Confira os mitos e verdades sobre a esfoliação da pele

Início » Skincare » Confira os mitos e verdades sobre a esfoliação da pele

A esfoliação da pele é uma prática que traz muitos benefícios, mas também vem acompanhada de muitas dúvidas. Preparamos este artigo para te ajudar a entender melhor sobre o assunto e saber separar o que é verdade e o que é mito. 

O que significa esfoliar a pele?

Esfoliar a pele é um ritual de beleza conhecido por todos. A prática é tão realizada que hoje podemos encontrar no mercado uma variedade de produtos para diferentes tipos de pele. 

Mas não se engane: por mais que o procedimento pareça simples e fácil, a esfoliação da pele ainda desperta dúvidas e inseguranças – especialmente quando se trata de esfoliação facial

Quais são os tipos de esfoliante?

Antes de começar a falar sobre os mitos e as verdades sobre esfoliação da pele, vamos explicar rapidamente quais são os tipos de esfoliante. Afinal, isso também gera muitas dúvidas.

Os dois tipos em questão são: esfoliante físico e esfoliante químico. O físico é o mais comum e remove as células mortas da pele por meio do atrito. É muito comum encontrar receitas caseiras desse tipo de esfoliante (físico) com ingredientes alimentícios.

Apesar do grande sucesso dessas receitas caseiras, é importante ressaltar que experiências caseiras podem levar a irritações e alergias, além de terem uma eficácia duvidosa.

Já o esfoliante químico não tem as partículas granuladas e não funciona com o atrito. Ele atua à base de componentes de pH ácido, como ácidos retinoico, salicílico e glicólico, que descamam a pele, promovendo a renovação celular. 

O que é mito e o que é verdade?

Consultamos a Dra. Patricia Ormiga para esclarecer os principais mitos e as verdades sobre esfoliação da pele. Para saber mais sore o assunto, continue conosco:

Vale para diferentes partes do corpo: verdade

Antes de mais nada, é importante entender que a esfoliação é uma grande aliada na limpeza da pele. É ela quem remove as células mais superficiais, estimulando uma renovação constante, além de evitar o acúmulo de impurezas (ou seja, sujeiras) sobre os poros. 

“Esse processo ajuda no tratamento da acne, das manchas e até da flacidez e das cicatrizes, resultando em uma pele lisa, brilhosa e sem manchas, cravos ou espinhas”, explica a médica.

Em geral, quando pensamos em esfoliação da pele, a primeira imagem que vem à nossa mente é o rosto. Só que ela também pode ser feita no pescoço, no tronco, nos braços, nas mãos, nas pernas e nos pés. A esfoliação corporal deixa o corpo todo com um aspecto saudável e com um brilho natural muito bonito.

Qualquer pessoa pode fazer: mito

A maneira correta de realizar o procedimento é procurando um dermatologista. Somente ele será capaz de dizer se a esfoliação da pele é realmente indicada para aquele caso e qual esfoliante usar”, afirma Patrícia.

Assim, a esfoliação da pele é recomendada principalmente para quem sofre com a oleosidade. Nesses casos, recomenda-se o uso de um esfoliante para pele oleosa, que é um tipo de produtos com efeito secativo.

Por outro lado, quem tem a pele seca precisa ser bastante criterioso antes de escolher qualquer produto. Na verdade, a depender do caso, a esfoliação com produtos agressivos pode não ser a melhor solução.  

O ideal é esfoliar a pele duas vezes por semana: mito

A frequência vai sempre ter de ser analisada em caso a caso, e vai variar de pessoa para pessoa. Assumir que, em todos os casos, o ideal é fazer a esfoliação duas vezes por semana é um erro. 

Para as peles mais oleosas a aplicação poderá ser feita semanalmente, ou até mais vezes. Já quem tem a pele do tipo mais ressecado ou sensível precisará dar um tempo bem maior entre uma esfoliação e outra.

Pode-se esfoliar em casa: verdade

Apesar de existirem clínicas profissionais de estética em que o procedimento é realizado por especialistas, você pode, sim, esfoliar a sua pele por conta própria. Mas vale a pena ter em mente que, apesar de ser simples, a esfoliação é mais segura ao escolher produtos com boas formulações. 

Para finalizar: dicas para esfoliar a pele com segurança

O jeito mais eficaz de realizar a esfoliação é aplicar o produto recomendado sobre a pele e massagear levemente com movimentos circulares. Em seguida, é só remover o excesso com água (que em hipótese alguma deve ser quente! Lembre-se que sua pele vai estar muito sensível depois do atrito com o esfoliante).

Importante: é imprescindível usar e abusar do protetor solar nos dias seguintes. Como a camada mais superficial da pele será removida, ela consequentemente ficará mais exposta aos raios UV. 

Após a esfoliação da pele, todos os cuidados têm que ser redobrados. “Outra dica fundamental é não realizar o procedimento sobre a pele sensível ou com algum tipo de lesão”, finaliza a dermatologista.

Dra. Patricia Ormiga: CRM – 52748390 | RQE – 20335

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung