Beyoung e a sustentabilidade

Início » Smart Beauty » Beyoung e a sustentabilidade

Em meio a tantas mudanças e desafios, tomamos a decisão de estender a nossa filosofia de cuidados também ao meio ambiente. Afinal, acreditamos que cuidar do planeta também é cuidar de si. Então, que tal batermos um papo sobre sustentabilidade?

E em nossa jornada para nos tornarmos uma empresa cada vez mais consciente, iniciamos uma nova parceria com a eureciclo. Para apresentar essa novidade, convidamos Cinthia Nogueira, analista de marketing de conteúdo, que vai nos ajudar a explicar todos os processos de cuidados com o meio ambiente.

Os primeiros passos

Antes de falarmos sobre a eureciclo e o modelo de compensação ambiental, precisamos falar sobre as pequenas mudanças que já aconteceram. Não é novidade que estamos cheios de mudanças motivadas por nossa vontade de simplificar a relação das pessoas com a beleza. Aproveitamos esse momento para repensar as nossas embalagens e transformá-las em uma opção mais sustentável. 

Mudanças em embalagens

Assim, começamos com a recente mudança de acabamento das nossas embalagens. Antes, todos os cartuchos eram protegidos e revestidos com um filme plástico. E essa película acabava dificultando um pouco a reciclagem, porque precisava de um processo específico para separar o filme do papel. 

Então, substituímos o acabamento dos novos cartuchos por um verniz mais sustentável e que facilita o processo de reciclagem. Aproveitamos a mudança para garantir que todo o material seja 100% reciclável. E, para otimizar o processo de reciclagem, também damos preferências a frascos de vidro, em vez de plástico. 

eureciclo

Agora, começamos uma nova parceria: adotamos o selo eureciclo e estamos atuando com um modelo de compensação ambiental. Talvez você esteja se perguntando: “Mas o que é eureciclo e de onde essa empresa surgiu?”. A Cinthia nos conta.

Origens

Em 2014, Thiago Pinto, estudante de MBA em Northwestern Kellogg School of Management, viu nos baixos índices de reciclagem e na marginalização dos atores da cadeia uma oportunidade de atuação.” 

“Isso deu origem a um projeto para rastreamento de resíduos que viria a revolucionar a forma como administramos os resíduos sólidos por meio de uma solução de logística reversa atualmente consolidada no setor.”, conclui. 

Impacto

A Cinthia também nos explicou que mais de 90 mil toneladas de embalagens descartadas por consumidores foram destinadas à reciclagem, e os operadores e cooperativas que realizam essa coleta e triagem foram remunerados por esse serviço, através da eureciclo. 

Quando falamos sobre futuro e objetivos, ela ainda nos respondeu: “A nossa maior ambição é conseguir ultrapassar as metas de reciclagem definidas na América Latina até o ano 2023.” Muito legal, né?

Compensação ambiental

O nosso compromisso atual consiste em reciclar, de forma ambientalmente adequada, uma quantidade de resíduos equivalente às embalagens que colocamos no mercado. Ou seja, financiamos a coleta e reciclagem de um material equivalente a 100% do lixo que geramos. 

Vamos dar um exemplo simbólico: se, em um mês, geramos 100 kg de papelão com embalagem, caixa de envio, e tudo mais, financiamos a coleta e a reciclagem de 100 kg de papelão de outros lugares. Assim, a quantidade de resíduos que geramos é a mesma quantidade que reciclamos. 

Escolhemos esta parceria com a eureciclo porque não queremos neutralizar apenas o impacto das nossas embalagens, mas dos nossos processos como um todo – considerando também as caixas de transporte e todo o resto. 

Como funciona?

Nas palavras da Cinthia: “Certificamos para empresas a logística reversa de embalagens através da compensação ambiental. Isso significa que todas as marcas que comercializam produtos com embalagens e que, portanto, precisam cumprir com a logística reversa no Brasil, podem fazer isso através de um investimento na cadeia que ocorre por meio da compra de Certificados de Reciclagem.”

E ela segue: “Assim, esse investimento é direcionado para que cooperativas e operadores de triagem enviem para reciclagem uma quantidade equivalente a pelo menos 22%, que é o mínimo exigido nacionalmente pela legislação, das embalagens que foram comercializadas.” No nosso caso, optamos pelo pacote de 100% de compensação ambiental. Todo o lixo que geramos vai entrar na conta.

E para onde vai o lixo?

Após as embalagens descartadas percorrem todo o processo e chegarem para os recicladores finais, o material então serve de insumo para gerar diversos novos produtos. Para citar alguns exemplos:

  • Plásticos reciclados podem se transformar em cadeiras ou mesas;
  • O papel será transformado em papel reciclado;
  • Já o alumínio e metal dão origem a novas latas,
  • E os vidros se transformam em novas garrafas e recipientes. 

Sobre o selo eureciclo

As nossas embalagens estão prestes a estampar o selo que indica a certificação de compensação ambiental. Lembrando que isso não significa que essa embalagem em particular será reciclada pela eureciclo.

Embora a parceria já esteja em vigor ainda existem alguns lotes de nossas embalagens que não vão estar com o selo, pois já estavam prontos. E, até para evitar desperdícios, decidimos mantê-los em circulação. Mas não se preocupe: nossas embalagens serão 100% recicláveis e a eureciclo já está trabalhando conosco.

O que será reciclado, de fato, é um material equivalente. Para que elas possam ser devidamente recicladas, as nossas embalagens podem ser descartadas através de coleta seletiva ou na cooperativa mais próxima – e que tal falarmos um pouco mais sobre isso?

Como você pode contribuir com o meio ambiente

Como sabemos que você também pode se interessar em ajudar, pedimos pra Cinthia nos dar uma dica simples de como contribuir com o meio ambiente. Olha só o que ela nos disse:

A principal dica é: separar corretamente os resíduos gerados em casa. Não precisa separar nos quatro grandes grupos (papel, plástico, metal ou vidro). A separação entre secos/recicláveis e úmidos/não recicláveis, já ajuda muito!”

Ela segue: “E uma outra coisa simples, mas que faz toda a diferença, é lavar as embalagens descartadas antes de destiná-las para reciclagem. Isso evita que as condições de vida de cooperativas e operadores se tornem ainda mais insalubres, já que deixar restos de comida e bebidas pode atrair insetos e outros vetores de doenças.”

“Grande parte do que fica sujo ou contaminado por restos de comida não é destinado para reciclagem, pois o custo de limpeza acaba sendo maior do que se ganha com o envio daquele material para a reciclagem. Mas, com esses pequenos cuidados, é possível sim elevar muito as taxas de reciclagem no Brasil.”, finaliza.

Nossas próximas metas

Esperamos que você tenha gostado das novidades. Sabemos que mudanças exigem tempo e bastante trabalho, assim vamos seguir investindo em nossas embalagens para que sejam mais sustentáveis, e possamos nos tornar uma empresa cada vez mais amigável ao meio ambiente.   

Sustentabilidade é um pilar fundamental da nossa marca. A nossa filosofia de cuidados também se aplica para o meio ambiente. E é com essa mentalidade que olhamos para o futuro e nossas ações de agora em diante. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung