O que você precisa saber sobre bula e rótulo de cosméticos

Início » Saúde da Pele » O que você precisa saber sobre bula e rótulo de cosméticos

Você tem o costume de ler rótulo de cosméticos? Muitas pessoas ainda não sabem, mas as bulas não são exclusivas dos medicamentos. Os produtos que usamos para cuidar da nossa pele também possuem instruções, recomendações e, em alguns casos, restrições. 

Qual a importância de ler a bula e o rótulo?

Quantas vezes entramos em uma farmácia em busca de cosméticos, compramos o produto, chegamos em casa, tiramos da embalagem e simplesmente começamos a usar? E quantos rótulos de cosméticos vão parar na lixeira junto com as caixas? 

Foi pensando nesse cenário tão comum que decidimos ouvir uma médica especialista e investigar a fundo qual é a real importância das bulas e rótulos de cosméticos e dermocosméticos

“Além das instruções de uso, a bula e o rótulo também fornecem análise de composição do cosmético, que pode ajudar a prever se o produto pode causar alguma alergia em um ou mais tipos de pele”, explica a Dra. Jackeline Mota. 

Esse é um ponto muito importante, pois os produtos dermocosméticos podem, sim, trazer algumas consequências indesejadas. E é sabendo disso que os fabricantes fornecem bulas para seus produtos, buscando deixar claro as propriedades deles e as possibilidades  —  e probabilidades  — de reações adversas.

“Mas eu prefiro não saber”

Isso é muito mais comum do que se pode imaginar. Muitas pessoas simplesmente evitam ler a bula e os rótulos de produtos cosméticos para não acabar encontrando alguma reação adversa que possa ser prejudicial de alguma forma. 

Nós entendemos o receio e sabemos como pode ser chato descobrir que a composição química dos cosméticos que gostamos possa vir a dar alguma reação negativa em nossa pele, mas não podemos deixar de lado essas precauções.

Infelizmente, ignorar a bula de um cosmético não torna ninguém imune a reações alérgicas, por exemplo. A Dra. Jackeline Mota vai além e diz que só é possível saber se temos alergias a determinadas composições de cosméticos se nos expusermos a elas por meio de contato e bateria de testes.

As vantagens de ler a bula

Agora começam as boas notícias. A bula e o rótulo de cosméticos também apresentam as estatísticas das reações adversas. E olha só: essas estatísticas são muito pequenas.

Isso porque os fabricantes de cosméticos mais sérios seguem critérios bastante rígidos para conseguirem entrar no mercado. “Daí a importância de somente usarmos produtos certificados pela ANVISA, dentro do prazo de validade e sempre seguindo as instruções de uso”, nos lembra a dermatologista.

Mas o que é a ANVISA?

ANVISA é uma sigla que significa Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Trata-se de um órgão que serve para, entre outras coisas, promover a proteção da saúde da população através da vigilância sanitária. 

Por isso, vale a pena deixar bem claro: mais do que apenas ler rótulo de cosméticos ou mesmo a bula, é muito importante confiarmos apenas em produtos que estejam devidamente cadastrados junto à ANVISA. 

Como identificar uma reação alérgica?

“É preciso saber diferenciar o que é uma alergia de uma ação normal do cosmético. Certos produtos voltados para a renovação da pele, por exemplo, podem promover descamação acentuada”, diz a doutora.

Algumas vezes, um processo desses de descamação, conforme o exemplo, pode ser confundido com alergia, mas o motivo real pode ter relação com a época do ano ou com uma maior sensibilidade pontual da pele. 

Em resumo, a médica diz que reações alérgicas são manifestações diferentes daquelas descritas na bula. Ela separa a reação alérgica em dois grupos fundamentais:

  1. Dermatite de contato irritativa, que é a mais frequente e ocorre logo após o contato do produto com a pele, sem envolver o sistema imunológico,
  2. Dermatite de contato alérgica, mais rara e que ocorre conforme predisposição da pessoa, sendo iniciada após contato prévio com o produto em questão.

Em ambos os casos é preciso suspender o uso do produto e consultar um dermatologista. Nessa consulta, é sempre uma boa ideia levar consigo a bula ou pelo menos o rótulo do cosmético.

Escolha sempre produtos de qualidade

Esperamos que você tenha entendido que usar e aproveitar os benefícios do produto é tão importante quanto saber como usá-lo. Para isso, é só ler com atenção tanto o rótulo de cosméticos quanto a sua bula. Na dúvida, aposte em produtos de qualidade e procure a opinião de uma especialista.

Dra. Jackeline Mota – CRM 80714-SP

@dicas.da.dra.jacke

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung