Cuidados com a pele na gravidez

Início » Skincare » Cuidados com a pele na gravidez

Quando uma mulher fica grávida, tudo muda completamente. Com a rotina de skincare não poderia ser diferente. Hoje vamos entender, então, como ficam os cuidados com a pele na gravidez.

Sabemos que a gravidez é um período diferente de todos os outros. Isso do ponto de vista social, emocional e físico. Por isso, é uma boa ideia conversar sobre cuidados com a pele do rosto na gravidez, pois esse é um período de alterações no organismo que pode afetar tudo. 

Então, para nos ajudar a entender o que acontece com o corpo e a pele do ponto de vista dermatológico, além de nos dar dicas de skincare, conversamos com a médica Lucila D’Amico. 

Quais são as principais mudanças na pele durante a gravidez?

Dá uma olhada em algumas das principais mudanças que a doutora nos trouxe: “Melasma, hiperpigmentação de mamilos, aréolas mamárias, axilas, face interna de coxas e genitais são bastante comuns”, afirma a médica.

Ao falar sobre manchas na pele na gravidez, a primeira coisa que muita gente vai pensar é na conhecida linha alba, na região do abdômen — que durante a gravidez é chamada de linha nigra. Então, pode ficar tranquila! Segundo a doutora, essas pigmentações tendem a diminuir gradualmente após o parto.

E quanto às estrias?

Ter estrias na gravidez é outra preocupação realmente muito comum nesse período. Quanto a isso, você pode ficar mais tranquila porque a notícia é boa. Segundo a médica, as estrias têm relação com predisposição genética, mas podem ser prevenidas parcialmente com a hidratação adequada da pele e com a manutenção do peso durante a gestação. 

Mas é importante lembrar que estrias são normais e tentar evitá-las a qualquer custo através do controle de peso pode ser prejudicial. É realmente importante que você cuide da sua nutrição com acompanhamento médico.

Muito se fala sobre como evitar estrias na gravidez, mas é importante ter paciência. E não só as estrias, mas também varizes de membros inferiores, acne, unhas mais frágeis e quebradiças — tudo isso é normal durante os meses de gestação. A tendência é que essas coisas comecem a sumir depois do nascimento do bebê.

Quais cuidados podemos tomar? 

Sabemos que algumas condições são inevitáveis, mas será que são todas? Como fazer a rotina de cuidados com a pele na gravidez? Dá para prevenir condições dermatológicas, como melasma, acne e varizes? E como fica uma pele oleosa na gravidez? Vamos ver o que a médica tem a dizer.

Melasma

O melasma, caso você ainda não saiba, é uma mancha escura que surge na pele e, de fato, é muito associada à gravidez e também ao uso de anticoncepcionais. Se quiser saber mais, falamos bastante sobre ele aqui.

Segundo a doutora: “Melasma tem predisposição genética, mas pode ser relativamente prevenido com fotoproteção e cuidados na exposição solar, evitando o sol entre às 10 e às 16 horas”. 

Acne 

Quanto à acne, a doutora nos diz que seu surgimento é consequência dos hormônios da gravidez. “Assim, não temos como prevenir, mas sim tratar de maneira adequada”, afirma. 

Com esse aumento na oleosidade natural, o que podemos fazer para mantê-la controlada é praticar a limpeza de pele na gravidez com produtos adequados para você. E olha só: nesse momento, a visita a um dermatologista especialista é ainda mais importante.

Varizes

Bem frequentes durante a gestação, as varizes também devem ser esperadas. “Além da predisposição genética, a melhor maneira de evitar varizes é usando meias de compressão”. 

Atividades físicas adequadas para gestantes também são recomendadas, assim como evitar longos períodos em pé ou sentada. “São medidas gerais de controle”, afirma a médica. 

É importante consultar seu médico, mas para darmos alguns exemplos de boas ideias de atividades físicas para gestantes, sugerimos caminhadas leves, hidroginástica e yoga. 

E o que devemos evitar?

Agora falando especificamente dos cuidados com a pele durante a gravidez, Dra. Lucila contraindica o uso de alguns produtos. Fique atenta a algumas substâncias específicas, como: 

  • Ácido salicílico; 
  • Ácido retinoico; 
  • Formol; 
  • Ureia acima de 3%; 
  • Cânfora,
  • Parabenos.

Além de querer aprender como fica a pele do rosto na gravidez, as grávidas também têm outras preocupações. Afinal, a lista de produtos e atividades não recomendadas para gestantes é bastante longa. Tatuagens, tintura de cabelos e contato com solventes e resinas podem e devem ser evitados, por exemplo.

Cuide de si mesma

Para finalizar, não deixe o seu skincare de lado. A gestação é um período cheio de novidades e a gente acredita que vale muito a pena garantir alguns momentos de respiro e autocuidado.

Mas não dá para esquecer que, antes de qualquer coisa, é muito importante conferir se os seus produtos de cuidados com a pele na gravidez não possuem algum tipo de contraindicação. E, mais do que nunca, não deixe de conversar com seu dermatologista. Tudo bem?

Dra. Lucila D’Amico – CRM 52-782912

@dralucilapovoa

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung