Será que a pele normal realmente existe?

Início » Skincare » Será que a pele normal realmente existe?

A pele normal é uma com textura macia, poros imperceptíveis, aparência luminosa e sem descamação ou cravos. Com tanto equilíbrio que muitas pessoas chegam a duvidar que ela seja real mas, sim, esse tipo de pele existe, ainda que seja raro de encontrar. 

E, ao contrário do que diz outro mito sobre a pele normal, ela também precisa de cuidados, tanto quanto outros tipos, por isso convidamos a dermatologista e pesquisadora para Beyoung, Dra. Flávia Addor, para nos ajudar com esse tema. 

Então, continue a leitura para descobrir como deve ser o skincare para esse tipo de pele, quais são os ativos mais indicados, quais produtos evitar e muito mais.

Características da pele normal 

Os tipos de pele são classificados de acordo com a atividade das glândulas sebáceas. A principal diferença entre a pele normal e as secas, mistas ou oleosas é que ela apresenta equilíbrio na produção de sebo e poros pouco visíveis, sendo naturalmente hidratada. Por isso, é elástica e tem uma textura uniforme e homogênea.

Mas por que isso acontece? A pele normal tem alta capacidade de preservar a água da derme e produz somente a oleosidade necessária para formar a barreira de gordura, que tem a função de proteger a cútis, o que torna esse um tipo de pele mais difícil de encontrar. 

E pode até parecer um sonho, mas com o tratamento certo indicado por dermatologistas de confiança, a sua pele pode encontrar um equilíbrio também.

É verdade que a pele normal permanece equilibrada por toda a vida? 

É possível que, ao longo dos anos, a pele normal de uma pessoa passe a ser seca ou oleosa. “Os principais fatores para ambas as mudanças podem ser internos, como alterações hormonais, ou externos, como o uso de cosméticos inadequados”, explica a dermatologista.

Entre as disfunções hormonais que podem alterar a produção de oleosidade está a Síndrome dos Ovários Policísticos. Com o aumento dos hormônios masculinos, a atividade das glândulas sebáceas é estimulada e a pele fica mais oleosa. 

Outra mudança hormonal que pode afetar a pele é a menopausa, já que nesse período da vida da mulher, há uma queda significativa na produção dos hormônios femininos e a pele se torna mais seca. 

O skincare ideal para a pele normal 

É verdade que é mais fácil cuidar de uma pele normal, já que não é preciso combater a oleosidade ou o ressecamento, por exemplo. Ainda assim, ela precisa de limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção. Sem falar da prevenção contra o envelhecimento precoce e os danos causados pelos radicais livres. 

O primeiro passo do skincare para pele normal é a limpeza. Na hora de escolher o sabonete, prefira os líquidos e com extratos naturais. Em seguida, vem a aplicação do tônico, que deve ser específico para esse tipo de pele, geralmente com propriedades calmantes e umectantes. 

Para finalizar, use o hidratante e o protetor solar. A hidratação pode ser feita duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. “Indico hidratantes com antioxidantes, em loção ou sérum, e filtro solar em loção. Para retocar o protetor, podem ser usados fotoprotetores em pó”, orienta a Dra. Flávia.

E, se você está se perguntando sobre a frequência para a esfoliação da pele normal, o recomendado é uma vez por semana. Agora, vamos descobrir quais ativos são os melhores amigos desse tipo de pele e quais você deve procurar nos produtos de skincare.

Cosméticos são aliados da pele normal?

Na lista de melhores produtos para pele normal estão os compostos antioxidantes, como as vitaminas C e E. Esses ativos ajudam a combater os danos causados por fatores externos, como a radiação solar e a poluição, preservando o equilíbrio natural desse tipo de pele.

Os hidratantes mais indicados para a pele normal podem conter ácido hialurônico, niacinamida e retinóis. A recomendação geral é evitar cosméticos que sejam voltados para peles secas ou oleosas, principalmente na etapa de hidratação, para manter o equilíbrio da pele.

Então, quais produtos devemos evitar na pele normal? 

Os cosméticos contraindicados para a pele normal são os usados em cútis acneicas, que vão retirar a oleosidade e ressecar a pele. Outros produtos proibidos são os indicados para peles extrassecas, que podem acabar estimulando a produção de sebo. Afinal, ninguém quer desequilibrar a pele normal, não é? 

E, se sua pele tem tendência a alergias, evite também cosméticos perfumados ou que contenham parabenos. Mas o ideal é passar em consulta com dermatologistas, para que eles possam indicar os cosméticos que vão beneficiar a sua pele.

Procure sempre o equilíbrio da pele

Como vimos, uma pele normal é naturalmente equilibrada, assim, é importante mantê-la sempre dessa forma, limpando e hidratando com os produtos mais indicados por profissionais de confiança especialmente para você.

Mas, caso você queira conhecer mais sobre os diferentes tipos de pele, basta acessar a página de Skincare no Beyoung Blog, que você vai encontrar matérias sobre os mais variados temas que cercam os cuidados com a pele.  

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung