Como estimular a produção de colágeno para revitalizar a pele

Início » Skincare » Como estimular a produção de colágeno para revitalizar a pele

Quando falamos de cuidados com a pele, existe um tema que é recorrente e provoca cada vez mais debates: o colágeno. Uns querem mais, outros sentem falta e tem gente que nem sabe para o que ele serve. Hoje, vamos desmistificar de uma vez por todas o colágeno e suas funções. 

O que é o colágeno? 

Vamos começar respondendo a principal questão: afinal, o que é colágeno? É uma proteína produzida no corpo humano de acordo com a disponibilidade de outras substâncias, como a Vitamina C. É a proteína mais produzida no organismo humano. Então, se ele é tão produzido, por que existe esse papo de que acaba?

“Após os 25 anos, infelizmente, a produção de colágeno diminui naturalmente em nosso organismo”, explica a dermatologista Isabela Faiad Leiva. Se você já tem mais experiência, deve ter notado que a pele do rosto parece menos elástica e maleável, né?

Apesar de abundante, existem vários tipos de colágeno sendo produzidos por diferentes células no nosso organismo, e a produção geral deixa de ser estimulada conforme envelhecemos, afetando a elasticidade. Agora, o que a elasticidade tem a ver com o colágeno?

A função do colágeno

No geral, a principal função do colágeno tem tudo a ver com promover mais elasticidade e resistência, tanto para a pele quanto para os nossos órgãos. Músculos, tendões e cartilagens precisam de mobilidade e, ao mesmo tempo, de resistência, por isso é essencial a presença desta proteína. 

Na pele, ele “segura” o rosto, desacelerando a flacidez e o surgimento das rugas. Por isso que pessoas mais jovens têm a pele mais lisinha, e conforme envelhecemos, as rugas e linhas de expressão começam a aparecer. Claro, não é só a falta de colágeno que causa o aparecimento dessas marcas. 

“Não posso deixar de citar a exposição a altas temperaturas, uma nutrição rica em açúcar, poluição, falta de sono e estresse, que também têm papel importante na degradação das fibras de sustentação”, comenta a Dra. Isabela. Outros fatores também colaboram, “como a radiação solar, que causa danos ao DNA e induz a morte celular”, completa. 

Como produzir colágeno?

Se a produção de colágeno diminui, existe alguma forma de mantê-la alta? É claro! Um dos segredos-nem-tão-secretos-assim é que a alimentação pode influenciar – e muito! – nessa produção. Alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão e mamão já dão uma bela ajuda no estímulo do colágeno

Outros alimentos que também influenciam são carne, ovos, gelatinas e oleaginosas, como castanhas. A alimentação ajuda de dentro pra fora, mas também podemos encontrar um apoio do lado externo, com produtos que tenham substâncias que estimulam essa produção. 

Conforme sentimos a necessidade da revitalização da pele, principalmente no rosto, vale investir em cremes faciais que tenham essas propriedades. “Buscar produtos contendo ácido glicólico, ácido hialurônico, vitamina C, vitamina E, Zinco e algumas combinações entre elas podem fazer uma grande diferença”, explica a dermatologista. 

Controle do envelhecimento precoce

A nossa pele envelhece, isso faz parte do ciclo da vida. Você não precisa ter medo ou lutar contra, mas para ter um envelhecimento mais saudável, se cuidar é essencial. Não esqueça de sempre estar com o protetor solar em dia. Os raios solares são os principais causadores do envelhecimento precoce do rosto.

O tabagismo também não é uma boa ideia: fumar diminui a irrigação do sangue na pele e altera os níveis de Vitamina C no corpo, um terreno fértil para o surgimento de radicais livres que atrapalham a produção de novas fibras de colágeno. E a essa altura, já deu pra entender como o colágeno é importante, né?

Um colágeno para chamar de meu

Agora você se sentiu animada e quer sair em busca do seu colágeno para pele ideal. Legal, né? Mas calma lá: lembre-se que o colágeno é um produto para o rosto, então é necessário sempre ter uma conversa com a sua dermatologista e escolher as melhores opções para o seu tipo de pele. 

“Tanto cosméticos como procedimentos realizados em consultório médico podem ser excelentes aliados na produção de colágeno, ativando genes de células responsáveis pela produção da proteína e, assim, contribuindo para firmeza e elasticidade da pele”, explica a Dra. Isabela.

Existem alguns tipos de colágeno que são os queridinhos do mercado, como o retinol, poderoso aliado na manutenção da estrutura de sustentação da pele. A sua popularidade – e eficiência – é tanta que muitos produtos na farmácia têm retinol em sua composição. Mas é preciso ter atenção e responsabilidade na hora de usá-lo. 

“Diversos produtos de formulação já pronta contendo retinol em concentrações utilizadas em tratamentos podem ser comprados sem receita médica. Mas, cada um tem sua indicação, sua concentração e seus efeitos colaterais, de forma que buscar orientação antes desta compra é bem importante”, explica a dermatologista.

Mantenha o colágeno em dia

Agora que você já sabe a importância do colágeno, vamos colocar em prática essas dicas? Uma pele linda e saudável é sinônimo de autocuidado. Demonstre todo esse amor que você tem por você mesma e cuide da sua saúde, sem esquecer da sua pele também. 

Dra. Isabela Faiad Leiva – CRM 177708-SP

@isabelafaiadleiva

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung