Luz visível: o que é, como ela afeta a pele e como se proteger

mulher em frente ao notebook
Início » Saúde da Pele » Luz visível: o que é, como ela afeta a pele e como se proteger

A luz visível está muito presente em nossas rotinas, como nos tablets, celulares, lâmpadas e telas de computador. Ela é uma fração do espectro de radiação natural, como do sol, e é emitida em pouca quantidade nas fontes artificiais.

Não são só os raios solares que afetam a nossa pele, a radiação da luz visível também causa danos à pele do rosto e contribui para o envelhecimento precoce. Para explicar melhor sobre a luz visível, ou luz azul, convidamos a Dra. Flávia Addor, que respondeu grandes dúvidas a respeito deste assunto. 

Continue a leitura para saber mais sobre o tema.

O que é luz azul e luz visível?

Mudando apenas o nome, a luz azul é uma parte da luz visível “sendo reconhecida como a de maior interação com os olhos e pele”, como comenta a Dra. Flávia.

Além disso, ela destaca que também existem outros tipos de luzes que prejudicam a pele, como a do sol que possui raios ultravioleta A e B, responsáveis por causar manchas, envelhecimento precoce e até mesmo o câncer de pele 

“Mais recentemente, a radiação infravermelha, relacionada ao calor, também está sendo referida como oxidativa. Porém, no espectro visível, a faixa azul é a que mais prejudica a pele”, completa.

A luz visível está presente em todos os lugares

Uma vez que a luz azul está presente em celulares e computadores, como citado anteriormente, quem trabalha com essas ferramentas está em constante exposição à ela.

Sendo assim, a Dra. Addor comenta que os protetores de tela, como os que alteram a tonalidade para o alaranjado, são uma opção para reduzir a incidência de luz azul diretamente em nossa pele.

E ainda segundo a Dra., se a pessoa tem alguma doença que piore com a luz visível, como lúpus e melasma, aí o uso do filtro solar é ainda mais importante. Mas é sempre válido ressaltar que o acompanhamento com dermatologistas é indispensável para a saúde da pele.

Saiba quais são seus efeitos e como evitá-los

“Toda medida de proteção solar, quando exposta a radiação é válida, como óculos, chapéus e roupas, sobretudo as com FPU (Fator de proteção ultravioleta). Em casa, as fontes artificiais emitem pouca radiação, mas por muitas horas, dia após dia, também tem efeito nocivo, sobretudo se muito próximas da face”, comenta a Dra.

Uma vez que ela afeta diretamente as células de pigmentação, resultando em manchas e melasma, por exemplo, o ideal é sempre procurar formas de reduzir seus efeitos na pele.

Para fazer ainda uma comparação, oito horas de luz artificial equivalem a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia claro de verão, o que pode parecer pouco, porém considerando a longa exposição diária, é importante se proteger dela.

E, como a luz azul é um assunto cada vez mais discutido e estudado, existem produtos sendo desenvolvidos para funcionarem justamente como uma barreira e escudo de proteção na pele.

É verdade que bases protegem da luz visível?

Segundo a Dra. Flávia, as tecnologias mais conhecidas para proteger da luz visível são aquelas que cobrem a pele, não deixando a luz passar, formando um tipo de escudo. Ou seja, usar um produto com concentração de pigmentos, contribui para bloquear a luz azul que chega até a pele.

Assim, combinar um protetor solar com base e ajustar a iluminação das telas, como para o modo noturno, são ótimas dicas para aplicar no dia a dia e combater os efeitos a longo prazo que a luz visível pode causar.

E o uso de antioxidantes também pode ser uma opção para ajudar a reduzir os efeitos nocivos da luz visível, aplicado diretamente sobre a pele, antes do protetor solar.

Produtos Beyoung para proteger sua pele da luz visível

Agora que você entendeu o que é e quais os efeitos da luz visível na nossa pele, a equipe do blog Beyoung separou os produtos da nossa marca que vão ajudar a proteger seu rosto da luz azul.

Veja a seguir.

mulher em frente ao notebook

Beyoung Acqua Fix

O Acqua Fix foi desenvolvido para fixar a maquiagem e conta ainda com poder antioxidante, que auxilia a reduzir os efeitos nocivos da luz visível na pele. 

Benefícios da nossa bruma:

  1. Ajuda a fixar a maquiagem;
  2. Protege contra os efeitos da luz visível;
  3. Tem efeito antioxidante;
  4. É antipoluição;
  5. Preserva a hidratação;
  6. Reduz os sinais de fadiga;
  7. Vegano;
  8. Sem testes em animais;
  9. Oftalmologicamente testado;
  10. Clinicamente testado.

Essential Oil Control FPS 30

Essential Oil Control FPS 30 é um protetor solar indicado para a pele mista, oleosa e acneica. Com efeito matte e toque seco, controla e trata a oleosidade da pele, reduz o brilho e poros e tem ação antioxidante, prevenindo contra o envelhecimento cutâneo.

Benefícios do protetor Essencial Oil Control:

  1. Tecnologia 360º de proteção urbana: UVA, UVB, luz azul, luz visível, infravermelho e antipoluição;
  2. Ativos que equilibram a microbiota e protegem a barreira cutânea;
  3. Efeito matte imediato e toque seco, com redução de brilho e poros;
  4. Antioxidante: previne o envelhecimento
  5. Não deixa resíduos brancos;
  6. Pode ser usado antes da make;
  7. Não comedogênico
  8. Não acnogênico.

Atente-se aos detalhes e proteja sua pele todos os dias

Como visto neste post, a luz azul está mais presente em nossas vidas do que podemos imaginar, proporcionando danos para a pele que podem ser evitados seguindo algumas dicas diárias.

É válido ressaltar ainda que como este órgão está em constante exposição, os cuidados com a pele devem ser realizados todos os dias, para promover seu bem-estar, saúde e combater o envelhecimento precoce.

E caso você tenha gostado dessa matéria, não deixe de fazer um comentário a seguir e continue acompanhando o Beyoung Blog.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung