Yoga: os benefícios para o corpo, mente e pele

A atividade física muda totalmente a nossa rotina e, quando estimula o corpo, a mente e a alma, os resultados aparecem até mesmo na pele, sabia? Nesta matéria vamos falar sobre essa prática que se chama Yoga. 

Nós conversamos com a dermatologista e nutricionista Dra. Jaqueline Mota, que nos contou curiosidades sobre o tema, resultados e benefícios do Yoga quando ele é praticado de forma disciplinada.

mulher praticando yoga

O que é Yoga e para que serve?

Esta é a pergunta que todo mundo quer saber. Mas afinal, o que é Yoga? A resposta é simples: uma prática criada há mais de 5 mil anos por indianos e que une uma mudança de atitude mental, educação alimentar, técnicas de respiração (pranayama), de postura (asanas) e meditação.

Os Yogis, como são chamadas os praticantes, têm essa atividade como uma filosofia de vida, seja de forma individual ou coletiva, fazendo Yoga em casa, ao ar livre, em academias ou escolas especializadas.

Uma forma de responder “O que é Yoga e para que serve?“, é apresentando alguns dos benefícios dessa prática milenar. Eles são diversos e agem diretamente no corpo, na mente e até nossa na saúde, no geral:

  • Com os exercícios físicos, temos mais firmeza, força e elasticidade;  
  • Com a meditação é possível adquirir mais clareza e autoconhecimento, 
  • E com novos hábitos alimentares, dá pra ter mais saúde para o dia a dia.

alimentação saudável

Saiba por que o Yoga pode trazer mais qualidade de vida

A Dra. Jackeline Mota, médica e dermatologista, afirma a importância de saber que o estilo de vida levado aqui no Ocidente gera um estado de ativação constante em nosso corpo, especificamente no sistema nervoso.  

E essa ação tem uma consequência direta no nosso corpo. Esse estado revela o estresse, com o aumento do cortisol, o qual causa dano oxidativo, diminui a produção de energia pelas mitocôndrias e aumenta a degradação do colágeno.

Jackeline também conta que todos esses mecanismos associados aos fatores ambientais, como radiação ultravioleta e poluição do ar, fazem com que tenhamos o envelhecimento precoce da pele, causando um aspecto indesejado e menos saudável. E é aí que o Yoga entra com soluções.

Como o Yoga ajuda a melhorar a pele?

O Yoga regula o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, diminuindo o tônus simpático que leva ao estresse. Em outras palavras: a prática constante do Yoga reduz os nossos níveis de cansaço, ansiedade e estresse.

E essa diminuição traz efeitos maravilhosos, como a melhora do sistema antioxidante do corpo, aumento de genes antioxidantes, inibição da morte celular e aumento da expressão de genes relacionados ao envelhecimento da pele.

A  Dra. Jackeline complementa dizendo que a atividade faz tão bem para todos nós que ajuda até na diminuição do aparecimento de inflamações e da glicação (um processo do corpo que causa problemas vasculares especialmente em diabéticos).

Esses são alguns benefícios atingidos pela disciplina e repetição diária de asanas e pranayamas. E todos os resultados na pele ficam ainda melhores se aliarmos com outros momentos de autocuidado como, por exemplo, uma rotina de skincare e uma boa alimentação.

Como o Yoga pode ajudar a mente?

Mulher praticando yoga

A prática pode ajudar a reduzir e evitar danos de doenças contemporâneas e, por isso, ganha cada vez mais adeptos, que buscam soluções na yoga para ansiedade,  diminuir o estresse, combater depressão, melhorar a qualidade do seu sono, aliviar dor crônica.

A experiência individual pode revelar, por meio da meditação, o equilíbrio do corpo e da mente. E é sempre preciso lembrar que a nossa saúde interna reflete diretamente na pele, que é o maior órgão do corpo humano.  

Pratique todos os dias

É importante ressaltarmos que, para um envelhecimento saudável tanto do corpo quanto da mente, o ideal é fazer atividade física cinco vezes por semana, por no mínimo 30 minutos diários, afirma a Dra. Jackeline, que é praticante da atividade.

E, como boa Yogi, compartilha dicas de ouro com a gente: as posições que mais ajudam a combater o envelhecimento precoce são a Sirsasana (“pouso sobre a  cabeça”), a Kapotasana (“rei pombo”) e Trikonasana (“triângulo”)”.

Ficou com vontade de praticar Yoga? Aproveite que agora você conhece muitos benefícios dessa atividade, estenda o tapete no chão e comece a praticar seu yoga matinal – ou em qualquer outro horário de sua preferência. O importante é fazer corretamente as posições e, principalmente, desenvolver seu autoconhecimento. 

 

Dra. Jackeline Mota – CRM 80714-SP

@dicas.da.dra.jacke

 

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