Conheça os mitos e as verdades sobre o protetor solar

Início » Skincare » Conheça os mitos e as verdades sobre o protetor solar

Quem se preocupa com a pele, já cansou de ouvir que existe uma etapa de skincare que não dá pra abrir mão: a proteção solar. Sabemos que este tema sempre vem acompanhado de dúvidas. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a entender melhor e diferenciar mitos e verdades sobre o protetor solar.

E, uma vez que grande parte dos brasileiros concordem que usar protetor solar diariamente é necessário para prevenir o câncer de pele, apenas 37% têm o hábito presente na rotina. Ou seja, quase 70% não possui os cuidados no dia a dia, um dado preocupante, afinal, o câncer de pele é o tipo mais comum da doença no Brasil.

Assim, se torna ainda mais importante conhecer a fundo as funções deste produto, como pode ser visto a seguir.

Quais são as principais dúvidas sobre protetor solar?

Conversamos com a doutora Priscila Just, médica dermatologista, que nos ajudou nessa importante missão. Afinal, as incertezas são várias: pode aplicar o protetor com a pele molhada? Protege mais se tiver cor? Esperamos responder todas essas dúvidas, agora. Vamos lá?

Só precisa usar protetor solar durante o verão: mito.

Este é um mito bastante comum. Sim, é verdade que os efeitos do sol são mais intensos durante o verão, mas a nossa pele está exposta a radiação solar mesmo em dias nublados e épocas mais amenas. Ou seja, o uso de protetor para prevenção e cuidados deve sim ser diário.

É muito importante usar mesmo protetor dentro de casa: verdade.

Sim. Devemos usar protetor solar, mesmo em ambientes fechados. Além da exposição ao sol, outras luzes artificiais também promovem envelhecimento precoce e outros riscos para a pele. Isso vale para lâmpadas, telas de computador e até mesmo a iluminação do nosso celular  

Só precisa reaplicar se entrar na água: mito

 Vamos falar da importância do filtro solar, começando com quem gosta de mar e piscina. “Isso não é verdade. Contudo, só indicamos a reaplicação rigorosa, de uma a duas horas, em situações de alta exposição solar e contato com água, como praia/piscina, ou muita sudorese, como atividade física”, diz Priscila.

Ela explica que nessas situações é recomendado três camadas e reaplicações frequentes do protetor solar físico (o tipo mais comum, encontrado em gel ou creme) ou em bastão, que são mais estáveis. Para pessoas que passam o dia inteiro em ambientes fechados, a orientação é diferente.

“Duas camadas de protetor solar com FPS maior que 50 pela manhã e reaplicação do apenas na hora do almoço está bom, podendo ser, inclusive, na forma de pó de rosto com FPS 50”, complementa a médica.

Filtro solar em spray é menos efetivo: verdade

 O filtro em spray é um dos tipos de protetor solar mais conhecidos e considerados mais práticos, mas atenção: “eles, de fato, são menos efetivos, mas podem ser recomendados para a reaplicação”. Isso porque eles acabam se dissipando muito no ar e não aderindo à pele tão bem quanto os protetores em creme ou gel.

Não é preciso usar protetor em dias nublados: mito

Bem, esta é uma frase muito comum, que realmente não é verdade. “A presença de nuvens tende a atenuar a radiação UV e diminuir a quantidade de radiação em superfície. No entanto, o nível de atenuação pode variar bastante e, nem sempre, a nuvem exerce uma proteção adequada à radiação ultravioleta”, adverte a médica. 

Aliás, em alguns dias, as nuvens podem até fazer com que a radiação seja ainda mais prejudicial à pele. “Em situações particulares de presença de nuvens cumulus ou cirrus, pode acontecer um fenômeno de intensificação da radiação ultravioleta. Usar protetor solar facial durante o dia? Sempre! Inclusive, dentro de casa”, aconselha.

Aplicar protetor solar na pele molhada diminui a eficácia: verdade

 “A aplicação do protetor na pele já molhada diminui a adesão, reduzindo a eficácia. Contudo, existem protetores em emulsão água em óleo (A/O) que podem ser aplicados na pele molhada. Eles são indicados para esportistas aquáticos”, explica Priscila. 

Esses protetores são aqueles mais oleosos, portanto vale lembrar que não são os mais indicados para o dia a dia, tá? Isso também é válido para o protetor solar corporal, que é mais oleoso, não sendo indicado para o uso facial. 

Filtros com cor protegem mais: verdade

 “Simples: porque também protegem contra a luz visível, importante para quem tem alguma condição que piora com exposição luminosa, como melasma, ou que trabalhem com muita luminosidade, como odontólogos e pessoas que utilizam o computador por longas horas”, diz a médica. 

Para quem usa maquiagem diariamente, também existe outra opção. Neste caso, o filtro solar com cor pode ser substituído pelo incolor, utilizado em conjunto com make sobreposta.

Maquiagens com FPS não protegem: isso depende

Nesse caso, é preciso analisar caso a caso. “Há exceções, mas, como regra geral, só recomendamos maquiagens como proteção solar se tiverem FPS maior que 40 e, na forma de retoque, quando a primeira aplicação de protetor solar tiver sido com produto estável, de alta duração, em duas camadas ou mais”. 

Ou seja, na dúvida, vale a recomendação de sempre procurar uma médica dermatologista para prescrever cuidados de proteção solar sob medida para sua rotina e suas necessidades.

Protetor pode causar acnes: verdade

 “Protetor solar pode causar acne pela oclusão que provoca. Caso o paciente apresente pele acneica, ele deve discutir com seu dermatologista se o seu quadro pode estar tendo colaboração do protetor. O ideal é que lhe seja indicado um protetor solar para pele oleosa, adequado para seu caso”, disse a doutora. 

Sempre use protetor solar

Depois dessa verdadeira aula sobre mitos e verdades, a doutora Priscila ainda nos ajudou a entender se, afinal, o FPS se refere ao tempo de exposição ou ao poder do protetor — outra dúvida bastante comum.

“FPS significa Fator de Proteção Solar e reflete a proteção contra a radiação UVB. É uma média que traduz quantas vezes mais radiação você precisa para que a pele fique vermelha em relação à derme sem protetor.”

E, agora que você já sabe todas as mentiras e as verdades sobre um dos mais importantes itens do seu skincare, aposte sempre em produtos confiáveis e não esqueça de passar protetor todos os dias. Assim, você estará protegendo sua pele e deixando-a sempre muitíssimo bem cuidada. 

Dra. Priscila Just – CRM 19653-PE

@priscilajustdermato

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung