Psoríase: tudo o que você precisa saber sobre essa doença de pele

Início » Saúde da Pele » Psoríase: tudo o que você precisa saber sobre essa doença de pele

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a psoríase. Esta é uma doença de pele bastante comum nos dias de hoje, costuma gerar incômodos e, até mesmo, constrangimentos. Por isso, convidamos a médica dermatologista Dra. Lucila D’Amico Póvoa para nos ajudar a explicar tudo sobre esta questão.

É importante dizer logo que, se você desconfia que está com sintomas de psoríase, o ideal é procurar uma dermatologista assim que terminar de ler esta matéria, tudo bem?

O que é a psoríase?

Talvez, você já tenha alguma ideia, mas ainda não tenha certeza de o que é psoríase. Tratam-se de manchas avermelhadas ou rosadas na pele, que descamam, coçam e costumam estar acompanhadas de pontos brancos.

“As lesões típicas são placas bem delimitadas, avermelhadas e que descamam bastante. Os locais mais frequentes são os cotovelos, os joelhos, o couro cabeludo e a parte de baixo das costas, na região lombar”, afirma a Dra. Lucila D’Amico Póvoa.

Existem fatores externos que podem contribuir para o surgimento ou a piora da psoríase, como, por exemplo, estresse, clima, uso de alguns medicamentos, infecções, substâncias como cigarros e consumo de álcool em excesso.

A médica nos disse ainda que “a psoríase apresenta dois picos de incidência: entre 20 e 30 anos de idade e após os 50”. Mas esses são somente os auges, pois ela pode ocorrer em qualquer faixa etária. A verdade é que a doença é mais frequente quando as pessoas estão perto dos 30 anos, em quase 75% dos casos.

Importante: psoríase não é contagiosa

Uma dúvida muito frequente é se a psoríase é contagiosa. Apesar de ser uma doença muito comum, que apresenta coceira em 80% dos casos, ela não é contagiosa, como explica a Dra. Lucila:

“A causa da psoríase ainda é algo desconhecido, mas podemos afirmar com absoluta certeza que ela não é contagiosa. Sabemos que pode estar vinculada a fatores como o sistema imunológico, as interações com o meio ambiente e a suscetibilidade genética”. 

É realmente muito importante entendermos que esta não é uma doença contagiosa, pois existe muito preconceito a respeito da psoríase. Consequentemente, muitas pessoas sofrem de exclusão social e diversos tipos de constrangimentos que podem ser evitados.

Artrite psoriásica

Existe uma parcela de cerca de 10% a 20% dos pacientes com psoríase que podem vir a apresentar a artrite psoriásica. Nestes casos, a doença começa, normalmente, na pele e, eventualmente, pode se desenvolver como inflamação nas articulações. 

Esta é uma variação mais séria da psoríase que, embora seja mais rara, muitas pessoas acabam não conseguindo diagnosticá-la antes que ela se agrave. Assim sendo, já sabe: ao menor sinal, procure por um especialista.

Existe um tratamento? 

Você deve estar se questionando: psoríase tem cura?”. Apesar de a doença não ter uma recuperação definitiva, a médica nos falou que os tratamentos atuais alcançam excelentes resultados, com remissão prolongada e melhoria no dia a dia, se o paciente for cuidadoso. 

“O tratamento é realizado de acordo com a classificação da forma, da extensão, da gravidade do tipo de psoríase e de acordo com o grau de acometimento da qualidade de vida do paciente”, explica a doutora. 

Dicas para lidar com a psoríase

Se você precisa conviver com esta doença de pele, temos boas notícias: apenas alguns pequenos cuidados diários fazem toda a diferença na vida das pessoas com a enfermidade, podendo melhorar ainda mais os resultados do tratamento da psoríase.

“Como medida geral, recomendamos o uso de óleos e outros emolientes para ajudar na remoção das escamas, pois, a pele deve estar sempre bem hidratada. Deve-se, ainda, evitar esfregá-la muito com sabonete durante o banho”, nos contou Lucila.

Tomar banho de Sol com moderação também é importante, já que a luz solar melhora a psoríase. “O paciente deve evitar o uso de alguns medicamentos, álcool, drogas e cigarros. A prática de atividade física é recomendada e ajuda no manejo do estresse, que piora a doença”, complementou a doutora.

Para finalizar essa série de dicas, a dermatologista também nos deixou mais algumas observações muito importantes sobre como cuidar da psoríase. Dá só uma olhada:

  1. um estilo de vida mais saudável pode ajudar na diminuição da progressão ou na melhora da psoríase;
  2. pessoas que possuem histórico familiar da doença devem ter atenção redobrada;
  3. esteja sempre atenta aos sinais. Se perceber qualquer um dos sintomas, procure um dermatologista depressa,
  4. quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, mais fácil será o tratamento.

Enfim, preste sempre muita atenção ao próprio corpo. Se, eventualmente, você notar os sintomas da psoríase, procure uma dermatologista sem pensar duas vezes, mas pode ficar tranquila, sabendo que esta não é uma doença contagiosa. 

Dra. Lucila D’Amico – CRM 52-782912-RJ

IG: @dralucilapovoa

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung