Como a meditação pode ajudar a sua pele

Início » Autocuidado e Bem-Estar » Como a meditação pode ajudar a sua pele

Temos boas notícias: a meditação, além de ser excelente para o nosso bem-estar, também pode trazer vários benefícios para a nossa pele, sabia?

Na matéria a seguir, vamos explicar qual é a base científica por trás disso, e ainda explicar melhor a relação entre a meditação e a saúde da pele com a ajuda da Dra. Lucila D’Amico Póvoa, dermatologista. Confira a seguir.

Primeiro, o que é meditação?

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é meditação. De maneira simples, trata-se de uma prática muito antiga, com origens orientais. Hoje em dia, é usada dentro e fora de contexto espiritual, com praticantes dos mais diversos perfis, no mundo todo.

A meditação faz parte de um universo muito rico, com diversas abordagens e técnicas das mais variadas. Mas o que essas abordagens têm em comum é a proposta de concentração para vivenciar cada momento de forma plena e consciente.

Algumas vertentes dizem que para meditar não é necessário silenciar os pensamentos, mas deixar com que surjam sem se prender a eles, deixando tudo fluir naturalmente. A meditação diária também abre portas para nos tornarmos observadores de nós mesmos, ajudando com o processo de autoconhecimento.

Conheça os benefícios da meditação

Os benefícios da meditação são muitos e estão ligados, em geral, a uma melhora da saúde física, mental e emocional, e também do bem-estar. Dentre as vantagens de meditar, também podemos incluir a beleza e a saúde da pele. Para ilustrar de forma resumida, podemos dizer que a meditação traz, dentre outros, os seguintes benefícios: 

  1. Redução de estresse;
  2. Controle de ansiedade;
  3. Melhora de autoestima;
  4. Melhora de imunidade;
  5. Aumenta capacidade de concentração;
  6. Melhora a qualidade do sono;
  7. Reduz a ansiedade,
  8. Melhora a qualidade da pele.

O que a ciência tem a dizer sobre a meditação e seus efeitos na pele?

Foi observada uma mudança na produção de hormônios por pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain, da Universidade da Califórnia. “Eles observaram o nível de adrenalina, cortisol e endorfinas antes e depois de um grupo de voluntários meditar”, afirma a Dra. Lucila.

E, com esse estudo, foi comprovado que quanto mais profundo o estado de relaxamento, menor a produção de hormônios do estresse, o que reflete diretamente na pele. “A meditação — e as pessoas nem imaginam isso — ajuda no aumento da resistência da pele, reduzindo o lactato plasmático. A alta concentração da substância costuma ser associada a níveis elevados de ansiedade”, explica a dermatologista. Ou seja, meditação para ansiedade ajuda, também, a nossa pele.

Assim, embora já tenha se discutido que os resultados sobre os efeitos da importância da meditação não são conclusivos, a visão de todos está mudando sobre o assunto. “Na literatura médica há um crescente número de pesquisas reafirmando os benefícios dessa prática”.

A médica também falou sobre outro estudo, realizado por pesquisadores dos EUA, Espanha e França. Os resultados foram fantásticos. Após oito horas de prática, os participantes mostraram diversas diferenças genéticas e moleculares.

Foi assim: o estudo investigou os efeitos de um dia inteiro de prática meditativa intensiva. Comparou-se um grupo de pessoas experientes com outro grupo de indivíduos não praticantes de meditação. O segundo grupo se dedicou a atividades tranquilas, mas não exatamente à meditação. 

“Os resultados apresentaram alteração dos níveis de mecanismos genéticos de regulação, assim como níveis menores de genes pró-inflamatórios. Em outras palavras, os resultados mostraram uma mais rápida recuperação física, perante alguma situação de estresse”, complementa a Dra. Surpreendente, não?

Como começar a praticar a meditação

Como já citamos, existem várias formas de praticar meditação. A maior parte delas não exige equipamento e nem um espaço específico, apenas que você tenha a disposição de praticar alguns minutos todos os dias. 

Vamos deixar aqui uma opção simples que pode te ajudar a começar. Caso você se identifique com a prática, aconselhamos a pesquisar e a estudar mais o assunto, pois realmente é um tema riquíssimo, com várias camadas de profundidade. 

Exercício de Mindfulness: consiste em observar pensamentos aleatórios enquanto eles passeiam em nossa mente. A ideia não é tentar interromper, conduzir ou controlar os pensamentos, muito menos julgá-los. Comece com cinco minutos e aumente aos poucos até chegar a uns vinte minutos. 

Separe alguns minutos e escolha um espaço reservado onde não haverá distrações. Sente-se em uma posição confortável e apenas observe os seus próprios pensamentos pelo tempo da prática. Aqui, a proposta é simplesmente estar ciente de cada pensamento e de que maneira eles surgem. 

O resultado esperado, com prática e tempo, é se tornar alguém mais livre daquele impulso de julgar as experiências do dia a dia, e as suas escolhas pessoais, como sendo algo bom ou ruim. Assim, o nosso humor se mantém estável, mesmo quando situações desagradáveis ocorrem. 

Tenha mais bem-estar no seu dia a dia

Então, conseguiu entender melhor como funciona a meditação e sua relação com a saúde da pele e bem-estar pessoal? Por aqui, ficamos ainda mais interessados no assunto, e quem sabe não aparecem outras matérias como essa no Beyoung Blog?

E para finalizar, a Dra. Lucila destaca: “a meditação melhora o bem-estar, aumenta a autoestima e faz a pessoa se sentir melhor como um todo. Tudo isso aliado a uma boa rotina diária de cuidados com a pele é a combinação ideal.” 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung