Consumo consciente: entenda mais sobre o tema com a Linus

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Uma das questões mais importantes para falar de desenvolvimento sustentável é o consumo. Afinal, ele faz parte do nosso dia a dia e atende às necessidades que temos. 

E, para entender como se dá a motivação para o empreendedorismo sustentável, conversamos com a Isabela Chusid, CEO e fundadora da Linus, uma marca de sandálias que tem como principal objetivo levar soluções sustentáveis para os pés das pessoas.

Confira na matéria a seguir como foi a conversa com ela e tudo o que ela nos contou sobre consumo consciente.

Por que é tão importante fazer um consumo consciente?

Segundo Isabela, está muito claro que o mundo não consegue mais sustentar o ritmo crescente de consumo que a gente vem tendo desde a Revolução Industrial e, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a humanidade consome 30% mais recursos do que a Terra tem capacidade de renovar. 

“Eu tenho certeza de que o consumo consciente é extremamente importante por uma questão não só de preservação do meio ambiente, mas também pela sobrevivência de todas as espécies, inclusive a nossa. Sabendo que não deixaremos de consumir, afinal, o consumo é uma parte importante da nossa existência social e cultural, refletir sobre o que consumimos e como consumimos é uma questão urgente.

5 dicas de como aplicar o consumo consciente no dia a dia

De acordo com Isabela, uma das principais pautas da marca está voltada a ajudar as pessoas a entender que, sim, é possível viver de maneira mais consciente, fazendo pequenas escolhas diárias.

Então pedimos para que ela desse 5 dicas de como aplicar o consumo consciente no dia a dia e ela garante: “a partir do momento em que essas dicas se tornam hábitos, elas se tornam naturais e deixam de ser uma obrigação, entram na nossa rotina e passam a influenciar inconscientemente nossas outras escolhas.” 

A primeira dica é começar tendo sempre uma ecobag pertinho de você, seja na mochila, na bolsa, na gaveta do trabalho, disponível para quando e onde precisar. Assim, a gente evita embalagens plásticas e sacolinhas, que serão úteis durante segundos e duram uma eternidade para se decompor no meio ambiente. 

A segunda dica é comer menos carne, especialmente carne vermelha. Segundo dados do Observatório do Clima, a Agropecuária é responsável por 72% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, e isso inclui questões de gases emitidos pelos animais e também do desmatamento. Você pode começar já incluindo a #segundasemcarne na sua dieta, por exemplo. 

A terceira dica é evitar plásticos de uso único. Muita gente não sabe, mas, segundo a PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), metade da produção de plástico mundial é destinada para plásticos que vamos usar uma única vez

Uma quarta dica é optar por dar preferência a latinhas de alumínio. Isabela Chusid ressalta que precisamos fugir do isopor: “temos que desestimular sua produção, diminuindo nosso consumo, pois ele não é reciclável e é altamente poluente.”

A quinta e última dica: vamos trocar nossa escova de dente tradicional por escova de bambu? “Recentemente, fizemos uma pesquisa para um artigo da Linus e descobrimos que escovas de dente levam 500 anos para se decompor. Muitas pessoas podem não saber, mas as escovas de dente de bambu já estão disponíveis em todas as farmácias, são fáceis de achar e são de marcas famosas, que já fazem parte do nosso dia a dia.”

E como conciliar o consumo consciente com uma sociedade que oferece cada dia mais opções de produtos e serviços?

“Acredito que podemos fazer isso incluindo os Rs da Sustentabilidade na nossa vida e nas nossas escolhas”, comenta a CEO da marca. “Existem muitos Rs, mas eu trouxe alguns para compartilhar, que vão ao encontro de tudo que conversamos até aqui.”

Primeiro, ela ressalta que é importante começar pelo R de Repensar e, literalmente, parar para pensar de novo. “Será que o que você está comprando é algo que você realmente precisa? Uma boa dica é deixar para comprar no dia seguinte, quando tiver mais certeza sobre os motivos da compra.”

O próximo passo é Reduzir. “Como já falei, se não vamos parar de comer carne, podemos reduzir o quanto consumimos. Isso não tem a ver com diminuir a quantidade de comida no prato, mas sim incluir mais verduras, legumes, vegetais que, além de mais saudáveis, vão fazer você não sentir falta de uma quantidade maior de carne e ajudar a diminuir a sua pegada de carbono.” 

E outro R bem importante que Isabela apresenta, é o de Ressignificar. Por exemplo, as roupas do Réveillon, precisam ser só para a virada? Precisam ser novas? “Existe hoje um método que se chama Upcycling, que envolve dar vida nova aos objetos descartados. Podem ser itens de uso diário, como móveis, materiais cerâmicos, latas, roupas e objetos de vidro. Enfim, quase tudo o que você usa pode virar outra coisa que você precisa”, completa. 

Impactos positivos que o consumo consciente pode ter no meio ambiente

Os benefícios ao meio ambiente por fazer escolhas conscientes são inúmeros, mas, de acordo com a CEO da marca, um bem emblemático é que, se a gente diminui o consumo desenfreado e passa a consumir de maneira saudável para nós e para o planeta, ou seja, de maneira mais consciente, podemos tentar postergar o dia em que a humanidade já consumiu todos os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar durante aquele ano. 

Outro impacto positivo importante que a Isabela trouxe, é que os consumidores têm o poder de, através do consumo consciente, cobrar para que empresas e marcas também produzam de forma consciente. “Quando você compra um produto de uma marca que inclui a sustentabilidade no core do negócio, você fortalece o mercado e influencia para que as outras, que não se preocupam com isso, passem a se preocupar.”

E ela completa: “questionar a marca sobre a sua sustentabilidade é muito importante”. Hoje já existem vários produtos e marcas legais e conscientes, porque os consumidores estão impactando essas marcas de maneira positiva.”

Comece hoje mesmo a pensar mais sustentável

A Linus foi fundada no final de 2018, com o intuito de ser uma marca de Lifestyle Sustentável: “a gente quer levar a sustentabilidade de uma forma prática e confortável para as pessoas. Nós acreditamos que os nossos clientes não têm que abrir mão de nenhum desses aspectos na hora de consumir, e esse foi nosso grande acerto: entender que o consumidor de hoje está em busca de uma forma mais consciente de consumo.”

Assim, é por meio de sandálias que são feitas com material 100% reciclável, livre de metais pesados, veganas e com 70% de fundos renováveis na composição que a CEO da Linus destaca que não é apenas sobre sustentabilidade ambiental, mas também a sustentabilidade social e econômica: “as mulheres ocupam grande parte dos cargos aqui. Queremos incentivá-las e desenvolvê-las na posição de liderança. Além disso, buscamos sempre a maior diversidade possível de raça, etnia, orientação sexual, gênero.”

E, finalizando, ela diz que acredita que, no mundo em que vivemos, são os consumidores que movimentam a economia, que ditam as modas e as tendências. Então, nesse cenário, escolher as marcas e os produtos certos é um passo muito importante para que você, a partir de ações individuais, movimente o coletivo.

“Quando incluímos esse filtro na nossa rotina, quando trabalhamos para mudar os hábitos que nos trouxeram o Aquecimento Global, para hábitos que vão nos levar para um futuro saudável para nós, para as nossas próximas gerações e para o planeta, você veste a responsabilidade que é viver nesse mundo e para de terceirizá-la.”

Então, o que você acha de começar a pensar no futuro hoje mesmo?

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