O que acontece com a pele na gravidez?

Início » Saúde da Pele » O que acontece com a pele na gravidez?

No período da gestação, o corpo da mulher passa por muitas mudanças, tanto internas quanto externas. E é comum que apareçam alguns problemas dermatológicos típicos dessa fase. Mas você sabe exatamente o que acontece com a pele na gravidez

O primeiro fato é óbvio: a pele é esticada conforme a barriga cresce para acomodar o bebê. Mas, além disso, a melanina, substância ligada à pigmentação da pele, fica mais ativa e a cútis pode ficar mais oleosa. Por isso, estrias, melasma e acne são problemas de pele comuns na gravidez

“As estrias são causadas pelo estiramento da pele. Já o melasma é resultado da maior atividade da melanina”, explica a Dra. Flávia Addor, dermatologista e pesquisadora para Beyoung. A acne, por sua vez, está associada à maior produção de sebo e pode surgir na gestação ou mesmo piorar, em mulheres com predisposição. 

Venha saber mais sobre o tema.

Saiba o que causa essas mudanças

Por que ocorrem essas alterações na melanina e na oleosidade? Se você pensou em níveis hormonais, acertou. “Há um aumento dos hormônios femininos durante a gravidez, em particular da progesterona, além de outros ligados ao metabolismo”, conta a Dra. Flávia.

Pra você ter uma ideia mais clara da dimensão das mudanças hormonais: as taxas de estrogênio e progesterona podem aumentar de 10 a 30 vezes ao longo dos nove meses. Em meio a tudo isso, uma rotina de cuidados com a pele do rosto e do corpo pode ajudar a prevenir e amenizar os problemas dermatológicos. Então, vamos às dicas.

Como cuidar das estrias na gravidez

Cerca de 90% das mulheres desenvolvem estrias na gravidez. Então, não se sinta sozinha! Elas surgem principalmente no terceiro trimestre da gestação e são mais comuns em quem já teve filhos. Nas grávidas, as partes do corpo mais afetadas pelas estrias são a barriga, as mamas e os quadris. 

A boa notícia é que tem como evitar estrias na gravidez de uma forma bem simples: usando hidratante diariamente no corpo. “A hidratação melhora a elasticidade da pele”, esclarece a dermatologista. A recomendação é optar por cremes com ácido hialurônico ou centella asiática para uma eficácia ainda melhor. 

Mas não esqueça que o ganho de peso e a predisposição genética são fatores que influenciam bastante o aparecimento das estrias. Então, está tudo bem se elas surgirem, mesmo que você cuide da pele diariamente. O importante é tratar seu corpo com carinho, acolher as mudanças que vêm com essa fase e usar somente os produtos recomendados pelos profissionais da saúde que lhe acompanham.

Quais são os cuidados para evitar o melasma na gravidez? 

O melasma é um tipo de mancha marrom que geralmente aparece no rosto, nas mãos e nos braços ao longo dos anos, em pessoas que se expõem bastante à radiação solar. Porém, a chance de surgir um melasma na gravidez é muito maior. 

Isso acontece porque, com o aumento da atividade da melanina durante a gestação, o processo de pigmentação da pele se torna mais intenso. Assim, a fotoproteção é a maior aliada para prevenir o melasma na gravidez

“A proteção solar reduz o risco de hiperpigmentação. Use um protetor com FPS de no mínimo 30”, orienta a Dra. Flávia. Acessórios como chapéus e bonés também reforçam a proteção do rosto e devem ser usados principalmente ao tomar sol.

Acne na gravidez 

O tratamento de acne na gravidez pede bastante cuidado, pois alguns compostos devem ser evitados nesse período. O ácido salicílico, por exemplo, é muito usado para cuidar da pele acneica, mas não é indicado para mulheres grávidas. 

Ou seja, para tratar a acne durante a gestação é indispensável a orientação de dermatologistas. Também é importante que seu, ou sua, obstetra esteja ciente da terapia para a pele que foi indicada por dermatologistas. Assim, você será acompanhada por uma dupla de especialistas, evitando qualquer problema. 

Mas o que você pode esperar do tratamento são dermocosméticos específicos para pele oleosa ou com acne. Ao manter a derme equilibrada, com limpeza e hidratação na medida, evitamos a obstrução dos poros e a formação de novos cravos e espinhas.

Seja paciente com seu corpo 

Talvez você esteja se perguntando se, depois do parto, as alterações na pele costumam persistir por muito tempo. Mas, infelizmente, não dá pra responder ao certo. “Isso depende de muitos fatores: intensidade do problema, tempo de evolução, tipo de pele e presença da amamentação”, diz a dermatologista. 

Assim, nosso conselho é relaxar e não se cobrar caso sua pele não esteja como você gostaria, afinal, lembre-se de como o seu corpo acaba de passar por uma experiência incrível. 

Além disso, não se esqueça de consultar dermatologistas com frequência para cuidar dela durante e após a gravidez. E tenha sempre em mente que o mais importante mesmo é a saúde de vocês: a sua e a do seu bebê.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung