Quais são os sintomas de estresse na pele

Início » Autocuidado e Bem-Estar » Quais são os sintomas de estresse na pele

Quando passamos por algum tipo de estresse, é muito comum que alguns sintomas aconteçam, principalmente no nosso psicológico e emocional. Porém, existem algumas manifestações também no nosso corpo. Hoje, vamos ensinar como identificar os sintomas de estresse na pele e como prevenir-se deles. 

O que é o estresse?

O estresse nada mais é que uma resposta física às tensões que nos afetam. Ao ser estimulado, o corpo reage liberando hormônios e substâncias químicas na corrente sanguínea como um mecanismo de defesa. O problema é que essas liberações podem afetar também a sua pele. 

Saiba quais são os sintomas na pele

Problemas na pele causados pelo estresse são relativamente comuns – qualquer pessoa sob intensa pressão pode desenvolvê-los. Como falamos, ficar com a pele acneica e inflamada é um dos sintomas. Aquela espinha surpresa que aparece antes de um grande evento provavelmente tem a sua origem daí. 

Se você perceber manchas na pele que nunca estiveram ali, de diferentes tipos, cores e tamanhos, além de ressecamentos e coceiras, fique atento: estresse pode causar manchas na pele. Essas marcas têm o seu surgimento graças à baixa imunidade, e podem aparecer em qualquer parte do corpo. 

As mais comuns são manchas vermelhas causadas por estresse, mas as cores podem também passar por tons brancos ou mais arroxeados. A dica é que, ao notar qualquer tipo de manchas novas, é hora de pensar em mudar alguns hábitos e, também, visitar o seu dermatologista. 

Radicais livres e a imunidade

Uma das consequências do estresse é o aumento da produção de radicais livres. Essas moléculas são instáveis e podem prejudicar a nossa pele, causando rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento cutâneo. Os radicais livres são produzidos no nosso organismo e podem gerar um estresse oxidativo. 

Quando isso ocorre, as funções biológicas de proteínas, como o colágeno, passam por alterações que causam a degradação nas suas fibras. Sem essas estruturas de sustentação, a pele fica mais flácida e com rugas aparentes, e essas são apenas algumas consequências visíveis no nosso organismo.

Outro resultado dessa liberação química é a queda da imunidade, que deixa o corpo suscetível a inflamações. É muito comum, neste momento, o aparecimento de acnes ou inflamações principalmente no rosto. Além disso, o estresse pode causar coceira, manchas e vermelhidões. 

Fique atenta à coceiras e reações alérgicas

Outro sintoma de estresse na pele é o surgimento de dermatites e alergias concentradas em diversas partes do corpo. Mais uma vez, o estresse age nos mastócitos, células imunológicas responsáveis por liberar histamina no nosso sistema para combater os agentes alergênicos. 

No caso, quando essas células são submetidas a situações estressantes, a resposta é ainda mais intensa do que a alérgica. Então, é aqui que o estresse pode causar alergia, uma vez que as reações químicas podem aumentar o surgimento de vermelhidões e pruridos em locais concentrados do corpo. 

Outro conhecido sintoma de estresse na pele atinge diretamente o couro cabeludo. Também como uma reação, a pele do couro pode ressecar e ficar com machucados, além de descamar – por isso, algumas pessoas desenvolvem caspa ou ficam com os cabelos mais oleosos que o comum quando estão estressadas.

Conheça outro agravantes

A essa altura, você já entendeu que os sintomas de estresse na nossa pele têm tudo a ver com o mecanismo de defesa do corpo. Porém, alguns hábitos do nosso dia a dia podem agravar esse quadro, pois aumentam a produção de radicais livres no organismo. Ou seja, uma equação bem prejudicial para a pele. 

O contato direto com a poluição do ambiente é um dos fatores que, principalmente os moradores de grande cidades, precisam se preocupar. Além disso, tomar sol sem nenhuma proteção te deixa exposta à radiação ultravioleta, outro fator péssimo para a saúde da epiderme. 

O consumo de álcool e o tabagismo são grandes inimigos da pele, pois alteram o organismo e potencializam a produção dos radicais livres –  além de influenciarem na produção de colágeno, no aspecto da pele e outros órgãos do corpo humano. Por isso, é importante ficar atenta aos seus hábitos diários. 

Como cuidar da minha pele

O ideal, claro, é evitar entrar em situações que sejam de alguma forma estressantes para você. Mas nós sabemos que não é assim tão fácil. Então, se você não tem como se afastar, algumas atitudes podem ser adotadas no seu dia a dia para amenizar os sintomas do estresse, tanto física quanto emocionalmente. 

Um ótimo primeiro passo é prestar atenção na alimentação. Uma dieta desregulada e repleta de alimentos pesados, com frituras e açúcares, tem uma reação negativa no organismo e pode potencializar esses sintomas de estresse na pele. Uma dieta saudável, com frutas, verduras e muita água, já faz diferença.

Movimentar o corpo também é um hábito que, se incorporado à sua rotina, faz toda a diferença. Além de liberar o estresse, uma atividade como Yoga, por exemplo, ajuda a ter uma boa noite de sono e regular o organismo. Exercícios mentais também ajudam, como meditação e técnicas de relaxamento. Saiba mais aqui.

como evitar estresse

Invista nos antioxidantes

Para finalizar, uma boa forma de prevenir os sintomas de estresse na pele é investir em fórmulas antioxidantes. Eles são os principais combatentes dos radicais livres, então é bem importante que você busque produtos para a pele, alimentos, bebidas e o que for recomendado pelo seu médico com essas propriedades.

Os principais antioxidantes são a vitamina A, vitamina C, vitamina E, Ácido Ferúlico, Resveratrol, Licopeno, Selênio e Zinco. Converse com o seu dermatologista e nutricionista para potencializar essas substâncias no seu dia a dia, tanto na cozinha quanto no momento do skincare. Se quiser saber mais sobre esse tema, clique aqui. 

Agora que você já conhece os sintomas do estresse na pele e como combatê-los, é hora de se cuidar. Procure ter momentos de relaxamento, não pensar demais em problemas sem resolução e curta os momentos simples – eles são os mais divertidos. Não esqueça de contar pra gente como você combate o estresse do dia a dia.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung