Saiba tudo sobre antioxidantes para pele

Início » Skincare » Saiba tudo sobre antioxidantes para pele

Uma boa rotina de skincare é composta por produtos de qualidade para limpar, hidratar, tratar e proteger o nosso rosto. São inúmeras fórmulas e produtos disponíveis no mercado que, às vezes, é normal ficar com dúvidas. Por isso, trouxemos um guia prático sobre os famosos antioxidantes para pele.  

Hoje, você vai conferir uma conversa especial com a Dra. Bruna Rezende. A dermatologista nos conta o que é, para que serve, mitos e verdades, onde encontrar e tudo o que você gostaria de saber sobre essas substâncias que nos ajudam a ter uma pele mais saudável. 

O que são antioxidantes e para que servem?

Certamente você já ouviu falar sobre, mas pode não ter achado uma resposta clara sobre o que são antioxidantes. A Dra. Bruna Rezende começou nos contando que estes são ativos que neutralizam radicais livres formados no organismo.

Os antioxidantes para pele combatem os radicais livres que aceleram o envelhecimento, causando o aparecimento precoce de linhas de expressão, manchas e rugas no nosso rosto.

Saiba quais são os tipos de antioxidantes e os benefícios para nossa pele

A Dra. Bruna Rezende diz que existem dois principais tipos de antioxidantes para pele que merecem destaque. O termo pode parecer técnico e complicado, mas calma! Você vai ver que é muito mais simples do que se pode imaginar.

Há os Enzimáticos, que são os antioxidantes naturais para pele produzidos pelo nosso organismo, e os não enzimáticos, que podem ser naturalmente produzidos pelo nosso organismo ou adquiridos pela alimentação ou pelo uso direto na pele, como a Vitamina C, Vitamina E, Beta-caroteno e Flavonóides.

Em relação aos benefícios, a médica conta que a ação dos antioxidantes para pele são inúmeros e refletem diretamente na saúde. Ao combater radicais livres, eles ajudam a prevenir a destruição do colágeno, dando mais elasticidade, e também estimulam a produção de novas fibras. Porém, há mitos e verdades a respeito. 

Veja mitos e verdades sobre antioxidantes para pele

Os produtos antioxidantes para o rosto têm inúmeros benefícios, como falamos acima, porém é importante saber quais são as verdadeiras e as falsas informações para aproveitarmos tudo de bom que ele nos oferece. 

A Dra. Bruna Rezende revela que o melhor antioxidante para pele é realmente a Vitamina C. Isso porque ela tem ação clareadora, melhora a luminosidade e tem ação antienvelhecimento. Porém, é um mito que ela não pode ser usada durante o dia, como muita gente acredita. 

Quando usado de dia, antes do protetor, esse antioxidante para o rosto potencializa a fotoproteção da pele e previne os danos causados pela radiação solar. E, à noite, após a limpeza de pele, elimina os radicais livres e combate diretamente os seus efeitos.

No que diz respeito à alimentação, há alimentos antioxidantes que têm influência direta na saúde da pele. Eles ajudam a prevenir o estresse oxidativo e os danos causados pelos radicais livres. Com a ajuda da Dra. Bruna, nós listamos a seguir alguns antioxidantes e em quais alimentos você pode encontrá-los.

Confira quais os alimentos ricos em antioxidantes para pele 

Sem dúvidas o que comemos e bebemos influencia diretamente na saúde da nossa pele. Porém, há dietas que carregam em sua composição ainda mais benefícios que outras. Por isso, listamos aqui alimentos ricos em antioxidantes para você preparar a lista de compras. Dá uma olhada:

  • Vitamina C: acerola, brócolis, couve, espinafre, kiwi, laranja, limão, manga.
  • Vitamina E: arroz integral, amendoim, gema de ovo, óleos vegetais; 
  • Selênio: aveia, amêndoa, castanha-do-pará, nozes, sementes de girassol.
  • Zinco: cereais integrais, feijões, frutos-do-mar, leite, nozes;
  • Betacaroteno: abóbora, beterraba, brócolis, cenoura, couve, ervilha;
  • Ômega 3: sardinha, atum, semente de chia, linhaça ou óleos vegetais;
  • Cisteína e glutationa: lentilhas, feijões, frutos secos, cebolas, alho.
  • Antocianinas: amora, alface roxa, açaí, berinjela, cebola roxa;
  • Licopeno: goiaba, melancia ou tomate;
  • Bioflavonoides: frutas cítricas, nozes e uvas escuras;
  • Catequinas: chá-verde, morango ou uva;
  • Resveratrol: cacau, uva roxa ou vinho tinto;
  • Isoflavona: semente de linhaça ou soja,
  • Polifenois: frutas vermelhas, frutas secas, cereais integrais, vinho tinto.

Dicas caseiras e tratamentos com antioxidantes

Além da alimentação, a Dra. Bruna afirma que há outras opções caseiras que também são eficientes para conseguir antioxidantes para pele como, por exemplo, máscara de romã. 

A dermatologista diz que o fruto é rico em substâncias antioxidantes e vitamina C e que os grãos podem ser usados para criar um esfoliante feito em casa. Basta moer as sementes e adicionar uma xícara de aveia, juntar duas colheres de mel e misturar. Depois é só aplicar no rosto por alguns minutos e enxaguar em seguida.

Comece a cuidar da sua pele hoje mesmo

Agora que você já sabe para que serve o antioxidante, onde encontrar, de que forma pode ajudar na saúde da sua pele e até uma receita caseira de máscara para o rosto, que tal compartilhar as suas dicas também? Conta para gente sobre a sua rotina de skincare aqui nos comentários.

Dra Bruna Rezende

@drabrunarezende

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung