Autocuidado não é egoísmo, é amor próprio

Início » Autocuidado e Bem-Estar » Autocuidado não é egoísmo, é amor próprio

Autocuidado, diferente do que muitos pensam, é um sinal de amor próprio, um cuidado voltado para si, para dar atenção à sua qualidade de vida e seu próprio bem-estar, como explica a psicóloga Tamires Carrasco (@psicotamires).

No post a seguir, a profissional traz ainda mais detalhes sobre o que é autocuidado e por que não se deve confundir ele com egoísmo, afinal, é importante se cuidar e estar bem para então poder ajudar os outros.

Como começar com o autocuidado?

Segundo Tamires, emoções, comportamentos e saúde, por exemplo, englobam os campos da vida que precisam de uma atenção especial, para que haja um equilíbrio como um todo. 

E, para que isso aconteça, é importante ter autoconhecimento, ou seja, uma boa compreensão de si. “Olhar para você, para seus pensamentos, emoções e comportamentos, colocando em prática coisas que te fazem bem e deixando de lado as coisas que não te fazem bem e aprender a colocar limites também são formas de autocuidado.”

Como entender a importância e colocar em prática o autocuidado?

De acordo com a psicóloga, com a correria do dia a dia, muitas vezes agimos de forma automática, fazemos apenas o que precisa ser feito, ou seja, as obrigações principais e não olhamos para o que precisamos de verdade. 

“Quando fazemos isso com frequência, existem consequências percebidas em nossa saúde mental, como ansiedade, estresse, sono irregular, cansaço, entre outros fatores. O autocuidado é de suma importância para o nosso bem-estar emocional e físico, e entender isso nos faz levar uma vida com mais qualidade e menos sofrimento”, explica. 

E Tamires destaca também que dedicar um tempo para você já é um autocuidado, bem como fazer terapia, pois ela trabalha o autoconhecimento e acaba sendo uma forma de autocuidado para que você possa focar mais em você, refletir e ter mais conhecimento pessoal e, assim, ela separou 10 formas práticas para você que você já possa começar:

1. Se permita sentir, acolha suas emoções, sinta elas sem julgamentos e, acima disso, aprenda com elas;

2. Faça atividade física (seja qual for a que te agrada mais) pa;

3. Durma bem para sentir benefícios em sua mente e até mesmo em sua pele

4. Deixe de seguir aquele perfil que você segue mas que te faz mal;

5. Tire alguns minutos por dia para ler um livro, ver uma série ou filme do seu gênero preferido;

6. Estude algo que que lhe atraia a atenção;

7. Se alimente de forma mais saudável pois seu corpo precisa de muitas vitaminas;

8. Aprenda a estabelecer limites e a dizer “não” sempre que necessário; 

9. Se afaste de pessoas que não te fazem bem; 

10. Divirta-se com coisas que você gosta e faça skin care diariamente, tirando um tempo para um spa em casa ao menos uma vez na semana.

Se cuidar é importante, então por que se sentir com culpa?

O autocuidado, como explica a psicóloga, é uma demonstração de amor próprio e de cuidado com a pessoa que deveria ser mais importante pra você.

“Sabe porque acreditamos que pode ser egoísmo? Por acreditar que precisamos estar cuidando do outro o tempo todo, mas você já parou pra pensar em como vamos cuidar do outro, se não estamos bem? O que eu vou ter a oferecer? O caminho não é esse, é o inverso. Quando cuidamos mais da gente, consequentemente vamos estar melhor para cuidar do outro e isso vai refletir em várias outras áreas da nossa vida, como no trabalho, nas amizades e com a família.”

Já em uma comparação ainda mais prática, é possível citar o caso das máscaras de oxigênio nos aviões, onde a recomendação é colocar primeiro em você e, então, ajudar a pessoa ao lado, pois sem a sua máscara, como você ajudará mais alguém?

E, ainda de acordo com Tamires, algo importante a ressaltar é não olhar para o autocuidado como mais uma tarefa a ser concluída no seu dia, não se cobre por isso, vá aos poucos, conforme você conseguir, o importante é começar

“Por isso, vou dar uma dica prática pra você começar já: esteja no aqui e agora, esteja presente no momento presente, preste atenção nas coisas simples do seu dia, como almoçar, escovar os dentes, ver televisão… Esteja 100% presente naquele momento.”

Não abra mão do autocuidado, ele é essencial  

Para finalizar, Tamires traz o questionamento: estamos tão acostumados a sempre querer cuidar dos demais que, no final, quem cuida da gente? Cadê a nossa prioridade com nós mesmos? “Quando paramos e começamos a nos olhar com mais carinho e mais zelo, melhoramos nossa autoestima, nosso amor próprio e até nossa saúde física e mental.

Destacando ainda que ter hobbies é algo fundamental, por conta do estresse e cansaço do dia a dia, a psicóloga diz que essas pausas para atividades de lazer se tornam um momento no qual você pode aliviar tensões, sendo um momento seu, que vai te dar prazer e leveza.

E, como dica final, a psicóloga recomenda: “comece a olhar para você com mais cuidado, escolha algo novo para colocar na sua vida, algo que você goste de fazer. Estabeleça um dia e o horário que você irá fazer e coloque como prioridade, não deixe que outros compromissos atrapalhem. O importante é começar, não importa como. Só comece.”

Mas e aí, você já pratica algum autocuidado? Se sim, não deixe de nos contar qual o seu favorito nos comentários a seguir, e se ainda não possui algum em sua rotina, não espere mais e comece hoje mesmo.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung