Dupla jornada de trabalho feminina e sua relação com a pele

Início » Autocuidado e Bem-Estar » Dupla jornada de trabalho feminina e sua relação com a pele

Provavelmente você lida com — ou ao menos já ouviu falar sobre — uma dupla jornada de trabalho feminina. Diversos artigos e estudos comprovam que mulheres dedicam mais horas ao trabalho, tanto nas tarefas profissionais quanto na manutenção do lar.

Essa dupla jornada de trabalho, além de expor questões como desigualdade de gênero, também ajuda a evidenciar o fato de que mulheres são expostas a muito estresse. Isso é observado principalmente se levarmos em conta as mais variadas expectativas emocionais e físicas que a sociedade tem delas, como cuidar da família e estar esteticamente impecável o dia todo, para citar exemplos.

Pensando nisso, em meio às cobranças diárias, como ficam os cuidados com a pele? Sabemos que pode ser complicado manter uma rotina muito rígida nesse ponto. Para tentar tornar seus hábitos de beleza mais leves, convidamos a Dra. Lucila Póvoa para nos ajudar a entender como simplificar nosso skincare.  

Como cuidar da pele diariamente de maneira simples? 

Sabemos muito bem que não é nada fácil manter uma rotina de skincare diária, especialmente quando somos muito exigentes com nós mesmas. Assim, uma das dicas de cuidados com a pele que damos é, justamente, exigir um pouco menos de si.

O contexto de jornada dupla feminina nos faz questionar o que entendemos como essencial em nosso dia a dia. “Há um senso comum que faz parecer que manter uma rotina de skincare é a coisa mais difícil do mundo, quando, na verdade, não é”, explica Dra. Lucila. 

A dermatologista cita três pontos principais que você pode priorizar para simplificar o processo e não deixá-lo de lado, mesmo em dias mais corridos. Estamos falando de cuidados básicos com a pele: limpeza, hidratação e proteção. 

“Utilize um bom sabonete ou cleanser para realizar a limpeza, depois um hidratante adequado para seu tipo de pele e, por último, passe aquele filtro solar que não pode faltar nunca na nossa rotina de cuidados”, diz a médica.

Use o tempo a seu favor

Quem começa a dupla jornada de trabalho feminina muito cedo vai gostar de saber que esse cuidado mais básico leva pouquíssimo tempo. Dra. Lucila diz que alguns minutinhos pela manhã, antes de começar o dia, e outros minutinhos à noite, antes de dormir, são suficientes para você manter o seu skincare.

Agora, se você é daquelas pessoas que não gosta de acordar cedo ou simplesmente não consegue arrumar um tempinho extra pela manhã, capriche nos cuidados noturnos com a pele

“Para esses casos, recomendo a utilização de produtos de uso noturno, com ativos que funcionam melhor durante à noite e já deixam a pele prontinha para começar o dia seguinte”, nos diz a Dra. Lucila.

Por que não abrir mão do skincare?

Às vezes, a dupla jornada de trabalho feminina nos consome tanto tempo que, realmente, cuidar da pele acaba não sendo uma prioridade. Pular um dia ou outro é normal, mas é importante que você entenda por quais motivos não vale a pena abrir mão dos seus hábitos de skincare.

A primeira consequência de não se cuidar — e talvez a mais recorrente — é o envelhecimento precoce. A ausência do cuidado com a pele, somada ao estresse de uma rotina cheia, pode acelerar a formação de flacidez, rugas e linhas de expressão no rosto. 

“Sem falar que essa correria toda da dupla jornada de trabalho feminina pode levar a uma má alimentação, ao estresse e, se adicionarmos a ausência dos cuidados mais básicos, à exposição ao sol sem proteção e ao contato com muita poluição. Isso tudo potencializa o envelhecimento precoce da pele”, explica a dermatologista. 

E não é só isso. Segundo a médica, não cuidar bem da pele pode levar ao surgimento das desagradáveis manchas — os famosos “melasmas” — e, em casos mais extremos, ao câncer de pele.

Esse tipo de câncer é o mais comum no Brasil e em todo o mundo, sendo ocasionado principalmente pela exposição em excesso e sem proteção ao sol. Por isso, temos que dizer: mesmo com uma dupla jornada, não vale a pena deixar de lado o filtro solar. Combinado?

Mais do que cuidar da pele, cuide do seu bem-estar

Cuidar da pele também é cuidar de si mesma. Garantir um tempinho diário de skincare também pode significar que você terá um momento de respiro apenas seu. E, às vezes, esse momento é tudo que precisamos para tornar o nosso dia a dia mais simples e prazeroso. 

Dra. Lucila Póvoa – CRM 52-782912-RJ

@dralucilapovoa

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung