Vegano e Cruelty Free: conheça suas diferenças

Início » Smart Beauty » Vegano e Cruelty Free: conheça suas diferenças

Nomes que vem ganhando cada vez mais espaço nos rótulos de cosméticos, vegano e cruelty free não necessariamente andam sempre juntos. Mas você sabe o que eles significam?

Ainda que esses termos representem mais cuidados e proteção aos animais, existem grandes diferenças entre estes dois termos e, para saber mais sobre eles, conversamos com o Emiro Khury, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Beyoung.

E é válido destacar, desde o início, que bem mais que uma marca de beleza, somos uma empresa de cuidados e isso se aplica também para o mundo que nos cerca. Por isso, da matéria-prima ao produto final na sua prateleira, nenhum dos nossos produtos é submetido a qualquer tipo de teste animal. 

Continue a leitura para conhecer mais sobre essas definições e suas diferenças.

Afinal, o que é veganismo?

O termo “vegano”, cada vez mais popular, teve sua origem em 1944, no Reino Unido, criado para simbolizar um estilo de vida contra a exploração dos animais, seja com alimentos, roupas ou cosméticos.

Existem ainda outros estilos de vida relacionamos ao veganismo, como o vegetarianismo – não consome carnes mas pode consumir outros derivados de origem animal – e o lacto-vegetarianismo, não consomem carnes ou ovos, mas em sua dieta podem entrar derivados como manteiga, leite e iogurte.

Sendo assim, quando um produto possui um rótulo que o define como vegano, isso representa que não foi usado nenhum tipo de matéria-prima de origem animal em sua composição, como mel e cera de abelhas, por exemplo.

E o que é cruelty free?

O termo “cruelty free” (livre de crueldade), representa que determinado produto não empregou animais ou seus derivados tanto no desenvolvimento dos ingredientes quanto nos testes do produto.

Emiro Khury conta que um cosmético cruelty-free e um vegano andam juntos, mas podem ser diferentes para o mercado.

Ou seja, produtos veganos sempre serão cruelty free, e produtos cruelty free podem ser veganos, mas não necessariamente, já que não existem testes nem ingredientes vindos de origem animal em sua composição. Para nós, o que importa é que para ser cruelty free não faz sentido usar ingredientes que podem ser causa de crueldade aos animais. 

Cosméticos veganos e os cuidados com a pele 

Dúvida frequente quando o assunto são produtos veganos, muitas pessoas acreditam que justamente por não serem de origem animal, eles representam mais cuidados com a pele, mas isso não é necessariamente verdade.

Cosméticos veganos têm relação com o estilo de vida e os valores que os consumidores priorizam, como citado anteriormente. Sendo assim, “do ponto de vista toxicológico, tanto eles quanto produtos comuns devem ser igualmente seguros e eficientes para as pessoas”, afirma Emiro Khury. 

As diferenças entre cosméticos veganos e orgânicos

Por não serem testados em animais, nem conter derivados em suas fórmulas, é comum achar que cosméticos veganos também sejam orgânicos, no entanto, existe uma diferença entre suas composições.

Segundo Emiro, um produto orgânico é feito a partir de ingredientes naturais oriundos da agricultura orgânica, cultivados sem adubos químicos ou agrotóxicos. Então “vegano” tem relação com o respeito aos animais e “orgânico” ao meio ambiente e ao ecossistema.

Assim, é possível compreender que, apesar de ambas serem opções mais sustentáveis, não significa que cosméticos veganos sejam necessariamente orgânicos, uma vez que essas denominações não andam sempre juntas.

Se não sigo o veganismo, por que escolher produtos veganos?

Ao considerar que cosméticos e outros produtos veganos são uma opção que possuem ingredientes selecionados, ao escolher adquiri-los, você escolhe também contribuir para causas de bem-estar dos animais.

Com novas tecnologias, esses produtos se tornam cada vez mais acessíveis e comuns nas prateleiras. Dessa forma, é possível incluir alguns deles em sua rotina, ainda que não seja para se tornar vegano.

E Beyoung, é vegana e cruelty free?

Sim, Beyoung é uma marca vegana e cruelty free. E, ainda que conte com outros fabricantes para o desenvolvimentos dos cosméticos, as fórmulas, testes de segurança e de eficácia são de nossa inteira responsabilidade, acompanhados internamente de forma minuciosa, para garantir que um produto 100% vegano e cruelty free chegue até você.

Sabemos que sentir-se bem vai além de enxergar uma beleza poderosa no espelho, por isso queremos que as pessoas também se inspirem com nossos produtos e vivam com a consciência tranquila diante das suas escolhas. 

Além disso, buscando tecnologias eficazes e que beneficiem o bem-estar do mundo como um todo, Beyoung sempre solicita certificados de origem das matérias-primas para os todos os parceiros, atestando assim que nossas fórmulas sejam livres de testes em animais e práticas que envolvam crueldade com os mesmos.

E ainda de acordo com Emiro Khury, a empresa segue trabalhando na certificação de todos eles através de uma entidade internacional que representa e estimula o respeito à vida e a segurança dos animais. Assim, ao adquirir cosméticos da marca, além de criar novos hábitos de cuidado pessoal, você escolhe uma opção que se preocupa com a preservação da natureza e com a seleção dos melhores ingredientes.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung