Desmistificando a Psicoterapia

Início » Autocuidado e Bem-Estar » Desmistificando a Psicoterapia

Terapia e psicoterapia são termos semelhantes, porém, diferenciá-los é importante, uma vez que a terapia se refere a diversos tipos de processos terapêuticos (holísticos, alternativos, naturais), enquanto a psicoterapia clínica é praticada por profissionais de psicologia, que é o que vamos tratar no texto a seguir com a psicóloga clínica e perinatal Vitória Marioto (@mariotovitoriapsi).

Vitória Marioto, psicóloga clínica e perinatal

E, como esse assunto vem sendo cada vez mais discutido, nós a convidamos para contar um pouco mais sobre a importância da psicoterapia, especialmente em um momento como o da pandemia da COVID-19.

Para conhecer melhor sobre o tema, continue a leitura e descubra como a psicologia é admirável, partindo da sua importância para tratamentos e benefícios.

A importância da psicoterapia

“Sobre a psicoterapia, podemos dizer que a importância é muito subjetiva, como tudo no âmbito psicológico. Isso quer dizer que cada paciente busca iniciar o processo a partir de uma queixa, a partir daquilo que incomoda – é assim que, juntos, paciente e psicólogo(a), irão identificar e compreender a importância que a terapia irá ocupar naquele cenário”, comenta Vitória.

Já de modo geral, ela diz que com a psicoterapia é possível ressaltar o poder de consciência que o autoconhecimento proporciona, durante ou após o processo terapêutico, sendo essencial para lidar com qualquer que seja a demanda levada para o setting (questões familiares, conjugais, profissionais, ansiedade, depressão e outros transtornos).

E, quanto à idade mais adequada, Vitória destaca que não existem restrições ou contraindicações para dar início à terapia – desde que o paciente seja maior de idade ou tenha o consentimento e autorização de responsáveis legais.

“Uma observação que deve ser levada em consideração em casos de transtornos psíquicos mais acentuados (depressão, ansiedade, bipolaridade, borderline e outros), é que, dependendo do quadro clínico, somente a psicoterapia não será o suficiente para tirar o paciente do sofrimento, sendo necessário acompanhamento psiquiátrico e de outros profissionais como neurologistas, por exemplo – portanto, o indicado será sempre a busca por um profissional logo que sinais de adoecimento forem identificados.”

Tratamentos e linhas terapêuticas

Como existem diversas atuações dentro da psicologia clínica, desde a individual, passando por algumas especificidades como a infantil, de casais, famílias, entre outros, perguntamos para Vitória quais os tipos de tratamentos que podem ser realizados com psicólogos.

“Os profissionais da psicologia não são capacitados nem habilitados para qualquer tratamento medicamentoso ou alternativo, nesses casos sendo necessário encaminhamento para a especialidade mais adequada”, comenta a psicóloga.

E quanto às linhas mais utilizadas, ela diz que as abordagens mais comuns entre os psicólogos clínicos são Psicanálise, Junguiana, Fenomenologia-existencial, Terapia Cognitiva-Comportamental, Humanista e Gestalt-terapia.

“É comum que as pessoas questionem sobre abordagem teórica a partir de experiências prévias com outros profissionais. No geral, como psicóloga, não oriento que terapeutas sejam escolhidos através da linha de pensamento. O mais importante, diria até decisivo, dentro dessa relação terapeuta-paciente é o vínculo estabelecido e a segurança que esta díade é capaz de construir, em conjunto, para que o processo seja evoluído de forma esperada”, completa.

Medos e receios

“A ideia sobre a visita a um psicólogo vem mudando muito de tempos em tempos, talvez pelo adoecimento psíquico estar cada vez mais comum em nossa sociedade. Mas, infelizmente, os pacientes nos procuram, em sua grande maioria, quando o sofrimento já está instalado e nenhuma outra alternativa é capaz de proporcionar ou resgatar o bem-estar emocional”, comenta Vitória.

Contando ainda que as limitações relacionadas à psicoterapia vêm muito de uma abordagem medicalizada e patologizada sobre essa prática no Brasil, ela acrescenta que ir à um profissional ainda pode significar fragilidade, a ideia de doença mental (não admissível em sociedade), inferioridade por não conseguir resolver suas próprias questões por si, entre muitas outras inverdades, que limitam e adoecem pessoas e famílias.

E tudo isso ocorre quando, na verdade, “o maior objetivo da prática clínica é aproximar e compreender o sujeito do seu próprio funcionamento, da sua visão de mundo, do que pode ser disfuncional e como isso pode ser adaptado para uma condução mais leve e autêntica da sua própria existência.”

A pandemia e seus efeitos 

Com o mundo passando por um momento tão completo quanto à pandemia, no qual milhões de pessoas precisaram ficar de quarentena e viver acerca do distanciamento social, perguntamos à Vitória qual foi o impacto desse fator na sua profissão, e se o número de pacientes aumentou, e a resposta não poderia ser mais surpreendente: “houve um aumento disparado!

“A questão do isolamento social, das inseguranças, da hiper convivência e da adaptação à nova realidade foram fatores geradores de muito sofrimento. Foi colocado à luz todas as rachaduras nas relações, as insatisfações, medos, dúvidas, entre outros sentimentos que nós fomos obrigados a encarar, evidenciando a necessidade de um apoio profissional para não adoecer ou, muitas vezes, controlar crises depressivas, ansiosas e de pânico, por exemplo.”

E ela comenta também que o fato do atendimento online ter sido popularizado também favoreceu a procura, já que o tempo é escasso principalmente na juventude e essa prática não deixa a desejar em nenhum aspecto em vista de atendimentos presenciais.

Benefícios da terapia

Como podemos ver, a terapia é algo muito importante para ter uma saúde mental mais equilibrada, mas agora vamos destacar seus principais benefícios, que variam entre questões subjetivas de cada indivíduo, de acordo com Vitória:

  1. Podemos destacar a tomada de consciência sobre as ações que estão presentes no dia-a-dia e fazem a manutenção de algumas das angústias: pode ser muito esclarecedor compreender de onde surgem as ideias que definem nosso funcionamento como sujeito.
  2. O fortalecimento pessoal também é um resultado que costuma aparecer com frequência dentro da clínica, já que é um espaço acolhedor que favorece a capacidade de enfrentamento e resolução das próprias questões, que possivelmente estavam sendo limitadoras há tempos.

A terapia pode ser um grande presente para si 

Não se feche para uma nova oportunidade”, indica Vitória, dando ainda uma observação importante: “se questione se realmente deseja estar em terapia. Nem sempre essa é uma decisão simples e, sem isso, nenhum profissional será capaz de ajudá-lo.”

E, como dica final, ela diz que a psicoterapia é capaz de proporcionar inúmeros benefícios para quem está disposto e se vê, de alguma forma, precisando de um apoio externo para lidar com suas angústias. “Nosso ciclo vital também é permeado de momentos mais difíceis que, se vividos de maneira saudável, contribuem para o bem-estar futuro.”

Então, o que achou de conhecer melhor sobre um tema tão importante? Não deixe de comentar abaixo e, claro, se você se sentir à vontade, saiba que, às vezes, a terapia pode ser um grande presente para si. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung