Com o passar dos anos, naturalmente, a pele começa a mostrar os sinais da idade, com linhas finas e rugas pelo rosto, principalmente. Porém, se engana quem pensa que não existem tratamentos eficazes para serem feitos desde o início.
Para contar mais sobre os métodos de prevenção e cuidados logo aos primeiros sinais de idade, teremos a participação da Dra. Flávia Addor, dermatologista e pesquisadora para Beyoung, para solucionar diversas dúvidas a respeito do assunto. Venha conferir.
Em qual idade devo me preocupar com as linhas finas e rugas?
“Embora isso dependa da genética, como a cor da pele e predisposição familiar, por exemplo, e do estilo de vida, que envolve exposição solar, tabagismo e poluição, a partir dos 25 anos podemos observar as primeiras linhas finas, de expressão, ao redor dos olhos e/ou lábios”, conta nossa especialista.
E, caso você tenha dúvida do porquê dessa idade, ela explica que isso se deve pela perda das propriedades mecânicas da pele, como a elasticidade e firmeza, presentes principalmente na derme, e devido ao colágeno, elastina e ácido hialurônico dérmicos.
Mais tarde, a Dra. complementa dizendo também que, com o avanço da idade, a própria perda de tecido gorduroso e massa óssea, acabam “derretendo” os contornos e agravando a flacidez, mas ainda existem diversas condições envolvidas aqui.
“Todo esse processo pode ser acelerado pelos fatores externos, sendo o mais estudado, a radiação solar, mas também há dieta rica em açúcares e pobre em verduras e proteínas, stress emocional, pouco sono…”
Saiba identificar os primeiros sinais de idade
A Dra. Flávia conta que, conforme citado anteriormente, os primeiros sinais de idade podem ser identificados nas áreas em que mais ocorre a mímica facial, dependendo da expressividade do rosto, como linhas finas ao redor dos olhos, entre os olhos e ao redor da boca.
Assim, existem métodos preventivos simples que podemos seguir desde sempre, sendo eles:
- Uso de protetor solar diariamente, ainda que em ambientes fechados;
- Evitar alta exposição solar, procurando sempre se proteger na praia, com bonés, guarda-sol ou roupa de proteção UV;
- Utilizar antioxidantes na rotina de skincare, para prevenir a ação dos radicais livres na pele;
- Procurar manter uma alimentação equilibrada e beber cerca de 2 litros de água por dia;
- Utilizar sempre os produtos certos para o seu tipo de pele, seja ela seca, normal, mista ou oleosa;
- Se consultar regularmente com dermatologistas para garantir cuidados ainda melhores.
Existem dois tipos de rugas
Se os primeiros sinais de rugas já chegaram, qual é o próximo passo? De modo geral, a especialista comenta que existem dois tipos de linhas: as consideradas dinâmicas (de expressão) e estáticas (observáveis ao repouso).
“Estas últimas podem advir da expressão repetida, que vai “vincando” a pele depois de um certo tempo, já que a derme vai perdendo sua qualidade e não volta mais 100% ao normal. E há os sulcos, como o nasogeniano (bigode chinês), que aparecem um pouco mais tarde, mas também estão relacionados a formato do rosto e herança genética”, completa.
Mas a Dra. garante que, basicamente, o que varia, no tratamento dos diferentes tipos de rugas, é a potência com que eles forem realizados e a associação de tecnologias e preenchedores, de acordo com a intensidade e localização das rugas.
E afinal, como cuidar das rugas e linhas finas?
“Proteção solar, hidratantes com renovadores celulares como alfa hidroxiácidos e retinóides, dependendo do tipo de pele, tolerância, intensidade e problemas associados e também a toxina botulínica pode ser usada no sentido de prevenção das linhas estáticas.”
Alertando que massagens faciais, muitas vezes recomendadas, não possuem comprovação de serem eficazes sozinhas no tratamento de sinais de idade, devido a formação de rugas se relacionar a um processo multifatorial, a Dra. Flávia comenta quais devem ser os primeiros passos após identificá-las.
Além disso, para um tratamento mais completo e eficaz, é indispensável se consultar com especialistas. Assim, eles podem avaliar seu caso para indicar o melhor caminho na prevenção e métodos de cuidado dos sinais de idade.
Lembre-se: seguir uma rotina de cuidados é importante em todas as idades
Como comentamos bastante sobre o tratamento preventivo de rugas e linhas finas nesse post, é válido ressaltar a importância do protetor solar e sua reaplicação a cada duas ou três horas, após transpirar intensamente ou banhar-se.
Aproveite também para saber mais sobre como cuidar da pele em cada fase da vida com o Beyoung Blog e não se esqueça de passar sempre por aqui para ter acesso a conteúdos exclusivos feitos com dermatologistas, doutores, químicos, especialistas em maquiagem e muito mais.