Benefícios do exercício físico para a pele

Início » Autocuidado e Bem-Estar » Benefícios do exercício físico para a pele

Todos sabemos que fazer exercícios é uma prática fundamental para termos uma vida saudável, certo? Mas você sabe quais são os benefícios do exercício físico para a pele

Quando praticamos uma atividade física, o corpo passa por uma série de alterações, que estimulam a melhora da circulação e da oxigenação local e a eliminação de toxinas, resultando, muitas vezes, em uma rotina mais saudável

Sendo assim, trouxemos a Cássia Giacometti, Gerente de Produtos Beyoung para ajudar na construção desse post e explicar quais cuidados com a pele devem te acompanhar durante os exercícios. Venha conferir. 

O exercício físico melhora a circulação sanguínea 

Durante o exercício, o fluxo de sangue é otimizado e leva mais oxigênio e nutrientes aos tecidos do corpo. Em outras palavras, estimular a circulação deixa a pele saudável, nutrida e com uma aparência radiante.

“No caso de exercícios ao ar livre, no entanto, os cuidados precisam ser redobrados: é essencial o uso de máscaras de proteção e filtro solar resistente à água e ao suor. Além disso, os poluentes dispersos no ar dos grandes centros urbanos são tão prejudiciais quanto o sol: deixam a pele mais suscetível à ação dos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce.” 

Ou seja, o mais indicado é o uso de cosméticos hidratantes que podem ser usados antes do protetor solar e que possuem ação antioxidante, que combatem os efeitos dos radicais livres, ou de um protetor como o Facial Essential FPS 50, que preserva a hidratação natural da pele, possui antioxidantes e é antipoluição.

Elimina impurezas e toxinas 

Além de regular a temperatura do corpo, a transpiração que resulta da atividade física também tem a função de eliminar toxinas. Nesse processo, o organismo expele as impurezas que estão nos poros e o sal em excesso, que, de acordo com estudos recentes, pode estar relacionado ao surgimento de alergias. 

Os efeitos da desintoxicação, no entanto, promovida pelo suor, podem ser vistos na pele, que fica não apenas uniforme, mas saudável também. Por isso, é importante higienizar o rosto depois de se exercitar: assim você garante que os resíduos da transpiração vão ser realmente eliminados da superfície da pele. 

“Cuidados básicos como limpeza, hidratação sem oleosidade e proteção solar são primordiais tanto para a pele do rosto quanto do corpo”, explica Cássia. Além disso, com o suor excessivo, é importante manter a hidratação do corpo no momento dos exercícios físicos, bebendo sempre bastante água. 

Combate a flacidez e as rugas 

Praticar exercícios regularmente também estimula a produção de colágeno e elastina. Dessa forma, as estruturas que deixam a pele firme se fortalecem e se regeneram. Ou seja, a atividade física pode ajudar até a combater a flacidez, na face e no corpo, e a diminuir o aparecimento de rugas no rosto. Incrível, não é?

E a Cássia comenta ainda que para quem quer se exercitar mas não abre mão da maquiagem, existem produtos específicos para a hora da malhação, da corrida, do crossfit e tudo mais. 

“Bases com acabamento leve, com proteção solar e resistentes ao suor são ótimas. Há até máscaras para cílios anti-suor e lip tint para colorir naturalmente os lábios e a maçã do rosto na hora da malhação”.

Combate o envelhecimento da pele 

Uma das formas de baixar os níveis de cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse, é fazer atividade física, sendo que a redução das taxas desse hormônio diminui o processo de glicação, que causa a perda de elasticidade da pele e de colágeno. 

Ao frear essa reação química, o exercício físico evita a formação de rugas e o aumento da flacidez. Quem diria que combater o sedentarismo ajuda até a retardar o envelhecimento da pele? Talvez esse seja o hábito que faltava na sua rotina de cuidados com a pele.

Manutenção da barreira de proteção da pele 

A prática regular de exercícios, aliada a uma boa alimentação, mantém a camada hidrolipídica da pele. Ela tem a função de proteger a derme de fungos e bactérias, além de prevenir doenças dermatológicas e irritações: é uma barreira de defesa da pele. 

Atividades que exigem força, como a musculação, estimulam a renovação celular. Isso ajuda a camada hidrolipídica a funcionar bem. Mas lembre-se: antes de começar qualquer tipo de treino, é importante fazer uma avaliação com profissionais da área da saúde.

Atenção aos excessos e cuidados

Como tudo na vida, a atividade física pede equilíbrio e saber nossos limites. Apesar de trazer muitos benefícios, quando é praticada em demasia, pode acabar prejudicando músculos, articulações, tendões e até mesmo a pele. Ou seja: toda a firmeza que o exercício proporciona para o rosto acaba indo por água abaixo em caso de exagero. 

Depois de se exercitar, mesmo que fazendo atividades físicas em casa, também é essencial seguir os passos da sua rotina de skincare habitual, além de se hidratar muito bem. 

Comece lavando o rosto com um sabonete adequado ao seu tipo de pele e, em seguida, aplique o hidratante e, se for de dia, o protetor solar. 

E também é válido conversar com dermatologistas regularmente, para que eles possam indicar algum cuidado extra ou produtos específicos para a sua rotina de skincare após os exercícios físicos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung