Atividade física: como começar a praticar em casa

Início » Autocuidado e Bem-Estar » Atividade física: como começar a praticar em casa

Depois de quase um ano de quarentena, com uma pandemia que atingiu praticamente todos os países do mundo, uma coisa é certa: não tem como ficar parado.

Por questões de saúde, para escapar do sedentarismo e liberar endorfina no corpo, o jeito muitas vezes é se movimentar em casa e isso pode ser mais simples do que você imagina.

Para nos ajudar nesse tema, convidamos a Fernanda Queiroz (@fernandaqueiroz), Personal Trainer, para nos ensinar alguns exercícios que podemos fazer em casa, além de dicas infalíveis para motivar o treino. Continue a leitura e anote tudo.

Antes de mais nada: preciso de algum equipamento?

Quando falamos sobre exercícios físicos, uma das maiores preocupações que costumam aparecer é justamente a necessidade de ter algum equipamento em casa, mas Fernanda garante que não.

“Você pode fazer um treino supereficiente usando apenas o peso do corpo e objetos que todo mundo tem em casa, como por exemplo, uma cadeira”, comenta. 

Assim, logo percebemos que praticar exercícios em casa exige, em primeiro lugar, disposição. “O seu corpo é tudo que você precisa para fazer exercícios e ter ótimos resultados”, afirma a Personal Trainer.

Se atente para tomar alguns cuidados

“Mesmo que você acompanhe aulas online, programas de vídeo e coisas do gênero, pesquise o profissional que está por trás de tudo. É muito importante seguir pessoas competentes e confiáveis”, alerta Fernanda.

Dessa forma, é possível saber que quem está ensinando realmente sabe os exercícios corretos, para que você possa segui-los com mais segurança.

Outro ponto fundamental é lembrar que exercícios são importantes em todas as idades e que, quanto antes você começar a fazer, melhor vai ser quando chegar em uma idade mais avançada.

Comentando que nunca é tarde para começar a se movimentar, a profissional recomenda buscar uma atividade que você goste e que respeite seu nível de condicionamento físico, para prevenir possíveis lesões.

Alguns comportamentos já fazem a diferença

Com algumas mudanças no seu dia a dia, já é possível deixar o sedentarismo de lado e Fernanda lembra que você precisa apenas colocar o seu corpo em movimento.

“Subir as escadas ao invés de pegar o elevador, ir a pé em vez de carro, brincar com os filhos, colocar sua música preferida e dançar! Começando assim, você já se sente com mais disposição… Depois disso, foque em uma atividade que lhe agrade e chame um profissional de confiança para te ajudar.”

Ela destaca também que o alongamento faz bem para o corpo, para as articulações, para a musculatura, melhora sua postura e oferece muitos outros benefícios. “Quanto mais vezes na semana você conseguir fazer, melhor!”

“Você pode fazer em casa muitos exercícios que são feitos nas academias também, já que alguns só precisam de adaptação. O mais importante, nesse caso, é fazer a combinação certa de exercícios simples. Com um treino bem montado, você não precisa sair de casa para ter ótimos resultados”, garante a Personal.

Anote essas dicas sobre motivação

Agora que já sabemos que até mesmo dançar ao som da nossa música preferida é um começo para espantar o sedentarismo, é hora de conhecer algumas dicas infalíveis que a Fernanda trouxe sobre motivação para se exercitar. Confira:

  1. Escolha exercícios que você gosta: experimente muitas atividades e se dedique a sua preferida. Fazendo o que você gosta, fica muito mais fácil. Seja dança, yoga, bicicleta, funcional ou corrida, por exemplo;
  2. Tenha um parceiro de treino: uma amiga, mãe, pai ou cônjuge, pode ser qualquer pessoa ou até mesmo ser um grupo no WhatsApp. Você motiva as pessoas e elas te motivam de volta. Ter alguém para compartilhar sua rotina e alguém que te motive a continuar, ajuda muito nessa jornada;
  3. Organização: tenha uma rotina organizada, coloque um horário com os dias certos e tudo mais. A organização ajuda em tudo, desde trabalho, tarefas de casa e até com as crianças. Na sua rotina de exercícios não poderia ser diferente.

E aí, partiu se movimentar?

Afirmando que precisamos fazer algo que gostamos e que nos dê prazer, as dicas da Personal Trainer não poderiam ser melhores, já que mostram que mudando alguns hábitos é possível se movimentar mesmo em casa.

Com pouco, ela indicou que é possível fazer muito, afinal, para abandonar o sedentarismo, só precisamos do nosso corpo, de saúde, motivação e respeitar nossas limitações. Por isso, procure ter uma alimentação equilibrada, beba bastante água e encontre uma dupla para fazer exercícios com você!

Agora nós queremos saber: como anda sua rotina de atividades físicas? Se restou alguma dúvida sobre o tema, não deixe de comentar e lembre-se de fazer alongamentos todos os dias.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung