância do uso de protetor solar para pele negra e que todas as nossas dicas facilitem ainda mais a sua rotina de autocuidado. Agora, não há mais dúvida: sim, a pele negra precisa de protetor solar.

Dra. Lucila D’Amico – CRM 52-782912-RJ

@dralucilapovoa

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung