Skincare para homens

Início » Skincare » Skincare para homens

Os cuidados com a pele masculina são indispensáveis e tão importantes quanto se pode imaginar. Com algumas particularidades que a diferem da pele feminina, os cuidados básicos são os mesmos.

Para explicar melhor ainda sobre o assunto e solucionar diversas dúvidas sobre como melhorar a pele do rosto masculino, convidamos as dermatologistas Lucila D’Amico Póvoa (@dralucilapovoa) e Bruna Rezende (@drabrunarezende) que nos ajudaram neste post. Confira.

A importância do skincare

Antes de mais nada, é preciso entender a importância do skincare e, especificamente, dos cuidados com a pele masculina. Considerando que este é o maior órgão do nosso corpo, logo é possível compreender que é necessário dar atenção a ela em todas as fases da vida.

Limpeza, hidratação e proteção solar costumam ser alguns dos passos mais básicos para manter a pele saudável e livre de impurezas. A higienização pode entrar duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, para remover resíduos de poluição e purificá-la.

E por que hidratar? “Hidratar a pele é um passo importante para suprir a perda de água e conservar as fibras elásticas e colágenas, garantindo viço e equilíbrio, especialmente no pós-barba”, comenta a Dra. Lucila. 

Além disso, a proteção solar é necessária para prevenir doenças como o câncer de pele, manchas, e até mesmo para mantê-la mais saudável e prevenir o envelhecimento precoce, sendo importante o uso diário e a reaplicação a cada duas ou três horas.

Particularidades da pele masculina

Até a puberdade, a pele masculina e a feminina são iguais. Mas na fase da adolescência, quando começam as alterações hormonais, as características de cada um passam a ficar mais evidentes. O homem tem maior concentração do hormônio testosterona, que faz a textura, a espessura e a densidade da pele serem bem diferentes da feminina. 

“Eles têm a pele mais grossa, mais áspera e com mais queratina para suportar os fios grossos e volumosos da barba, que ajudam a proteger o rosto das agressões externas, como radiação solar e poluição”, explica a Dra. Lucila.

Já a Dra. Bruna completa dizendo que o número de glândulas sebáceas é maior nos homens, o que aumenta a produção de sebo e torna essa pele mais oleosa e com tendência a acne, além de poros abertos.

Experimente um skincare equilibrado

“Homens gostam de skincare básica e rápida, com produtos que espalham bem, tem textura leve e não tem cheiro. O uso de sabonete facial específico, hidratante e protetor solar são indispensáveis pela manhã. Já à noite, é recomendado usar sabonete e creme noturno, sempre de acordo com a idade e tipo de pele”, comenta a Dra. Bruna.

Além disso, ela destaca que usar o mesmo sabonete do rosto no corpo é um dos erros mais comuns cometidos pelos homens em relação aos cuidados com a pele, assim como não hidratar a pele após se barbear, favorecendo as micro lesões na pele. 

A limpeza de pele masculina também é recomendada regularmente, com profissionais capacitados, e o esfoliante pode ser utilizado de uma a duas vezes na semana, com movimentos circulares suaves, para prevenir a foliculite ao se barbear com lâminas. Aposte ainda em loções e hidratantes pós-barba para uma pele mais saudável.

Dicas para o barbear perfeito

Ao se barbear, o homem causa danos à pele da face e do pescoço. “As camadas cutâneas mais externas são retiradas com força antes de alcançarem a fase de descamação espontânea”, comenta a Dra. Lucila. Por isso, os cuidados, o esfoliante para pele masculina e os produtos para fazer a barba são muito importantes para manter a integridade da pele. 

A primeira dica para o barbear perfeito é usar água morna, que ajuda a amaciar os pelos e abrir os poros, facilitando sua remoção. Em seguida, o creme de barbear deve ser escolhido com base no seu tipo de pele, sendo que as secas e sensíveis se dão melhor com fórmulas hidratantes, que não contêm sabonete ou solventes e incluem agentes umectantes.

“Já a pele oleosa masculina vai bem com espumas de barbear ou cremes com detergentes sintéticos e/ou surfactantes, que removem a oleosidade sem ressecar ou agredir a pele”, recomenda a Dra. Lucila. 

Aplicar uma loção pós-barba para finalizar também faz toda a diferença, pois ela fecha os poros abertos pela água morna. Além disso, alivia a sensação de queimação e interrompe o sangramento de pequenos cortes. Mas quem tem pele seca deve evitar as loções que contêm álcool, para não irritar e ressecar a pele. 

Procure sempre ouvir dermatologistas


Segundo a Dra. Bruna, homens ficam resistentes a procurar dermatologistas pois na maioria das vezes eles não querem mudar sua aparência, ou não querem que as pessoas ao redor percebam que estão se tratando. 

No entanto, não devem existir preocupações quando o assunto é cuidar da saúde da pele, um órgão tão importante do nosso corpo. Sendo assim, agora que você já conhece melhor algumas dicas, aproveite para conferir mais sobre o skincare masculino e não se esqueça de marcar sua consulta! 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung