Mitos e verdades: saiba tudo sobre Vitiligo

Moça com vitiligo
Início » Saúde da Pele » Mitos e verdades: saiba tudo sobre Vitiligo

O vitiligo é uma condição que faz com que sua pele perca cor ou pigmentação. Áreas brancas lisas ou claras chamadas máculas, ou manchas aparecem em sua pele. Geralmente começa nas seguintes áreas: rosto, mãos, antebraços e pés. O tratamento não é obrigatório, é possível viver com essa condição sem preocupações, mas ele está disponível se você não gostar das mudanças no tom da sua pele.

As dúvidas sobre  Vitiligo são constantes em consultórios médicos e em sites de pesquisas. Mas, antes de começarmos, vale muito a pena dizer que muitas pessoas convivem com vitiligo de forma tranquila. É plenamente possível ter vitiligo e sentir-se bem com a própria pele.

Por isso, trouxemos aqui um guia, com mitos e verdades, para te informar sobre esta condição. Conversamos com a dermatologista Bruna Rezende, que nos contou de forma simples e fácil sobre o tema. Bateu a curiosidade? Leia abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

O que é vitiligo?

Já se perguntou sobre a doença e não teve acesso a ninguém que explicasse com certezas e conhecimento técnico a respeito? A Dra. Bruna Rezende nos contou o que é Vitiligo e mais curiosidades sobre pessoas portadoras e tratamentos que podem contribuir para uma vida mais prazerosa com a própria aparência.

Segundo a dermatologista, Vitiligo é a destruição adquirida dos Melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, o pigmento que dá cor à pele), resultando em manchas brancas. As lesões são geralmente simétricas e bilaterais, e podem evoluir para outras áreas do corpo, principalmente nas áreas de trauma. A condição ocorre quando o sistema imunológico do seu corpo destrói os melanócitos. 

Existe uma predisposição genética para ter Vitiligo. Geralmente, esta condição acontece igualmente entre homens e mulheres, sendo que 50% dos casos surgem antes mesmo dos 20 anos de idade. Essa condição comum na pele afeta entre 0,5% e 1% da população mundial. No entanto, muitos casos podem não ser relatados, e alguns pesquisadores sugerem que a condição pode afetar até 1,5% da população. Embora a condição possa ser mais perceptível em pessoas de pele escura, ela ocorre com frequência semelhante em todos os grupos étnicos.

Vitiligo tem cura?

Mulher com vitiligo

Muitas pessoas se perguntam se Vitiligo tem cura. Não existe cura para o vitiligo, mas há um tratamento adequado que pode auxiliar o paciente a conviver com as manchas na pele de forma mais saudável, evitando futuras complicações.

Vitiligo tem complicações para quem é portador?

Verdade, a Dra. Bruna Rezende afirma que isso existe devido a maior chance de queimaduras solares, e também pode estar associado a distúrbios auto-imunes. 

Por isso, é sempre necessário fazer acompanhamento com um profissional de dermatologia que você tem confiança e que vai tratar da sua pele com atenção específica, indicando os melhores tratamentos de acordo com sintomas de Vitiligo. 

Vitiligo é contagioso? 

A falta de informação sobre o tema é um dos grandes motivadores da discriminação que portadores de Vitiligo passam. Porém, graças ao acesso de informações com credibilidade, como esta matéria com a dermatologista Bruna, procura-se educar de forma inclusiva, principalmente sobre o que causa Vitiligo.

A médica afirma que o Vitiligo não se pega através do contato entre pessoas. Ao contrário do que muitos acham, também não é causado por estresse. Essa condição pode ser desencadeada em quem tem predisposição genética. O vitiligo às vezes ocorre em famílias, mas o padrão de herança é complexo porque vários fatores causadores estão envolvidos. Cerca de um quinto das pessoas com essa condição tem pelo menos um parente próximo que também é afetado.

Porém, é importante pontuar que, apesar de existir o fator genético, isso não significa que seja algo hereditário: há pessoas com vitiligo que não têm parentes com a mesma condição. Curioso, não é?

Qual o melhor tratamento para quem tem vitiligo?

O tratamento de Vitiligo pode ser muito eficaz. Bruna conta que, por causa das individualidades de cada paciente, não há uma regra para todos, mas geralmente o tratamento segue uma de duas estratégias: deter a progressão da doença ativa, limitar a área envolvida pela despigmentação ou repigmentar as áreas brancas.

Como não há causa definida, não tem como prevenir (existe uma predisposição genética, como dissemos). Por outro lado, o tratamento envolve fotoprotetor, corticóide tópico ou sistêmico, psoralenos, luz ultravioleta e cirurgia. 

Cuidados recomendados para quem tem Vitiligo

As recomendações de cuidados com a pele para pessoas portadoras de Vitiligo são, principalmente, proteger a pele, usando, de forma disciplinar, protetor solar diariamente, em todo o corpo, indica a médica Bruna Rezende.

Ela nos contou que os pacientes têm muito medo de ter queimaduras, câncer de pele e ter o corpo todo acometido. Por isso, além dos cuidados acima, é importante fazer um acompanhamento de tratamento com dermatologista.

Para complementar esse cuidado, dá uma olhada em todos os mitos e verdades a respeito do uso do filtro solar que escrevemos também aqui no blog. Olha só essa matéria especial.

E, para fechar, existe uma série de pessoas que convivem com vitiligo de forma harmônica. Aceitar que a condição existe pode ser o primeiro passo para uma relação mais saudável com a própria pele. Aproveita e vem dar uma olhada nessa conversa super especial que aconteceu no nosso Instagram.

Rotina de skincare para pele com vitiligo

O primeiro item necessário em uma rotina de skincare independente das condições na pele, é o protetor solar. Esse item é primordial, ainda mais para pele com vitiligo. Para isso, nós recomendamos o protetor solar Facial Essential FPS 50, que conta com uma combinação de filtros eficientes, estáveis e potentes que, não só protegem a pele contra os raios solares UVA e UVB, como também agem contra o acúmulo de substâncias poluentes, dando um sentido mais completo à palavra “proteção”.

O segundo item indispensável é um hidratante de boa absorção para a sua pele. A hidratação é uma etapa que está muito ligada à saúde da pele, pois ela fortalece a barreira de proteção natural, camada que atua como um escudo que preserva a derme de agentes externos, como a poluição e o clima, e evita a sensibilidade. A linha Hydra é excelente para peles com vitiligo, pois a linha é composta por 3 produtos diferentes, um para cada tipo de pele e tem o poder de atuar por até 72 horas.

Por último, mas não menos importante, vem o sabonete facial Gentle Cleanser, ideal para higienização facial diária, esse sabonete proporciona uma pele mais lisa e hidratada desde a primeira aplicação. 

Fazer um skincare diário e manter o equilíbrio da microbiota da sua pele é essencial para garantir uma cútis saudável e hidratada. Sendo assim, se você tem ou conhece alguém que possua vitiligo, atente-se sempre a importância de fazer uma rotina diária de cuidados. 

Procure sempre por informações de qualidade

Nós esperamos que esta matéria, com as considerações da dermatologista Bruna Rezende, tenha tirado todas as suas dúvidas a respeito de Vitiligo. Agora, que tal compartilhar esse texto com todas as pessoas da sua rede e ajudar a divulgar cada vez mais informações verdadeiras a respeito desta condição? Compartilhe. 

Aqui no blog da Beyoung nós tiramos todas as suas dúvidas acerca do tema saúde da pele e várias outras questões que englobam estilo de vida e bem estar. Acesse o nosso blog e confira diversas outras matérias como essa e esteja sempre antenado no que vem acontecendo nesse universo.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung